Prêmio do Consórcio PCJ tem dois projetos da Foz do Brasil finalistas

A Foz do Brasil unidade Limeira teve dois projetos finalistas no 6º Prêmio Ação pela Água, promovido pelo Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). A cerimônia de premiação acontecerá no dia 27 de novembro, às 19h, em Americana.

O prêmio é dividido em quatro categorias e a Foz do Brasil concorre no segmento “Órgãos da Administração Direta e Indireta dos Municípios e Concessionárias de Saneamento”. Um dos projetos de Limeira inscrito e selecionado como finalista é sobre racionalização e reuso interno de água na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Água da Serra.

Desde o início do ano, a ETE Água da Serra passou a utilizar internamente em seu processo de tratamento o próprio efluente tratado, em substituição à água potável. A água de reuso é uma excelente alternativa para processos produtivos, que não exigem água potável, destinada para fins mais nobres, como o consumo humano.

Em operação desde dezembro de 2010, a estação foi projetada para operar com água de reuso e recebe o esgoto doméstico de uma população de aproximadamente 55 mil habitantes dos bairros Nossa Senhora das Dores, Abílio Pedro, Belinha Ometto, Santa Adélia, Residencial Village, Jardim Caieira, São Francisco, Chácara Antonieta e Morro Branco, o que equivale a uma vazão média de 90 litros de esgoto por segundo.

A estação possui um dos mais completos sistemas de tratamento, incluindo preliminar, primário, secundário e terciário, composto de sistema misto com reatores anaeróbios (UASB) seguido de reatores aeróbios (Lodos Ativados) e desinfecção do efluente final por radiação ultravioleta. O processo ainda inclui sistema de desaguamento de lodo por centrifugação e tratamento de gases por queima. Em decorrência da tecnologia empregada e operação, a estação tem alto índice de remoção da carga orgânica, acima de 98%, e redução de coliformes de até 99,9%. Desta forma seu efluente tratado tem ótima qualidade e característica para utilização em processos industriais, como água de reuso.

O coordenador de tratamento de água e esgoto da Foz do Brasil, Alexandre Leite, explica que no segundo semestre de 2011 a média mensal de água consumida na ETE Água da Serra foi de 6.944 m3, ou seja, quase 7 milhões de litros por mês. Desde o início desse ano, grande volume desta água passou a ser extraída do próprio efluente tratado, otimizando a utilização de um recurso natural escasso, como a água. “É importante ressaltar que a água de reuso interno é utilizada nos processos de tratamento de esgoto e não para consumo humano. O tratamento da água e do esgoto atendem legislações distintas e carecem de tratamentos específicos”, orienta.

Lançamento de efluente não doméstico

Outro projeto da Foz finalista no 6º Prêmio Ação pela Água, do Consórcio PCJ, é o Termo de Aceitação de Recebimento de Efluentes não Domésticos no Sistema de Coleta de Esgoto (Taresc) que diz respeito ao lançamento do efluente industrial à rede de esgoto. Com o Taresc a concessionária passou a desenvolver junto aos empresários a cultura do descarte regular de efluentes, atendendo a legislação vigente, por meio de orientação técnica e, consequentemente, conscientização ambiental.

Quando o efluente industrial é descartado em rede pública de esgoto sem o devido tratamento causa danos à rede coletora, compromete a eficiência do tratamento e o meio ambiente. O Taresc é uma documentação assinada entre a concessionária e a empresa, que se compromete a lançar na rede um efluente que atenda a legislação vigente e a regularidade ambiental.

O diretor da Foz do Brasil, Sandro Stroiek, explica que a Foz desenvolveu mecanismos para amenizar o descarte irregular de efluente não doméstico na rede pública de esgoto, com foco na parceria, orientação e fiscalização e esse trabalho resulta em melhorias para o meio ambiente. “A parceria entre a concessionária e o segmento industrial promove a preservação do sistema público de esgotamento sanitário e a qualidade dos recursos hídricos”, enfatiza.

JC Limeira - Todos os direitos reservados 2016 | Desenvolvido por FMTurati WebDesign