Unidade móvel do “Odontologia do Esporte para Atletas de Alto Rendimento” realiza atendimentos pela primeira vez em Limeira

denteLimeira conta, pela primeira vez, com uma unidade móvel do Instituto de Pesquisa em Saúde “Aluísio Calil Mathias” (INPES), que, em convênio com o Ministério do Esporte, realiza o Projeto “Odontologia do Esporte para Atletas de Alto Rendimento”. A unidade está instalada no Parque da Cidade a  partir desta quarta-feira, 20 de fevereiro, e segue até 13 de março.  De acordo com Ariana Marques, organizadora geral do projeto, esses atletas foram selecionados pelos coordenadores técnicos das equipes esportivas, das associações e dos clubes. “Enviamos a cada um uma carta convite, explicando todas as informações pertinentes ao projeto”, comentou.

Segundo o dentista responsável pela unidade móvel essa semana, Rafael Golghetto Domingos, a saúde bucal do atleta é muito importante, pois problemas dentários podem interferir diretamente no desempenho e prejudicar os resultados de cada um. “O atleta precisa estar com uma ótima saúde bucal para que possa buscar a melhor performance dentro de sua categoria de competição”, explica. “O projeto visa, primeiramente, a avaliação da saúde bucal e fisiológica dos atletas para a detecção de alterações que possam prejudicar o desempenho esportivo deles. Os problemas mais frequentes são: focos infecciosos, desordens da articulação temporomandibular, alterações ortodônticas e ortopédicas, respiração bucal, traumas, fraturas e perdas ósseas dentais”, acrescentou o dentista.

O atleta Fabrício Luciano Custódio, 37, foi o segundo atleta a ser atendido e disse ter achado a carreta muito bem organizada, bem preparada e totalmente voltada para o objetivo proposto. Custódio também é dentista e pratica, principalmente, Corrida de Montanha.

“É muito boa a iniciativa de trazer a carreta para Limeira, pois, como dentista, posso afirmar que é extremamente importante a saúde bucal para o atleta, pois influencia em nosso desempenho. E como muitos não têm condições de fazer um tratamento, a carreta é uma ótima oportunidade”, complementa Custódio.

De acordo com a diretora da Secretaria Municipal dos Esportes, Palloma Lima Leite, a carreta do INPES ficará em Limeira por três semanas para atender os 325 atletas selecionados. “A maioria está na faixa etária entre 15 e 18 anos, pois é importante começarmos esse trabalho de prevenção desde cedo. Limeira nunca recebeu um projeto dessa importância, ele trará resultados positivos na saúde do atleta”, destaca.  A diretora informa que se algum atleta precisar de mais informações pode procurar a Secretaria Municipal dos Esportes, pelo telefone (19) 3404-9709.

JC Limeira - Todos os direitos reservados 2016 | Desenvolvido por FMTurati WebDesign