Saúde promove ações de conscientização sobre o câncer de próstata

Homens de 50 anos ou mais terão neste sábado (18), mais uma oportunidade para realizar o PSA, exame de sangue capaz de detectar o câncer de próstata. A unidade de saúde Parque Hipólito 1, que fica na Rua Arlinda Abreu Ribeiro, s/nº, ficará aberta das 7h às 12h. No sábado do dia 25, será a vez da unidade do Jd. Aeroporto, localizada na Rua Antonio de Luna, s/nº, oferecer atendimento aos munícipes.
AW1A3471
Equipe da unidade de saúde do Cecap no posto de gasolina “Tigrinho
 
Durante a campanha Novembro Azul, o PSA estará disponível em toda a rede de saúde municipal, sem necessidade do pedido médico. É preciso apresentar Cartão SUS e documento de identidade. Para promover a campanha, centros de saúde estão desenvolvendo ações de conscientização em diversos pontos da cidade.
 
Na quinta (16), uma equipe da unidade de saúde do Cecap esteve no posto de gasolina “Tigrinho”, no Jd. São Manuel. Motoristas foram abordados pelos agentes de saúde e receberam informações sobre o câncer de próstata, além de orientações a respeito do PSA. Segundo a assistente social do centro de saúde, Andreza Daniela Santos Costa, a ação teve como objetivo propagar o conhecimento sobre a importância da realização do exame. “Estamos atingindo um número maior de pessoas”, comentou. O gerente do Posto, Cleyton Dias de Matos Gachet, disse que aprovou a iniciativa e que os clientes foram receptivos. “Foi uma ótima ideia, todo mundo tem de ajudar na prevenção”, salientou.
 
Na quarta (15), foi a vez do centro de saúde do Jd. Novo Horizonte promover atividades relacionadas ao Novembro Azul. Profissionais marcaram presença no campo de futebol do bairro para levar informação aos moradores. O saldo da iniciativa foi positivo, com 43 pessoas encaminhadas para realização do exame. Na ocasião também houve avaliação nutricional.
 
PSA
A coleta do PSA pode ser feita nos centros de saúde de segunda a sexta-feira, às 7h. É preciso estar atento às seguintes recomendações: jejum mínimo de três horas; não ter mantido relação sexual ou ter ejaculado nas últimas 48 horas; não ter feito exercícios em bicicleta nas últimas 48 horas; não ter feito toque retal nas últimas 72 horas; não ter feito ultrassom trans retal nos últimos sete dias; não ter feito colonoscopia nos últimos 15 dias; não ter feito estudo urodinâmico nos últimos 21 dias; não ter feito biópsia de próstata nos últimos 30 dias; e não ter usado a vitamina biotina ou suplemento alimentar com biotina nos últimos três dias. Informações pelo telefone 3404-9683.
 
Fotos: Secretaria de Comunicação Social
 
JC Limeira - Todos os direitos reservados 2016 | Desenvolvido por FMTurati WebDesign