Séries mostram perfis de um líder de destaque

Produções do NetFlix mostram como conduzir uma equipe e os comportamentos de um líder de destaque

Liderar e manter uma equipe motivada não são tarefas fáceis. Auxiliar no desenvolvimento dos colaboradores, saber lidar com a pressão, delegar funções são algumas características de um líder que são conquistadas.
Estes perfis ficam evidentes em séries da Netflix. O assunto é tratado de formas plurais apresentando características de líderes que vão desde o poder de influência por ter uma oratória desenvolvida até mexer com a equipe para que ela consiga ter uma alta performance e alcance os resultados esperados.
 
Dr. House
Gregory House é um exemplo de como um líder não deve se comportar. O infectologista e nefrologista é capaz de diagnosticar as doenças mais raras dos pacientes que chegam ao hospital de Nova Jersey. Por outro lado, Gregory House mostra ser uma pessoa inflexível, mau humorado, arrogante e com dificuldades de manter relacionamentos humanos. “Uma das regras mais importantes para um bom líder é ter como habilidade a inteligência emocional. É o que os gestores chamam de capacidade para desenvolver e reconhecer as próprias emoções e as dos outros. Quanto melhor a habilidade em lidar com as pessoas maior a capacidade de quem está na liderança de ter o comprometimento e motivação da equipe com os propósitos da organização e com as metas estabelecidas”, explica Eduardo Mendes, sócio do Grupo Master Mind Brasil, especializado em treinamento de liderança, alto desempenho profissional e comunicação eficaz.
 
      2. Grey’s Anatomy
Miranda Bailey, interpretada por Chandra Wilson, começou como médica residente e hoje ocupa a chefia da área de cirurgia. Miranda tem como característica saber delegar funções para a sua equipe, principalmente quando percebe que não é a pessoa mais indicada para fazer algo. “Um bom líder tem a inteligência emocional de saber identificar as limitações e delegar funções. Isso descentraliza e dá autonomia ao seu liderado para obter sucesso naquilo que faz”, segundo Eduardo Mendes.
 
      3. Mindhunter
Bill Tench e Holden Ford são agentes do FBI que usam o poder da influência para interrogar assassinos e revelar casos de homicídio. Baseada no livro de mesmo nome escrito por John E. Douglas (1996), eles traçam o perfil dos psicopatas e serial killers que os levam a cometer os crimes. “A habilidade de influenciar pessoas é uma característica importante de um líder. Relacionar-se significa saber entender de pessoas e saber se comunicar. Isso ajuda a passar uma ideia dentro da equipe ou para construir uma rede de contatos”.
 
     4. Game Of Thrones
Sucesso mundial com sete temporadas, a série é baseada no livro “As Crônicas de Gelo e Fogo”, George R. R. Martin. O cenário da série se passa nos Sete Reinos de Westeros, onde os invernos duram uma vida inteira. A história mostra o perfil de como exercer a liderança em constante cenário turbulento. “O líder olha para os problemas e desafios como uma oportunidade de crescimento e maturidade. As situações desafiadoras irão estar constantemente na frente do líder e saber como resolvê-las é um diferencial para não fracassar na função. Por isso, o líder precisa ter a inteligência emocional muito bem desenvolvida para saber enfrentar situações de pressão”.
 
     5. How to get away with murder
A série tem como protagonista Viola Davis, que interpreta a advogada e professora Annalise Keating. O perfil da personagem é a rigidez com que lidera sua equipe, mas, ao mesmo tempo, tem a capacidade de extrair o melhor de cada um. “Existe uma diferença entre gestão e liderança. O primeiro está relacionado com orçamento, metas, recursos. O líder lida com pessoas. Ele tem a função de unir o que há de melhor nelas para que elas possam alcançar os objetivos comuns. Liderança é deixar a equipe motivada e estimulada para ter desempenhos satisfatórios”.
    
Sobre a Master Mind
 
Com o objetivo de oferecer treinamentos e palestras de desenvolvimento pessoal com qualidade de ensino superior, e com a missão de atender os clientes de maneira ética e conforme cada necessidade, tornando possível que os participantes possam se destacar durante suas atividades pessoais e profissionais, o grupo Master Mind se tornou referência dentre as escolas de desenvolvimento de líderes no Brasil. Em Campinas desde maio de 2006, o grupo Master Mind existe no Brasil desde 2002, quando inaugurou sua central em Ribeirão Preto. Atualmente, a filial de Campinas abrange 80 cidades da região.

JC Limeira - Todos os direitos reservados 2016 | Desenvolvido por FMTurati WebDesign