Shopping Center Limeira terá exposições e documentário na Virada Cultural Paulista

Show Caravana Delas   02
No domingo, as 17h – Show musical Caravana Delas

Limeira receberá pela primeira vez uma edição da Virada Cultural Paulista, no próximo fim de semana, 23 e 24 de maio. O evento conta com mais de 50 atrações, entre música, teatro, artes visuais, dança e cinema. No sábado, haverá diversas exposições de artistas plásticos, entre eles, Maria Lícia Simonetti, que explora em seu trabalho as inúmeras facetas plásticas do universo. Haverá ainda, apresentações de música, com os cantores João Lejambre e Jully Guerrero, e o espetáculo teatral ‘Quem sou eu pra duvidar?’.

No domingo, a programação cultural também será diversificada, com música, dança e artes. O cinema do Shopping Center Limeira receberá uma série de curtas-metragens do MIS (Museu da Imagem e do Som) e o documentário Bolívia Tour, respectivamente, às 12h e 13h. A série do MIS apresentará as películas “Destimação”, “Paleolito”, “A Ilha” e “O Gigante”. O primeiro filme, “Destimação”, foi produzido em 2012 e tem 13 minutos de duração. Dirigido por Ricardo de Podestá, a animação narra a história de um papagaio que é seduzido pelas belas imagens de uma caixa de luz e acaba atrapalhando a convivência mórbida do recinto.
Em seguida, “Paleolito” contará a trajetória de um homem das cavernas e seu aliado Paleolito, que assumem a missão quase impossível de caçar uma mamute mal-humorada. O curta tem duração de seis minutos e foi dirigido por Ismael Lito e Gabriel Calegario, em 2013.
Um rapaz preso numa ilha é tema da animação seguinte, “A Ilha”, dirigida por Alê Camargo em 2008. Por último, “O Gigante”, de 2012, encerra a série de curtas-metragens. Na trama, um gigante transporta sua filha dentro do coração, com ternura e cuidado. A realidade que a filha conhece é proporcionada pelos desenhos que o Gigante faz. Logo, ela precisa partir e traçar seu próprio caminho. O filme tem direção de Julio Vanzeler e Luis da Matta Almeida.
Partindo da fantasia para a realidade, o documentário seguinte acompanha os 15 dias de passagem dos grupos musicais Laranja Oliva e Diretriz por território boliviano, ambos selecionados para participar da Virada Cultural Paulista. Intitulado “Bolívia Tour”, a película foi filmada em outubro de 2014, de forma colaborativa entre a produtora King Chong e outras companhias musicais. O Laranja Oliva e Diretriz foram convidados a se apresentar naquele país por meio de um “intercâmbio”, em que grupos musicais bolivianos também se apresentaram no Brasil. De acordo com o diretor do documentário e integrante do grupo Diretriz, Gustavo Filipe Ribeiro, o filme mostrará como foi a viagem, a hospedagem, os dias no carro e todos os desafios que os músicos enfrentaram. “Bolívia Tour” tem duração aproximada de 40 minutos.

Confira a programação do Shopping Center Limeira para a Virada Cultural Paulista:
23/5 – Sábado
18h do sábado (23) até 18h do domingo (24) – Exposição Universo em Ação – Maria Lícia Simonetti (artes plásticas)


Explorar as facetas plásticas do universo, captando as nuances de cor e textura, é o tema da série de pinturas que a artista apresenta nesta exposição. A expressão visual resultante é caracterizada pela presença constante de folhas de ouro e de prata. Esse recurso oferece ampla leitura, pois a luz passa a desempenhar um papel peculiar em cada obra.
18h do sábado (23) até 18h do domingo (24) – Exposição Caos Ascendente – Allan André Lourenço
A exposição ‘Caos Ascendente’ apresenta quatro pinturas em tela e dois poemas. As obras remetem a uma interpretação surrealista sobre quatro períodos distintos da história: selvageria, patriarcado, barbárie e civilização. Essa pequena exposição tem como enfoque a reflexão estética moderna sobre o processo de construção e formação do homem ao longo da história.

18h do sábado (23) até 18h do domingo (24) – Exposição Floresta – Walter Forster
O artista apresenta uma exposição de pintura em tela com a técnica de espatulado.

18h do sábado (23) até 18h do domingo (24) – Exposição Marco Guiselini
Nessa mostra, o artista exibirá trabalhos de pintura em tela e madeira.

18h – Desenhando Caricaturas ao Vivo – Gui Bilatto
Guilherme Bilatto, de 19 anos, é estudante de Publicidade e faz caricaturas desde criança. Em sua exposição “Desenhando Ao Vivo”, Guilherme levará arte, talento e criatividade ao público da Virada Cultural. Ele conta que o seu objetivo é fazer algo divertido e diferente. “É uma proposta nova onde eu tento capturar o semblante das pessoas, principalmente o olhar. A reação das pessoas quando se veem na caricatura é gratificante”, conta.

19h – Cantora July Guerrero
A cantora apresenta um show intimista e de qualidade, com um repertório que inclui músicas populares internacionais e brasileiras de forma sofisticada, trazendo elementos particulares e românticos à apresentação.

20h – Espetáculo teatral ‘Quem sou eu pra duvidar?’ – Esfarrapados Argilosos
Após participar de um festival no Rio de Janeiro, Giovanna Clara apresentará na Virada Cultural sua esquete “Quem sou eu para duvidar?”, escrita em 2013. Com influência de histórias reais, o monólogo apresenta a adolescente Maria, de 15 anos, que mostrará a partir de seu olhar os valores de uma sociedade acomodada, consumista e os conflitos diários acerca de sua família necessitada. Estudante de Artes Cênicas, na Unesp, Giovanna diz que espera levar uma apresentação agradável ao público. “Quero mostrar essa ideia que surgiu através da convivência com uma realidade diferente da minha com crianças carentes”, frisou.

20h30 – Espetáculo de dança ‘Fantasia’ – Escola de Dança Gláucia Bilatto
O espetáculo de dança “Fantasia” foi inspirado nos pensamentos de Walt Disney, trazendo ao palco o colorido, a leveza e a alegria de viver, em movimentos harmônicos, expressados em várias técnicas de dança, como: ballet clássico, jazz, sapateado e flamenco.

21h – Show musical João Lejambre e Grupo
Com a proposta de reinventar o povo brasileiro e refletir sua miscigenação, João Lejambre e o grupo Ópera do Chão levarão à Virada Cultural muita música e talento. A banda possui influências das raízes brasileiras, do espanhol, do samba e da capoeira e é formada por João Lejambre (vocalista e compositor), Donizete Santos, Lei Savassi, Lena Savassi e Wlad Barbosa. Utilizando instrumentos exóticos criados por João, o grupo levará ao público composições metafóricas e filosóficas. Para João, a música está sempre em transformação. “Nós somos livres para reinventarmos o tempo todo. É preciso pensar em uma cultura diferente que mostre a mistura que é o povo brasileiro”, diz.

24 – Domingo
12h – Exibição de curtas-metragens, selecionadas pelo MIS – “Destimação”, “Paleolito”, “A Ilha” e “O Gigante”.

13h – Documentário – Bolívia Tour
O documentário seguinte acompanha os 15 dias de passagem dos grupos musicais Laranja Oliva e Diretriz por território boliviano.

13h – ‘O melhor do choro e do samba raíz’ – Grupo Reminiscências –
O grupo Reminiscências existe há 23 anos e a atual formação já perdura por pelo menos 15 anos. O trabalho consiste em resgatar a memória dos grandes mestres do choro tais como, Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Ernesto Nazaré, Valdir Azevedo entre outros, mostrando ao público algumas de suas obras desse importante gênero da música brasileira.

14h – Espetáculo Teatral “Por falar na morte, por pensar na vida ‘ – Cia Leões das Artes
O grupo teatral pretende mostrar o trabalho em espaços alternativos, para que ele esteja acessível ao público.

15h – Espetáculo musical ‘Dando Cordas’ – Allan Piter
Nesse projeto, o multi-instrumentista Allan Piter desenvolve seu repertório utilizando vários instrumentos de cordas, tais como viola caipira, violão, ukulele entre outros.

16h – Cândido de Souza – Pintura ao vivo
Autodidata na área de pintura, Cândido de Souza começou a notar sua habilidade na pintura aos 13 anos. Desde então, possui uma extensa produção em óleo sobre a tela, explorando diversos temas e motivos.

16h – ‘Um pouco de Dança – Oficina do Corpo
Apresentação de coreografias variadas, nos estilos ballet clássico, jazz, neoclássico e dança contemporânea. Propondo uma observação sobre essa linguagem (dança) e sua comunicação através do corpo/movimento, sob a influência dessas diferentes técnicas.

17h – Show musical Caravana Delas
A apresentação mostrará o trabalho banda, formada exclusivamente por mulheres. Com covers e músicas autorais, o grupo disseminar a cultura através da arte e lembrar que as mulheres podem estar na linha de frente.

JC Limeira - Todos os direitos reservados 2016 | Desenvolvido por FMTurati WebDesign