Oficina Cultural Carlos Gomes Abre Inscrições Para a Programação do Primeiro Trimestre de 2015

A Oficina Cultural Carlos Gomes, unidade do Programa Oficinas Culturais do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela POIESIS – Instituto de apoio à Cultura, à Língua e a Literatura – abre dia 13 de janeiro as inscrições para as atividades da Programação Janeiro a Março 2015.

Entre os destaques da programação está a Oficina de Design: Krat – Da Caixa de Embalagem à Cadeira, ministrada por Bruno de Lima, que tem por objetivo estimular o raciocínio projetual, a partir de uma metodologia dinâmica, que incorpora noções básicas de geometria e marcenaria durante a construção de uma cadeira.

Outro destaque é a Oficina: Time Lapse – Limeira: Paisagens em Movimento, sob coordenação de Thiago Ming, que tendo por tema as paisagens de Limeira, abordará o processo de criação, produção e pós-produção de um curta-metragem, realizado com a técnica do time lapse: uma determinada cena é fotografada do mesmo ângulo várias vezes, com um intervalo regular entre cada registro, de forma a captar, em um tempo reduzido, todas as mudanças e movimentos que ocorreram diante da câmera.

Entre as novidades, está o Workshop: Técnicas Tradicionais de Encadernação Japonesa, com Magali Medina, que tem o propósito de difundir a arte da encadernação artesanal japonesa, através da prática que permitirá ao participante produzir pequenos volumes: sketchbooks, livros de artista, portfólios, álbuns de fotografia ou cadernos de anotações.

Na área de fotografia, Léosalvato comandará a Oficina de Fotografia: Cenas Urbanas que tem como objetivo proporcionar ao iniciante no campo da fotografia a descoberta de uma série de elementos presentes no ato de fotografar. As aulas passarão por: história da fotografia; teorias, técnicas e exemplos práticos; saídas de campo; análise do material produzido durante as aulas; produção de um varal fotográfico no encerramento da oficina.

Voltada para fotógrafos, artistas e demais interessados com conhecimento na área, Edu de Paula irá coordenar a Oficina: Percepção Analógica, Fotografia Digital, que irá desenvolver a percepção no ato de fotografar, com o objetivo de habilitar o participante à utilização dos recursos das câmeras digitais e ampliar seu nível de conhecimento das possibilidades expressivas e criativas da linguagem fotográfica. A atividade resultará em um evento, seguido de exposição.

Em artes cênicas, a Oficina “Elis – 70 Anos: Para Comemorar em Cena”, coordenada por Liana Ferraz, promoverá um trabalho de conexão entre corpo, voz e música, usando como referência a atitude performática da cantora Elis Regina que, em 2015 completaria 70 anos. No final da atividade será criado um exercício cênico aberto ao público.

Para atores, dançarinos, artistas circenses, e outros interessados em artes cênicas, formados ou em processo de formação, Nadja Turenkko trará a Oficina de Mímica Corporal Dramática, que busca instrumentalizar o participante em seu processo criativo como artista cênico, apresentando os fundamentos dessa proposição, que trata a cena como um terreno simbólico e visual, o ator como ferramenta de transposições e a plasticidade tridimensional como recurso de condensação de tempo e espaço.

Todas as atividades são gratuitas e as vagas limitadas. Não perca tempo, inscreva-se!

Apoio: Prefeitura de Limeira e Secretaria Municipal de Cultura.
Local:
Oficina Cultural Carlos Gomes
[Palacete Levy] – Largo da Boa Morte, 11 – Centro – Limeira/SP

Horário:
Terça a sexta-feira das 13h às 22h e Sábados das 9h às 18h
Inscrições: Terça a sexta-feira das 13h às 20h

Informações:
19 3451.8692 | 3495.1028 | carlosgomes@oficinasculturais.org.br | www.oficinasculturais.org.br

Curta nossa página no facebook: facebook.com/oficinaculturalcarlosgomes
PROGRAMAÇÃO:

ARTES VISUAIS

WORKSHOP: TÉCNICAS TRADICIONAIS DE ENCADERNAÇÃO JAPONESA
Coordenação: Magali Medina
21/2 a 7/3 – sábados – 14h às 18h
Público: artistas e demais interessados a partir de 16 anos
Inscrições: 13/1 a 12/2
Seleção: carta de interesse
15 vagas

Com o propósito de difundir a arte da encadernação artesanal japonesa, este workshop desenvolverá uma prática que permitirá ao participante produzir pequenos volumes: sketchbooks, livros de artista, portfólios, álbuns de fotografia ou cadernos de anotações.

Artista visual e fotógrafa, Magali Medina é formada em Publicidade e Propaganda e em Cinema. Trabalhou como editora de imagem e diretora de arte para agências como Salem, Grey e W/Brasil. Dedica-se ao estudo de técnicas alternativas de impressão, encadernação artesanal e tingimento de papel e tecido.
AUDIOVISUAL

OFICINA: TIME LAPSE – LIMEIRA: PAISAGENS EM MOVIMENTO
Coordenação: Thiago Ming
20/2 a 6/3 – sextas-feiras – 18h30 às 21h30 | sábados – 9h às 12h e 14h às 17h;
7/3 – sábado – 9h às 12h
Público: interessados em cinema e fotografia a partir de 18 anos
Inscrições: 13/1 a 7/2
Seleção: questionário
15 vagas

Tendo por tema as paisagens de Limeira, esta oficina aborda o processo de criação, produção e pós-produção de um curta-metragem, realizado com a técnica do time lapse: uma determinada cena é fotografada do mesmo ângulo várias vezes, com um intervalo regular entre cada registro, de forma a captar, em um tempo reduzido, todas as mudanças e movimentos que ocorreram diante da câmera.

Thiago Ming é formado em Comunicação Social pela PUC-Campinas e especializado em Artes Visuais pela Unicamp. Trabalha com roteiro, edição, fotografia, design, animação gráfica e elaboração de projetos para empresas, agências de publicidade e produtoras. Desde 2007 ministra atividades teóricas e práticas de formação em audiovisual e fotografia.
DESIGN

OFICINA DE DESIGN: KRAT – DA CAIXA DE EMBALAGEM À CADEIRA
Coordenação: Bruno Lima
13 a 21/3 – sextas-feiras – 18h30 às 21h30 | sábados – 14h às 17h30
Público: artistas, designers, arquitetos, estudantes e público interessado em arte contemporânea a partir de 18 anos
Inscrições: 13/1 a 4/3
Seleção: carta de interesse
14 vagas

O objetivo da oficina é estimular o raciocínio projetual, a partir de uma metodologia dinâmica, que incorpora noções básicas de geometria e marcenaria durante a construção de uma cadeira. O exercício será inspirado no sistema “Krat”, desenvolvido pelo designer holandês Gerrit Rietveld, célebre por traduzir e materializar os ideais neoplásticos no campo da arquitetura e do design.

Bruno Lima é arquiteto e designer. Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Escola da Cidade, tem cursos de especialização em ergonomia, cenografia teatral e mobiliário urbano. Trabalhou como desenhista projetista de mobiliário corporativo para a Jumaq/Giroflex. Dirige a escola Labmob, a Lab74 e a Marcenaria POP.
FOTOGRAFIA

OFICINA: PERCEPÇÃO ANALÓGICA, FOTOGRAFIA DIGITAL
Coordenação: Edu de Paula
19/2 a 9/4 – quintas-feiras – 18h30 às 21h30
Evento de resultado: 10/4 – sexta-feira – 19h
Público: fotógrafos, artistas visuais e demais interessados com conhecimento na área, acima de 18 anos
Inscrições: 13/1 a 14/2
Seleção: aula aberta no primeiro dia da atividade
15 vagas

Voltada a desenvolver a percepção no ato de fotografar, a oficina tem o objetivo de habilitar o participante à utilização dos recursos das câmeras digitais e ampliar seu nível de conhecimento das possibilidades expressivas e criativas da linguagem fotográfica.

Formado em Propaganda pela ESPM, Edu de Paula trabalha há mais de 30 anos com imagens publicitárias, estratégias de comunicação e desenvolvimento de campanhas para marcas e instituições. Com diversos trabalhos publicados, pesquisa a linguagem fotográfica aplicada aos multimeios. Dentre os projetos artísticos de que participou estão: Conexão Urbana Rio-São Paulo, Revista Fanzine, Movimentos Convergentes 1 e Atos em Ações – Festival Internacional de Performances.

OFICINA DE FOTOGRAFIA: CENAS URBANAS
Coordenação: Léosalvato
24/2 a 14/4 – terças-feiras – 18h30 às 21h30 (exceto nos dias 10/3 e 7/4);
14/3 e 11/4 – sábados – 9h às 12h
Público: interessados a partir de 15 anos que possuam câmera com ajustes manuais de exposição
Inscrições: 13/1 a 14/2
Seleção: questionário
20 vagas

A atividade tem como objetivo proporcionar ao iniciante no campo da fotografia a descoberta de uma série de elementos presentes no ato de fotografar. As aulas passarão por: história da fotografia; teorias, técnicas e exemplos práticos; saídas de campo; análise do material produzido durante as aulas; produção de um varal fotográfico no encerramento da oficina.

Fotógrafo e professor da rede técnica estadual, Léosalvato é bacharel em Artes Visuais pela PUC Campinas. Foi assistente do artista Marcelo Moscheta no Ateliê/8. Premiado no Salão de Artes de Americana, no Concurso de Fotografia Nil e no Festival de Fotografia Feira na Foto. Em sua produção artística, desenvolve uma poética visual em ensaios fotográficos autorais e explora técnicas alternativas de impressão.

TEATRO

OFICINA “ELIS – 70 ANOS: PARA COMEMORAR EM CENA”
Coordenação: Liana Ferraz
27 a 31/1 – terça a sexta-feira – 18h30 às 21h30 | sábado – 14h às 17h
Público: interessados em geral a partir de 16 anos, com ou sem experiência em artes cênicas
Inscrições: 13 a 22/1
Seleção: primeiros inscritos
15 vagas

Tendo como objetivo a criação de cenas teatrais baseadas nas músicas de Elis Regina, esta oficina promoverá um trabalho de conexão entre corpo, voz e música, usando como referência a atitude performática da cantora que, em 2015 completaria 70 anos. No final da atividade será criado um exercício cênico aberto ao público.

Doutora em Artes da Cena pela Unicamp, Liana Ferraz é atriz, dramaturga e roteirista. Ministra oficinas de iniciação teatral desde 2006. Atuou em mais de vinte espetáculos, em trabalhos publicitários e na TV. Pelo espetáculo “Santiago Morto”, recebeu em 2011 o prêmio de melhor atriz coadjuvante no Festival de Teatro de Limeira.

OFICINA DE MÍMICA CORPORAL DRAMÁTICA
Coordenação: Nadja Turenkko
10 a 14/2 – terça a sexta-feira – 18h30 às 21h30 | sábado – 14h às 17h
Público: atores, dançarinos, artistas plásticos, artistas circenses, performers e outros interessados em artes cênicas, formados ou em processo de formação, a partir de 18 anos
Inscrições: 13 a 30/1
Seleção: carta de interesse e currículo
15 vagas

A Mímica Corporal Dramática, criada pelo francês Étienne Decroux, é uma técnica que traz para o corpo os princípios que regem a própria estrutura do drama (o conflito e a ação). Com o objetivo de instrumentalizar o participante em seu processo criativo como artista cênico, a oficina apresenta os fundamentos dessa proposição, que trata a cena como um terreno simbólico e visual, o ator como ferramenta de transposições e a plasticidade tridimensional como recurso de condensação de tempo e espaço.

A atriz e diretora Nadja Turenkko é formada em Mímica Corporal Dramática pela École de Mime Corporel Dramatique de Paris e membro permanente da companhia franco-inglesa Thêatre de l’Ange Fou. Em 30 anos de carreira, dirigiu e atuou em dezenas de espetáculos teatrais que circularam pela Europa, Estados Unidos e por vários estados do Brasil. Entre outros filmes, atuou no longa “Luz nas Trevas – A Volta do Bandido da Luz Vermelha”, dirigido por Ícaro Martins e Helena Ignez. Diretora e atriz de “Nunca Nade Sozinho”, montagem do texto de Daniel MacIvor atualmente em cartaz.

JC Limeira - Todos os direitos reservados 2016 | Desenvolvido por FMTurati WebDesign