Valinhos Plaza Hotel incentiva o agroturismo de verdade

Valinhos é uma das nove cidades que integram o chamado Circuito das Frutas. A cidade fica a menos de 80 km da capital paulista, é cercada por lindas propriedades rurais e tem um clima pra lá de especial. Além de visitar e degustar deliciosas frutas, Valinhos permite passeios bem agradáveis em meio à natureza.

Uma dica de hospedagem é o Valinhos Plaza Hotel, com o melhor custo benefício da região. O empreendimento possui 80 apartamentos e bangalôs e oferece piscina, sauna, amplas salas para eventos corporativos e restaurante que oferece um sensacional café da manhã, além de pratos das culinárias brasileira e internacional. Na área gramada, há um campo de futebol e um playground ecológico. Depois de hospedar-se confortavelmente em um dos apartamentos, separamos três lugares interessantes pra você curtir o seu final de semana na cidade:

Adega Villa Tordin

É uma propriedade rural localizada no bucólico bairro de Capuava, um dos mais antigos de Valinhos. No local, o visitante encontra uma adega onde seu proprietário, Nivaldo Tordin, produz seu próprio vinho, licores, cachaça e compotas. A visitação permite ver de perto o processo de produção e termina com uma degustação de vinhos e sucos de uva produzidos no local. O programa traduz com maestria as raízes italianas da cidade. Endereço: Rua João Joanim Tordin s/n. Telefone: (19) 3829-0224 / (19) 99647-5109. As visitas devem ser previamente agendadas.

Agroturismo no Sítio Kusakariba

Essa é uma ótima maneira de conhecer de perto o estilo de vida dos agricultores da cidade. O Sítio Kusakariba há 58 anos abre as portas aos turistas, que podem começar o dia com o “Café da Manhã da Roça” e compreender melhor como é a produção das frutas desde a sua plantação até a colheita. Os proprietários também conduzem os grupos por caminhadas pelas plantações e os levam para degustar os produtos feitos ali. Ótima pedida para os que querem verdadeiramente viver o interior por um dia. Endereço: Rua Luis de Queiroz Guimarães – Bairro Macuco. Telefone: (19) 3881-2351 / (19) 99204-2300. As visitas devem ser previamente agendadas.

Lar São Joaquim

O Lar São Joaquim foi doado pelo império a um alferes e vendido em 1798 para o Brigadeiro Luiz Antônio de Souza. Em 1896, tornou-se propriedade de Luiz Campos Salles, que hospedou o primeiro presidente civil do Brasil, Manuel Ferraz de Campos Salles. Mais tarde foi vendido à Congregação das Irmãs Missionárias do Coração de Jesus Crucificado. O local é rico em sua importância histórica e beneficente e hoje está à disposição de turistas para visitação e almoços aos domingos. Uma curiosidade: onde hoje funciona o atual restaurante era, na realidade, o local de armazenamento de café. Endereço: Rua Benedito de Campos, 5. Telefone: (19) 3871-1299. Aberto aos domingos, das 8h às 17h.

Confira ainda outras atrações de Valinhos:

Igreja Matriz de São Sebastião

É o mais importante patrimônio histórico e cultural da cidade, idealizado pelo Padre Manoel Guinaut. Por seu estilo gótico-romano e imponência, é tida como uma das mais belas igrejas do estado de São Paulo. Seu projeto foi concebido pelo Eng. Lix da Cunha e sua construção viabilizada pela determinação do Padre Bruno Nardini.

Parque Municipal Feiras e Exposições Mons Bruno Nardini

Com área aproximada de 130.000 m², possui pavilhões para exposições, dois palcos para shows, Ginásio Municipal de Esportes, área para restaurantes, pista de skate e mais. É o maior espaço aberto para eventos da cidade, com amplo estacionamento. Anualmente, abriga as mais tradicionais festas da cidade, com destaque para a Festa do Figo e a Expogoiaba.

Centro de Convivência Brasil 500 Anos

Um dos principais cartões-postais da cidade, além de lindo projeto paisagístico, a praça conta com pista de caminhada, ciclovia, playground e um obelisco, em homenagem aos 500 anos do descobrimento do Brasil. O local é ponto de encontro da população valinhense e sede de vários eventos.

Museu de Arte João do Monte

Construído pelo artista português João do Monte, é mais um espaço que a cidade oferece para a realização de exposições de arte e outras atividades artísticas. A galeria foi inaugurada em 1990, idealizada pelo próprio artista e hoje abriga a maioria das obras deixadas por ele. É administrada pela Secretaria de Cultura e Turismo. Em 2005, foi transformada em Museu de Arte.

Museu Municipal Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto

Inaugurada em 1872, a antiga estação da Cia Paulista de Estrada de Ferro foi uma das mais importantes do interior. Em 1913, a estação foi substituída pela atual construção que abriga, desde 1996, o museu, que reúne mais de 1.200 peças e revela a história da cidade desde seus primeiros moradores.

Paróquia de Sant’Ana

A igreja começou a ser construída em 1953. Em 21 de dezembro de 1958, quando já se podia abrigar os fiéis, foi celebrada a primeira missa e em 02 de julho de 1961 foi canonicamente instituída.

Feira de Artesanato

É realizada às sextas-feiras, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h, no Largo São Sebastião. No local são encontrados produtos para o lar, uso pessoal e artigos esotéricos a preços especiais. A feira é organizada pela União dos Artesãos de Valinhos, fundada em 1983.

Exposição de Carros Antigos

É realizada todo terceiro domingo do mês, das 9h às 13h. O evento é organizado pelo Clube dos Carros Antigos de Valinhos e região e conta com apoio da Secretaria de Cultura. A próxima atividade ocorrerá no próximo dia 19 de maio.

Observatório Abraão de Moraes

O Observatório Abrahão de Moraes, mantido pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP (Universidade de São Paulo) instalado em Valinhos e com acesso por Vinhedo, realiza regularmente noites de observação.

Camping Macuco Lazer e Parque Aquático

Área para camping, chalés, lagoa, complexo aquático, com piscinas e toboáguas, piscinas naturais, trilhas, lagos para pesca, campo de futebol, quadras de vôlei, lanchonete e muita área verde.

Chácara Boa Esperança Adega Tio Mário

Produtor de figo, uva, vinhos, licores e grapas. A propriedade é um exemplo de reforma agrária que deu certo. Visitas com agendamento prévio.

Casinha do Figo com Chocolate

Localizada em uma propriedade rural, a casinha oferece o delicioso figo com chocolate, produto desenvolvido pelos proprietários do sítio. Além da bela vista da cidade, o visitante pode adquirir frutas, compotas, licores e vinhos.

Como chegar

A partir de São Paulo, siga pela Rodovia dos Bandeirantes ou pela Anhanguera. Valinhos fica entre as cidades de Campinas e Vinhedo.

Onde ficar: Valinhos Plaza Hotel

Diárias para casal a partir de R$ 270,00, incluindo o café da manhã. O hotel não cobra estacionamento nem taxa de serviço e oferece internet banda larga em toda a área do empreendimento. Mais informações em: http://valinhosplazahotel.com.br/

JC Limeira - Todos os direitos reservados 2016 | Desenvolvido por FMTurati WebDesign