Vida saudável: hora de colocar em prática as promessas de ano novo

Movimente-se-maisÉ preciso criar metas e objetivos fáceis de serem alcançados, que se encaixem na rotina e adotar um novo estilo de viver
Alimentar-se melhor, perder peso, frequentar uma academia, praticar esporte, cuidar da saúde, ler mais, divertir-se, viajar…Essa é uma época de colocar em prática as promessas de ano novo. Como mudar os hábitos não é nada muito fácil, é preciso criar metas e objetivos fáceis de serem alcançados e que se encaixem na rotina. No caso da prática de atividade física, a dica é começar caminhando 30 minutos por dia, procurar a academia mais próxima e iniciar um treinamento, encontrar um esporte ou atividade que lhe agrade e praticá-lo pelo menos uma vez por semana.
A coordenadora do Centro de Wellness do Instituto Wilson Mello, de Campinas, Angélica Teixeira, explica que com pequenas mudanças é possível viver melhor. “É muito importante que a pessoa conheça seu ritmo e tenha disposição e motivação para realizar as metas. Não adianta querer começar a correr, sendo que não tem o hábito de caminhar. Não adianta começar a malhar pesado e querer ver resultado sendo que o corpo não está acostumado”, declara.
Para a analista de sistemas Cláudia de Andrade Tambascia, de 41 anos, a motivação para levar uma vida saudável veio da família. “Sempre tive uma vida muito sedentária, nunca fui fã de praticar atividade física. No trabalho, fico o tempo todo na frente do computador e isso acaba gerando estresse. Minha família foi a maior incentivadora e hoje consigo estabelecer horários para ter uma rotina mais saudável”, conta.
Desde 2011, Cláudia frequenta o Centro de Wellness do Instituto Wilson Mello, onde faz academia e hidroginástica duas vezes por semana cada modalidade. Quando começou a praticar exercícios físicos frequentemente, percebeu os efeitos positivos que isso trouxe para sua vida. “Tenho mais disposição para as tarefas diárias, minhas noites de sono são melhores e o meu humor mudou bastante também. Consigo andar mais e subir e descer escadas sem me sentir exausta”, relata.

Dicas para estimular o bem-estar
– tome um bom café da manhã
– troque o elevador pela escada
– beba bastante água
– coloque despertador no celular de 3 em 3 horas para se alimentar (algo saudável, de preferência fruta)
– faça pelo menos 30 minutos de exercícios por dia
– substitua fritura por assado ou grelhado
– mantenha um diálogo com as pessoas no trabalho
– crie uma rotina saudável que possa ser seguida
– cuide de seu sono
– mantenha a calma

Efeitos positivos da atividade física
– melhora o humor
– melhora o sono
– melhora a qualidade de vida
– fortalece a musculatura
– deixa o coração mais saudável
– aumenta a resistência do sistema imunológico
– melhora a autoestima
– melhora a postura e a flexibilidade
– aumenta a disposição
Curiosidade: Na pré-história o homem primitivo andava cerca de 19 km por dia. Atualmente, o homem anda, em média, 800 metros. O corpo humano foi programado para estar em movimento, se ele fica muito tempo parado, começa a não funcionar bem e perde o equilíbrio. Movimente-se!

JC Limeira - Todos os direitos reservados 2016 | Desenvolvido por FMTurati WebDesign