Senac Limeira promove atividades para homenagear as mulheres

Participação gratuita e aberta à comunidade

image0021O Senac Limeira programou para todo o mês de março uma série de atividades que prestam homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. As atividades começam na segunda-feira, 10.
Momentos de reflexão sobre o papel da mulher na sociedade, a saúde e o trabalho feminino fazem parte da programação, que também oferecerá atendimentos de reflexologia podal, aula de maquiagem e atividades artísticas.
Apesar data ter sido instituída em 1910, ainda existem diferenças marcantes de tratamento entre homens e mulheres. Pesquisa sobre a presença feminina no mercado de trabalho em 2013 na região metropolitana de São Paulo, feita pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), mostrou os valores médios recebidos pela mulher chegavam a 77,1% dos obtidos pelos homens em 2013. No ano anterior, a diferença foi ainda maior, 75,5%
“Em plena modernidade, a mulher ainda precisa se posicionar e buscar seu espaço, por isso a ideia é refletir sobre o papel da mulher na sociedade, os avanços na igualdade e o que precisamos caminhar. Também programamos ações de beleza, cultura e bem-estar”, diz Luisa Helena Alves Jaschke, coordenadora da biblioteca.
O contingente feminino observado no próprio Senac Limeira demonstra a busca da mulher pela profissionalização e autonomia financeira. “A homenagem é justa porque as mulheres são empreendedoras natas e congregam habilidades, que ajudam muito no mercado de trabalho, como sensibilidade e empatia”, diz Mário Augusto dos Reis, gerente do Senac Limeira.
As atividades gratuitas são abertas ao público. Para ser atendido na reflexologia podal no dia 12 é necessário fazer inscrição por telefone ou na unidade. São oferecidas 20 vagas em cada horário. Informações pelo telefone (19) 2114-9199 ou diretamente na unidade.
História
A data foi instituída em 1910 para marcar a luta pela igualdade feminina numa conferência internacional feminina, ocorrida na Dinamarca. O dia foi escolhido para homenagear 130 tecelãs que morreram queimadas, após realizarem uma greve em uma fábrica de tecidos em Nova Iork, em 1857.
Elas ocuparam a fábrica para pedir melhores condições de trabalho, jornada reduzida de dez horas e equiparação salarial. A greve foi reprimida, elas foram trancadas na empresa e queimadas vivas.
Confira as atividades:
Data: 10 de março (segunda-feira)
Exibição de filme Mulheres do Calendário
Hora: 8h30
Local: auditório
Data: De 10 a 14 de março
Exposição Mulheres Escritoras
Local: vitrine Biblioteca.
Data: De 11 a 21 de março
Exposição Mulheres Profissionais de Inez Miranda
Local: hall da unidade
Data: 11 de março (terça-feira)
Bate-papo sobre alimentação na TPM (Tudo Para Melhorar) com a nutricionista Andressa Spagnol Stabellini, docente da unidade.
Hora: das 15 horas às 15h30
Local: biblioteca
Apresentação de dança do ventre
Hora: das 20h30 às 21 horas
Local: piso superior
Data: 12 de março, quarta-feira
Palestra: A mulher como agente de transformação da sociedade
Docente: Carolina Pontes
Hora: das 9h30 às 10h30
Local: auditório
Atendimento de reflexologia podal
Hora: das 14 horas às 15h30 e das 16 horas às 17 horas
Local: sala 28 do Senac Limeira
Oficina de Maquiagem: do Básico ao Fashion
Com as docentes Luciana Pierrotti e Gabriela Fabricante
Hora: das 15 às 16 horas

JC Limeira - Todos os direitos reservados 2016 | Desenvolvido por FMTurati WebDesign