S.O.S Crianças em casa: 5 dicas para não descuidar da alimentação dos filhos 

Estabelecer horários e incluir a criança na escolha das refeições estão entre as sugestões da nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, para manter a boa alimentação dos pequenos
 
Profissional também ensina três receitas saudáveis e nutritivas: creme de morango, arroz colorido com queijo coalho e suco de kiwi com pera
Ajudar com as aulas online, dar suporte nos exercícios escolares, propor atividades físicas, descobrir brincadeiras lúdicas diferentes, incentivar a leitura, ensinar coisas novas, manter as crianças entretidas… Com o isolamento social e os pequenos passando 100% do tempo dentro casa, muitos são os desafios para os pais que precisam administrar a rotina familiar, as atividades domésticas e o trabalho home office.

Em meio a tantas responsabilidades, os cuidados com a alimentação dos filhos, para que seja saudável e nutritiva, também devem estar presentes. Mas, essa tarefa pode ser simplificada com algumas dicas que a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau separou. Confira!

1. Estabeleça horários: Primeiramente, deve-se estabelecer uma rotina alimentar em casa, com horários certos para as refeições. A especialista ressalta que criar esse hábito é essencial para evitar que a criança coma o tempo todo e queira beliscar fora de hora.

2. Mantenha a qualidade das refeições: não substitua uma refeição completa por lanches ou produtos industrializados.

De acordo com a profissional, o café da manhã e lanches intermediários devem conter frutas, pães, cereais, leite e derivados, ovos e bolos caseiros. Já o almoço e o jantar precisam oferecer opções de carne, vegetais, arroz ou outro carboidrato (macarrão, batata, mandioca) e feijão ou outra leguminosa.

“A refeição deve conter todos os grupos de alimentos e ser variada em cores, que estão relacionadas aos diferentes nutrientes”, comenta Renata.

3. Estimule o consumo de alimentos frescos: frutas, verduras e legumes devem ser a base da alimentação.

Segundo as orientações da nutricionista: “nessa época do ano, em que as temperaturas caem, é muito importante potencializar o consumo de frutas e vegetais, que ajudam a manter a imunidade em alta. Para ajudar na aceitação, os legumes podem ser misturados no arroz, por exemplo. Já as frutas, as mais doces tendem a agradar mais o paladar, então, na hora da compra devemos observar o ponto de maturação, para que ela esteja mais saborosa. Opções como o Kiwi Sungold podem ter boa aceitação por ser mais doce e macio”.

4. Torne a criança mais participativa nos processos da alimentação: convidar os filhos para participarem do preparo das refeições promove um momento próximo entre toda a família e ainda contribui para a aceitação dos alimentos.
“Se não for possível que a criança participe do preparo – mesmo de etapas mais simples, como a seleção dos alimentos – uma outra alternativa é deixar a criança escolher o cardápio, dentre duas opções selecionadas pelos pais para serem oferecidas”, sugere a especialista.

5. Evite alimentos processados: Apesar de prático e bem aceito pelas crianças, eles não oferecem os nutrientes necessários ao crescimento adequado.

O conselho de Renata é sempre oferecer o mínimo possível de alimentos ultraprocessados. “Ainda assim, na hora da compra, também é possível ler os rótulos dos produtos para buscar opções que contenham bons ingredientes, uma vez que muitas marcas vêm adequando seus produtos para deixá-los mais saudáveis”, indica.

Gostou das dicas? Então, papel e caneta na mão para anotar as receitas que a profissional selecionou: creme de morango, arroz colorido com queijinho coalho e suco de kiwi com pera!

Creme de morango
1 pote de iogurte natural
2 col de sopa de mel
1 copo de morangos bem maduros
1 sachê de gelatina sem sabor
4 col de sopa de castanha de caju trituradas

Preparo:
1) Prepare a gelatina sem sabor conforme instruções da embalagem.
2) Bata tudo no liquidificador e leve para gelar.
3) Finalize com castanhas trituradas ou frutas picadas.

Arroz colorido com queijo coalho
2 espetinhos de queijo coalho
1 xícara de arroz integral
½ xícara de cenoura em cubos pequenos
½ xícara de ervilhas frescas
1 col de sopa de cebola ralada
2 dentes de alho amassados
1 col de sopa de azeite
Sal e orégano a gosto

Preparo:
1) Aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola.
2) Acrescente o arroz, a cenoura, a ervilha, o sal e misture bem.
3) Coloque 2 xícaras de água e deixe cozinhando em fogo baixo.
4) Grelhe o queijo coalho em uma frigideira e corte em cubos.
5) Quando o arroz e a cenoura estiverem bem cozidos, acrescente o queijo coalho picadinho e uma pitada de orégano. 6) Sirva em seguida.

Suco de kiwi com pera
1 pera grande com casca
2 Kiwis SunGold
250 mL de água

Preparo: Bata tudo no liquidificador e sirva em seguida

SOBRE O OBA HORTIFRUTI
A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

A rede também foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifruti. A pesquisa, chamada Top of Mind, é realizada todo ano pelo Datafolha, em mais de 170 cidades brasileiras.

Atualmente, a marca possui mais de 50 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Com 40 anos de história, a rede expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.

JC Limeira - Todos os direitos reservados 2016 | Desenvolvido por FMTurati WebDesign