Qualificação e bom relacionamento são características mais desejadas no profissional de TI

Constante atualização e obtenção de certificações podem preparar profissionais para se destacar no mercado

 70-anosO crescimento do uso de tecnologia em tarefas cotidianas como, por exemplo, pagar contas por meio de aplicativos, faz a crise econômica atual passar longe do setor de tecnologia da informação.

Segundo Ricardo Adriano Honório, docente da área de tecnologia de informação do Senac Limeira, as empresas precisam investir nesse segmento para garantir um funcionamento ágil e eficiente, independentemente do ramo de atuação da organização. “Os investimentos feitos em tecnologia buscam garantir a disponibilidade de serviços e a segurança contra ameaças constantes, como fraudes ou invasões, que podem causar prejuízos e até inviabilizar a continuidade de alguns serviços”, explica.

Nesse cenário de constante expansão, como se tornar um profissional de destaque no mercado? De acordo com Ricardo, é necessário avaliar não apenas sua atual função, mas estar de olho nos comportamentos e tendências do mercado. “As empresas não querem mais contratar um profissional e treiná-lo para a função, pois isso demanda tempo, dinheiro e não garante qualificação esperada. Elas buscam pessoas já preparadas”, destaca Honório. “Ter títulos, como uma graduação ou pós-graduação não tornam a pessoa formada em TI num profissional de sucesso. Ele precisa se especializar, pois a área é muito ampla. Um exemplo são as certificações, que tornam os profissionais especialistas independentes da área em que atuam”, completa.

Outra característica importante é a visão global do negócio onde atua. Um bom profissional de TI deve ter conhecimento geral de outras áreas que trabalham em conjunto com a qual vai desempenhar sua função. “Por isso, saber trabalhar em equipe, ter bom relacionamento e comprometimento, além de buscar inovações também são importantes”, afirma Honório.

Cursos na área– Para quem busca se qualificar em tecnologia da informação, o Senac Limeira oferece uma série de cursos na área, alguns com início no mês de maio. Mais informações estão disponíveis no portal www.sp.senac.br/limeira ou pelo telefone (19) 2114-9199.

Serviço 
Senac Limeira
Endereço: Rua Quadros Sobrinho, nº 1, Centro
Informações e inscrições: www.sp.senac.br/limeira ou telefone (19) 2114-9199

 

JC Limeira - Todos os direitos reservados 2016 | Desenvolvido por FMTurati WebDesign