Projeto de grafite colore novos muros

Reservatório Catapani-4Uma escola municipal e um reservatório de água são os dois novos muros que receberam as cores do grafite das mãos dos participantes do projeto GraFoz, oficinas de desenho e grafite promovidas pela concessionária Foz em parceria com o Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom). O reservatório de água conhecido como Catapani, localizado na Avenida Laranjeiras, na Vila Queiroz, e a EMEIEF Profª Maria Ap. de Luca Moore, do jardim Aeroporto, exibem nova pintura produzida pelos adolescentes do projeto.

Esse é o terceiro ano que a Foz promove as oficinas de grafite aos adolescentes atendidos pelo Ceprosom e nessa edição o projeto está sendo realizado no Centro Comunitário Odécio Degan para atendimento da população daquela região.

Desde maio os adolescentes participam de oficinas de desenho ministradas pela artista plástica Flavia Pozzobon e de grafite, pelo professor Paulo Ricardo da Silva, conhecido como Medo. As oficinas são realizadas em sala de aula e a pintura dos muros faz parte das aulas práticas do projeto, quando os alunos exercitam o conhecimento adquirido. O primeiro muro grafitado por essa turma foi do próprio centro comunitário que foi revitalizado em junho.

A segunda pintura foi feita no muro da EMEIEF Profª Maria Ap. de Luca Moore, do jardim Aeroporto, com o tema África. A diretora da escola, Adriana Talib, explica que a escolha do tema simboliza a valorização e reconhecimento da cultura africana, pois grande parte dos alunos da escola é afrodescendente. “O trabalho ficou sensacional com a interação do meio ambiente e da África feita pelos artistas”, avalia a diretora.

O último muro criado pelos participantes é do reservatório de água Catapani, na Avenida Laranjeiras, com pintura concluída na última sexta-feira, 1º de novembro. Essa é a segunda vez que esse muro recebe a arte do grafite, a primeira pintura foi feita em 2009, sendo renovada agora com o tema “o ciclo da água”. O reservatório Catapani está localizado em uma região bastante movimentada da cidade e a escolha do tema voltado a recursos hídricos tem como objetivo aproveitar esse espaço para levar informação socioambiental à população do entorno.

No próximo sábado, dia 9, os participantes do projeto receberão certificado de conclusão das oficinas.

Crédito: Assessoria de Comunicação Foz

JC Limeira - Todos os direitos reservados 2016 | Desenvolvido por FMTurati WebDesign