Palestra conscientiza crianças sobre a dengue

DSC_5109aAlunos e professores da Emeief Maria Thereza Silveira de Barros Camargo, participaram nesta quinta-feira, dia 27 de março, de uma palestra sobre conscientização da dengue. A palestra foi realizada pela Prefeitura de Limeira, para marcar a Semana Estadual de Mobilização contra a Dengue, instituída pela Secretaria Estadual da Saúde. O tema deste ano é “Afaste o Perigo da Dengue Eliminando os Criadouros do Mosquito”.

Durante todo o dia, 500 crianças de 6 a 13 anos puderam aprender sobre os sintomas da doença e a eliminação dos focos do Aedes aegypti. “Foi legal aprender como evitar a dengue para termos um mundo sem doenças”, disse o aluno Samuel Martins, de 10 anos.

Vídeos ilustrativos falaram sobre a gravidade da dengue e de como é possível eliminar os criadouros do mosquito. Segundo a palestrante do evento, a tecnóloga em saneamento ambiental Marli Moreira de Souza, as escolas precisam realizar a conscientização sobre os riscos da dengue o ano todo. Porém, nesta época do ano este trabalho precisa ser intensificado. “Abril é o mês em que ocorrem mais casos de dengue, por este motivo é importante discutir o tema agora”, diz.

Marli diz também que a orientação das crianças proporciona uma mudança significativa. “Quando elas aprendem as ações preventivas básicas como, não deixar água parada, encher a borda dos vasos de planta com areia, virar as garrafas de cabeça pra baixo, elas chegam em casa e já eliminam os criadouros”, comenta.
O relato das crianças mostra empolgação com o tema. “Quero sempre combater a dengue”, disse João Vitor Lanti, de 9 anos. “É legal aprender a evitar a epidemia da dengue, tanto em Limeira quanto em outros lugares”, comentou Emilly Ferreira dos Santos de 10 anos. “Devemos combater a dengue para termos um futuro melhor”, concluiu Marcos Eduardo Garcia, de 9 anos.

JC Limeira - Todos os direitos reservados 2016 | Desenvolvido por FMTurati WebDesign