Réptil Editora lança RAIO X, de Gabriela Pugliesi

Com mais de 600 mil seguidores no Instagram, a blogueira de fitness ensina como levar uma rotina saudável sem perder a graça da vida

raio_x_gabriela_pugliesi_1Aos 28 anos, Gabriela Pugliesi é um fenômeno espontâneo de comunicação de massa. Conhecida como uma das grandes motivadoras da vida saudável na Internet, a blogueira de São Paulo, que conta atualmente com 600 mil seguidores no Instagram, lança seu primeiro livro, Raio X (Réptil Editora), onde reúne todos os segredos do seu sucesso.
Considerada pelo publicitário Nizan Guanaes como o “maior fenômeno de publicidade do país”, Gabriela apresenta no livro o que a tornou tão popular nas redes sociais. Informações sobre saúde, nutrição e qualidade de vida, embasadas pelos especialistas que a orientam, além de cardápios e dicas de bem estar também estão reunidas na publicação.
As seguidoras de Gabriela acreditam que o êxito da jovem deve-se à forma como a blogueria tempera seus posts, sempre entremeados por hashtags inteligentes e engraçadas. Apesar da seriedade e da disciplina com que segue a cartilha da vida saudável, Gabriela parece não se levar muito a sério e isso é uma das qualidades que divertem seus “discípulos” no Instagram, seguidores de frases bem humoradas como #equemjantouestrogonofeborapraesteira e #menosnescau#maiscacau.
Hoje, nada do que Gabriela diz passa em branco. Não há um post seu que não seja visto ou comentado por milhares de pessoas simultaneamente, entre mulheres, homens, adolescentes, crianças e celebridades da TV e do showbizz, como GraziMassafera, Claudia Leite, Bruna Marquezine e Sabrina Sato. Acompanhando os posts diários de “Gabi”, sempre leves e com senso de humor aguçado, seus seguidores garantem que é difícil não se deixar empolgar pela ideia de transformar a própria rotina, essencialmente para viver mais e melhor.
Trajetória relâmpago de garota-propaganda
Sem qualquer planejamento, apenas por impulso e satisfação pessoal, Gabriela criou um perfil no Instagram no fim de 2012 e começou a postar fotos de si mesma praticando os exercícios físicos que transformaram sua vida. Resultado: em apenas um ano, alcançou o espantoso número de seguidores no aplicativo de fotos. Seu blog, Tips4Life, que surgiu na esteira desse sucesso, recebe hoje cerca de dois mil visitantes por dia.
O que Gabriela não conhecia quando começou era seu potencial de garota-propaganda nas redes sociais. Teve certeza de seu poder de influência ao postar no Instagram uma foto, na qual exibia um par de botas que havia ganhado de presente. Dias depois, o dono da loja onde a bota foi comprada a procurou para contar que havia vendido 11 mil pares do calçado em uma semana. Fenômeno parecido aconteceu quando lançou sua linha de detox com comidas light: o site da empresa parceira de congelados não deu conta da demanda, ficou vários dias fora do ar remodelando a plataforma e as vendas online tiveram que ser interrompidas. Eram tantos os acessos, que a empresa parceira teve que pedir a Gabriela que parasse de fazer propaganda da marca.

Infância difícil
Gabriela nunca foi obesa, mas entre os 10 e 14 anos, era o estereótipo da menina gordinha, cujo horizonte aparecia claro para sua família: se não cuidasse da saúde, além do risco da obesidade, herança genética de alguns parentes, seria no mínimo mais uma criança a sofrer preconceito na escola e na vida adulta. Depois de várias experiências traumáticas com dietas mal feitas e remédios para emagrecer, Gabriela cedeu aos estímulos da mãe atlética, Vera Minelli, que nunca desistiu de convencer a filha a seguir seu manual de saúde e exercícios.
“Desde que criei um perfil voltado para o fitness no Instagram e o blog, minha mãe é parada na rua por outras mães de crianças e adolescentes com excesso de peso. Muitas pessoas lhe pedem conselhos sobre como devem lidar o problema”, conta Gabriela no livro Raio X, cujo título foi inspirado no espaço criado por ela no blog para seguidoras contarem suas experiências e mostrarem sua transformação física em fotos clássicas de Antes X Depois. Nas páginas do blog, cuja novidade mais recente, o “Noivas em forma”, é um programa de recuperação física pré-casamento, Gabriela recebe elogios e agradecimentos diários:
“Tenho 16 anos e mudei muito a minha alimentação depois que passei a te seguir, buscando sempre dicas legais sobre o que comer, o que fazer depois de uma jacadinha (rsss), a importância dos exercícios físicos, a alimentação pré e pós-treino. Agora estou com acompanhamento profissional, mas suas dicas continuarão sendo valiosas pra mim! Parabéns pelo seu trabalho, seu astral e pela vida equilibrada e feliz que você leva!”, escreve a seguidora Stéphanie. “Deixei várias vezes de sair com amigos, pois não conseguia resistir às tentações. Hoje isso já não acontece mais, minhas preferências alimentares mudaram e eu não sinto mais a louca vontade de comer tudo que aparece na minha frente. (…) Minha transformação foi muito além do físico. Quero te agradecer por dividir seu dia a dia”, comenta a seguidora Carol Zaiden.
Gabriela é também árdua defensora da ‘máxima mente sã, corpo são’: “Se você perguntar a uma pessoa por que ela come o que sabe que não deve, vai ouvir as respostas mais bizarras: por prazer, porque é gregário, porque brigou com o namorado, porque o chefe deu bronca, porque está na TPM. Mas os motivos raramente têm a ver com o propósito mais elementar e ancestral do alimento: nutrir. Eu sempre fui ansiosa e descontava angústias e frustrações na comida. Mas, em algum momento, compreendi que, para me manter magra e saudável, eu precisaria me entender comigo mesma”, conta a blogueira.

Raio X – Gabriela Pugliesi
Texto: Gabriela Pugliesi
Publicação: março 2014
Formato: 14,5cm x 21,0cm
Páginas: 174 pp.
ISBN: 978-85-99625-48-4
Preço: R$ 50,00

Lançamento
Data: 10 de abril
Horário: das 19h às 21h
Local: Livraria Cultura – Conjunto Nacional –Av. Paulista, 2073

 

 

JC Limeira - Todos os direitos reservados 2016 | Desenvolvido por FMTurati WebDesign