Santa Casa comemora Dia do Doador de Sangue nesta sexta

Hospital passa a fornecer sangue para outras 5 cidades, entre elas o Rio de Janeiro

Hospital passa a fornecer sangue para outras 5 cidades, entre elas o Rio de Janeiro

O Banco de Sangue da Santa Casa de Limeira comemora nesta sexta-feira mais um Dia do Doador de Sangue, que oficialmente acontece no domingo, dia 25. Na data, será oferecido um café da manhã especial aos doadores que comparecerem no Banco de Sangue.

E a instituição tem motivos para comemorar em dobro, pois em razão da efetiva participação do limeirense no processo de captação de sangue, o Banco de Sangue da Santa Casa ampliou seu alcance, fornecendo material para salvar vidas em outras cinco cidades além de Limeira.

Atualmente, além da própria Santa Casa, que utiliza o sangue do Banco, e dos hospitais privados Unimed e Medical), outros municípios passaram a receber, pois eles celebraram convênio para solicitar os materiais em caso de necessidade – em caso de demanda além do esperado a Santa Casa também pode pedir apoio na destinação de bolsas de sangue. Este convênio existe entre a Santa Casa e Mogi Guaçu, Centro de Hematologia de Campinas, Grupo GSH, de Ribeirão Preto (que abastece Araçatuba), Rio de Janeiro, e Americana (dois hospitais). Com isso, o Banco de Sangue da Santa Casa ganhou mais relevância social.

O médico coordenador do Banco de Sangue, João Paulo Bighetti, lembra que sem o apoio da comunidade não seria possível salvar tantas vidas que dependem da transfusão. “Temos uma comunidade consciente aqui, um índice de 50% do total de doadores é o que chamamos de repetição, ou seja, pessoas que são fiéis à doação e que sempre nos visitam. Esperamos que continuemos nessa mesma trajetória, com pessoas solidárias ao próximo”, comentou.

DADOS ESTATÍSTICOS  

Este ano o Banco de Sangue manteve-se em situação estável com relação aos anos anteriores acumulando em média 900 bolsas de sangue mensalmente.

De janeiro à novembro deste ano foram colhidas 8.973 bolsas de sangue. Já o número de pessoas cadastradas no Banco de Sangue somaram 12 mil (somente neste ano, até agora). Desse total, 50% são doadores de repetição. Os demais são doadores de primeira vez. Do total de doadores, a maioria é homem (70%).

O Banco de Sangue funciona de segunda-feira à sexta-feira das 7h às 14h e aos sábados das 7h às 11h. O telefone de contato é o 3446-6100 (ramal 6115). Para doar sangue não é necessário estar em jejum. A única restrição é com relação ao almoço. A orientação é não fazer esta refeição em razão da grande quantidade de gordura que a mesma possui.

Apesar de uma portaria do Ministério da Saúde autorizar jovens a partir dos 16 anos a doar sangue ainda é tímida a participação deles nos hemocentros. Para doar é preciso levar um documento com foto.

JC Limeira - Todos os direitos reservados 2016 | Desenvolvido por FMTurati WebDesign