Animais do Zoo ganham ‘sorvete’ para aliviar calor

A dieta dos 236 animais do Zoo foi enriquecida com a introdução de sorvete. A iniciativa entrou no cardápio dos animais na semana passada como estratégia para amenizar os dias de intenso calor. São três ‘sabores’ de sorvete: frutas, carne com sangue e frutas misturadas com carne. Esses ingredientes são congelados dentro de copinhos plásticos com um pouco de água. Quando ficam prontos, são amarrados com barbantes no alto dos recintos.
Segundo a Diretora de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Giuliana Clarice Mercuri Quitério Buzolin, a ideia de amarrar o sorvete funciona como uma espécie de desafio lúdico para os animais. “Além de refrescar, é uma forma entretê-los e de mudar a rotina, proporcionando enriquecimento ambiental”, afirmou.
As aves, como a seriema, araras e tucanos, recebem sorvetes de frutas. Os carnívoros, como as onças, os sorvetes com carne. Os sorvetes de frutas e carne são entregues aos onívoros, como o bicho furão.


No primeiro dia, a reação dos animais variou bastante com a novidade. Alguns aproximaram-se vagarosamente do alimento, outros mal esperaram o tratador sair do recinto para deliciar-se com o sorvete. Os papagaios fizeram uma verdadeira algazarra quando a tratadora chegou. A onça preta levou o sorvete para o abrigo, onde pôde saboreá-lo tranquilamente.
A veterinária do Zoo, Ana Cláudia de Abreu Sorg, observa que além do sorvete, foram adotadas outras estratégias para amenizar o calor. “No caso das aves, por exemplo, os tratadores dão banho de mangueira nos animais sempre que vão limpar os recintos”. Alguns abrigos também contam com sombrite, que diminui a incidência da luz solar em até 75%. “Também introduzimos no cardápio frutas da época que contém uma grande quantidade de água, como melancia e manga. Essas frutas são servidas geladas, para refrescá-los”.
O Zoo funciona de terça a sexta, das 9h às 16h (com entrada permitida até 15h), e de sábado e domingo, das 9h às 17h (com entrada permitida até 16h), e localiza-se dentro do Horto Florestal, na Via Jurandyr da Paixão de Campos Freire, Km 4 – Bairro Tatu.

JC Limeira - Todos os direitos reservados 2016 | Desenvolvido por FMTurati WebDesign