Pesquisa realizada por alunos da DeVry | Metrocamp aponta contaminação em garrafas de água

Estudo analisou amostras de alunos universitários, crianças em período escolar e profissionais da área de saúde

Docente e microbiologista da DeVry Metrocamp Dra Rosana SiqueiraBeber água regularmente é muito importante para a saúde, ajudando a manter o organismo hidratado. Por isso, ir à escola, faculdade, trabalho ou academia acompanhado da garrafinha de água é uma boa pedida, mas saber higienizá-la é mais importante ainda, segundo uma pesquisa realizada pelos alunos de biomedicina da faculdade DeVry | Metrocamp.

Foram analisadas 21 garrafas de água – 8 de crianças, 7 de alunos universitários e 6 de profissionais da área da saúde – pelos estudantes Cleber Augusto e Thaysi Ramirez, sob orientação da docente e microbiologista da DeVry | Metrocamp, Drª. Rosana Siqueira, e os estudos apontaram contaminação, que prejudica a qualidade da água. “Os microrganismos estavam presentes tanto nas garrafas quanto nos bocais. Em algumas, encontramos mais de 10.000 mil agentes contaminantes. Entre eles, bactérias como a Escherichia coliStaphylococcus aureus e Klebsiella pneumoniae, além de leveduras e bolores, que podem causar quadros de diarreia, vômito, náuseas, febre e dores abdominais”, revela a microbiologista.

A especialista explica que isso ocorre devido à falta de cuidado na higienização. “Ao entrar em contato com a boca (mucosa, dentes, língua), a água se contamina pelos microrganismos presentes nesse ambiente e, ao voltar para a garrafinha, ela leva todos esses germes para dentro do recipiente. Ao final do dia, muitos usuários não descartam o resto de água, não lavam suas garrafas ou as guardam úmidas, o que favorece a proliferação desses microrganismos e aumenta o risco de uma infecção e/ou intoxicação”, aponta Siqueira.

O que fazer?

1)    Higienize com água e sabão e, de preferência, use uma escova para limpar bem. Lembre-se que é muito importante lavar também o bocal da garrafa;

2)    Evite limpar com água fervente, pois algumas garrafas são feitas de plástico e liberam Bisfenol A, uma substância tóxica liberada em contato com altas temperaturas,

3)    O ideal é deixar a garrafa de molho em solução com 1 litro de água e 1 colher (sopa) de hipoclorito de sódio (água sanitária) de 10 a 20 minutos. Depois, descarte a solução, lave a garrafa com água e seque bem;

4)    Sempre guarde as garrafinhas limpas e secas, evite a umidade nesse recipiente.

Sobre a DeVry | Metrocamp

Integrante do grupo DeVry Brasil, a DeVry | Metrocamp é referência em educação com qualidade e inovação desde 2002, oferecendo aos alunos educação de padrão internacional, por meio um corpo docente especializado, infraestrutura de nível mundial – com 18 laboratórios de última geração, bibliotecas com acervo atualizado e salas de aula modernas – além de programas de suporte ao aluno (Care) e programas internacionais, como curso de inglês, intercâmbio para os EUA e palestras com professores estrangeiros. Com 14 anos de experiência em Campinas/SP, a instituição investe constantemente para formar cidadãos profissionais com experiência de aprendizado internacional, capazes de suprir as demandas do mercado de trabalho, atingindo seus objetivos educacionais e de carreira. 

DeVry | Metrocamp em números

§  6 mil alunos
§  29 cursos de graduação
§  36 cursos de pós-graduação

§  7cursos de especialização

§ 14.885 m² com infraestrutura de padrão internacional 

§ 18 laboratórios com equipamentos de última geração

§ 110 salas de aula modernas e equipadas com ar condicionado

§ 1 auditório com capacidade para cerca de 250 pessoas 

Sobre o Grupo DeVry Brasil

Integrante do DeVry Education Group, provedor global de educação fundado há mais de 80 anos nos Estados Unidos, o Grupo DeVry Brasil empodera e conecta seus alunos a uma rede internacional de educação que está presente no Brasil desde 2009. Atualmente somos 17 instituições de ensino distribuídas no território nacional. São, ao todo, 24 campi, 320 cursos de graduação e 213 centros de aprendizagem em todo o país que atendem mais de 110 mil alunos em três posicionamentos diferentes: DeVry Brasil, instituições de excelência acadêmica; Faculdade Damásio e Ibmec, no segmento premium; e Damásio Educacional, com cursos preparatórios. Transformamos a vida de milhares de jovens, oferecendo-lhes infraestrutura de alto padrão, qualidade acadêmica, experiências de aprendizado internacional e suporte acadêmico e profissional. É assim que abrimos as portas do mundo para nossos estudantes. Porque ser internacional faz toda a diferença. Todas as instituições que compõem o Grupo DeVry Brasil figuram entre as cinco melhores das cidades em que estão localizadas. Para mais informações a respeito do DeVry Education Group e DeVry Brasil, acesse http://www.devrybrasil.edu.br.

 

JC Limeira - Todos os direitos reservados 2016 | Desenvolvido por FMTurati WebDesign