Uma história de dedicação e transformação

Aluna do Senac Limeira, que começou o ensino médio aos 26 anos, conta como os estudos mudaram a sua vida

  Cristiane Clementino Lima, de 31 anos, tem uma história transformadora que começou graças à sua dedicação aos estudos. Natural da cidade de Ourilândia do Norte, próxima à Amazônia paraense, a jovem conta que os livros chegaram tarde à sua vida, mas foram eles que modificaram sua trajetória. Quando estava em sua cidade natal, nunca havia pensando em estudar: “Isso não fazia parte da minha realidade”.

Com a mudança para Limeira, interior de São Paulo, veio a grande guinada. Empenhada em mudar de vida, Cristiane construiu uma carreira sólida e hoje é reconhecida no mundo do trabalho. Indicada pelo Conselho Regional de Educadores e Pedagogos por sua trajetória, ela foi homenageada recentemente pela Câmara Municipal da cidade, que concedeu uma placa comemorativa à profissional.

Para alcançar o atual patamar, muitas batalhas foram vencidas. Cristiane chegou ao município e começou a trabalhar como balconista, mas logo percebeu que, sem o ensino médio, não conseguiria um emprego fixo com melhores salários. Aos 26 anos, ingressou no supletivo e, com a ajuda de um amigo, foi conhecer uma fábrica local, onde descobriu uma nova profissão: técnica em segurança do trabalho.

“Eu aprendi que é uma área responsável por cuidar das pessoas e da empresa onde elas trabalham. Não tive nenhuma dúvida de que seguiria essa profissão”, lembra. O mesmo amigo a aconselhou a tentar uma bolsa no Senac Limeira e, por meio do Programa Senac de Gratuidade, ela começou o curso Técnico em Segurança do Trabalho.

 Conciliando trabalho e estudo, sua jornada, no entanto, só terminava tarde da noite, depois de cuidar da casa e dos três filhos. “Contei com o apoio dos meus amigos para não perder as aulas, às vezes não tinha com quem deixar meu bebê de apenas seis meses e eles me auxiliavam. Desistir dos estudos nunca foi uma opção”, conta.

 Com muito esforço, ela se formou técnica e continuou a aprimorar-se. “Depois de três anos de formada em Técnico de Segurança do Trabalho, obtive o diploma de Especialização em Meio Ambiente e Segurança do Trabalho e, em seguida, completei o curso livre Elaboração de Laudos Periciais Ambientais. Em junho deste ano, termino Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos. Em todos cursei via bolsa de estudo”, relembra.

Hoje atua em uma empresa de transportes de Limeira e sua rotina continua cheia de desafios. Questionada sobre como encontra força para continuar, relata que o maior incentivo que recebe é dos professores do Senac. “Quando necessário, eles retomam e repassam o conteúdo dos cursos para que eu me mantenha atualizada. Além disso, os docentes sempre me incentivaram a seguir no caminho do conhecimento e nunca abandonar os sonhos. Assim, espero continuar na área e inspirar outras mulheres a buscarem conhecimento.”

 

Serviço:

Senac Limeira

Endereço: Rua Quadros Sobrinho, 1 – Centro – Limeira/SP

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/limeira

JC Limeira - Todos os direitos reservados 2016 | Desenvolvido por FMTurati WebDesign