Santa Casa recepciona 25 novos residentes de 9 estados do País

santa casa 1A Santa Casa de Limeira recepcionou, na manhã do dia 1º de março, novos 25 residentes para o ano letivo 2013. Eles vieram de diversas localidades do País, que somadas chegam a nove estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiânia, Mato Grosso do Sul e Rondônia).
Sob a coordenação do Hospital de Ensino, o programa de residência médica abrange 13 especialidades, que tem duração variável entre um e cinco anos. “A Santa Casa tem vocação para o ensino, então recebemos esses residentes de braços abertos para que sejam excelentes médicos quando concluírem a residência, que os especializa”, disse o provedor da Santa Casa, Antonio Eduardo Francisco.
Os novos residentes foram selecionados mediante concurso (prova escrita e oral) realizado (dia 4 de fevereiro, no Isca Faculdades) pelo Instituto Zambini, organização de renome, responsável pela condução de muitos concursos no País.
Foram 342 inscrições, com comparecimento de 233 candidatos para 26 vagas. Do total, apenas uma vaga ficou aberta (cancerologia clínica devido à falta de interessados).
Este é o maior número de inscritos e de candidatos que marcaram presença no concurso, da Santa Casa, para tentar uma vaga, desde o início da história do Hospital de Ensino e do programa de residência médica – são sete anos de existência.
A especialidade mais concorrida foi a Clínica Médica, que teve 58 candidatos para quatro vagas. Outras áreas também estavam muito concorridas, como a Cirurgia Geral, com 38 candidatos para três vagas, a Neurocirurgia, com 17 candidatos para uma vaga, entre outras (veja tabela abaixo).
De acordo com o presidente da Comissão de Residência Médica (Coreme) da Santa Casa, Claudinei Lotufo, a procura dos candidatos está crescendo em razão da credibilidade do hospital pelas universidades de Medicina no País. Ele também lembrou que a prova da Santa Casa de Limeira é uma das últimas a serem realizadas, por isso, o índice de abstenção é relativamente alto. “Estamos registrando aumento na busca pelo nosso Hospital de Ensino porque estamos fazendo um bom trabalho, temos um grande hospital e trabalhamos alta complexidade e diversos tipos de pacientes, o que oferece uma grande base de ensinamento aos nossos alunos. Nem todos têm a oportunidade de estar em um hospital deste porte e isso é fundamental na formação de especialistas de qualidade”, considerou.
Cursos oferecidos, número de candidatos e vagas:
Cirurgia Geral: 38 candidatos para 3 vagas
Clínica Médica: 58 candidatos para 4 vagas
Oftalmologia: 36 candidatos para 2 vagas
Ortopedia e Traumatologia: 23 candidatos para 4 vagas
Otorrinolaringologia: 12 candidatos para 2 vagas
Obstetrícia e Ginecologia: 17 candidatos para 2 vagas
Neurocirurgia: 17 candidatos para 1 vaga
Pediatria: 11 candidatos para 1 vaga
Cirurgia Vascular: 16 candidatos para 3 vagas
Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular: 3 candidatos para 2
Cancerologia Clínica: 2 candidatos para 2
JC Limeira - Todos os direitos reservados 2016 | Desenvolvido por FMTurati WebDesign