Feira das Profissões

DSC_5524aO prefeito de Limeira, Paulo Hadich, abriu a 5ª edição da Feira das Profissões na tarde de terça-feira, 16 de setembro. O evento segue até o dia 18, quinta-feira, no Centro Municipal de Eventos. Nos dias 17 e 18, a visitação é das 9h às 22h. A expectativa é receber cerca de 10 mil visitantes.

Hadich falou que a intenção é passar informações sobre os cursos técnicos e superiores que a cidade tem a oferecer. “Queremos ajudar os nossos jovens a acertarem na sua escolha profissional”, frisou. Ele ainda reforçou que a administração municipal atua no sentido de criar um ambiente empresarial em Limeira, com oferecimento de mão de obra qualificada. “O diferencial da nossa cidade será sua capacidade de formar bons profissionais.”

Participaram da abertura o gerente da Caixa Econômica Federal, Evandro Nobre Cruz, o gerente do Banco do Brasil, João Batista Francisco, além de secretários municipais, presidentes de autarquias e vereadores.

Os colegas de sala Jessé da Silva Inácio, 15, e Leonardo Gomes, 16, visitaram a feira após a abertura. Ambos estão no primeiro ano do ensino médio, na E.E. Prof. Arlindo Silvestre, e já decidiram que carreira pretendem seguir: engenharia civil e mecânica, respectivamente. Leonardo fala que a feira oferece inúmeras oportunidades de conhecer mais sobre as carreiras. “É um primeiro passo, que me motivou a buscar mais informações sobre o curso que pretendo fazer”, contou. Jessé afirmou que gostou do trabalho das instituições expositoras. “Saio da feira com mais informações e mais certeza da carreira que vou seguir.”

Daniele Sampaio, 15, que estuda com Jessé e Leonardo, pretende cursar medicina. “Estou na expectativa com a vinda do curso para Limeira. Será ótimo, porque não precisarei me mudar de cidade para seguir meu sonho”, disse. Ela ainda frisou que pôde tirar dúvidas durante a visita.

Gabriela Rossi, 16, está no 2º ano, no Colégio Aprovado, e ainda não decidiu se seguirá na área de design de interiores e arquitetura, ou publicidade e propaganda. Ela já sabia das opções de Limeira, por meio de amigos, mas participou da feira para, segundo ela, conhecer mais. Mariana Gabelin, 16, estuda no 2º ano da E.E. Castelo Branco, e achou “interessante” visitar os estandes. “Ainda não me decidi sobre que curso fazer, mas gosto da área de moda”, contou.

Odila Beatriz Rodrigues, 49, trouxe o filho de 13 anos, Gustavo Rodrigues de Campos, para já se familiarizar com as opções de carreiras. Gustavo folheava livros e escutava, atento, o orientador do estande. “Eu gosto muito de tecnologia e informática, e quero trabalhar com isso”, afirmou. A mãe incentiva o filho, mas também não gosta de ficar parada: estuda, no Senac, o curso Auxiliar de Secretaria Escolar, além de frequentar as aulas de informática da Escola do Trabalho.

São expositores as instituições públicas FCA-Unicamp, Cotil-Unicamp, e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. As particulares participantes são a Anhanguera Educacional, Organização Einstein de Ensino, Faculdade de Administração e Artes de Limeira (Faal), Isca Faculdades, Centro Universitário Uninter, Universidade Paulista (Unip), Senac e Senai. O Colégio Acadêmico, o Colégio Einstein, a Diretoria Regional de Ensino e a Prefeitura de Limeira também contam com estandes na feira. Os parceiros da iniciativa são Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Odebrecht Ambiental e Escola Legislativa, da Câmara Municipal de Limeira.

PAT

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Limeira oferece aos visitantes oficinas de elaboração de currículos, com duração de uma hora. Nos dias 17 e 18, a atividade ocorre às 10h, 11h30, 13h, 14h30, 18h e às 19h30. Além disso, os visitantes do estande da Prefeitura de Limeira recebem orientações do serviço.

JC Limeira - Todos os direitos reservados 2016 | Desenvolvido por FMTurati WebDesign