“O Seu Nome era Karol” conta a vida e as virtudes do Papa João Paulo II a crianças

Escrito por Thiago Naves e ilustrado por Cristiano Chauí, o livro infantil foi produzido após viagens ao Vaticano e à Polônia

Capa_KarolA vida do Papa que encantou os brasileiros é tema do livro infantil “O seu nome era Karol”, do escritor mineiro Thiago Naves, com ilustrações de Cristiano Chauí. A publicação conta a história do Papa João Paulo II desde o seu nascimento em 1920, na Polônia, até a sua canonização, em 2014, incluindo momentos marcantes de sua trajetória, como as visitas ao Brasil e o atentado contra sua vida, em 1981.

A história é narrada em linguagem leve e apropriada para crianças de todas as idades, para celebrar as virtudes e os feitos do Papa. O projeto que deu origem ao livro foi aprovado e viabilizado pela Lei Rouanet e incluiu viagens ao Vaticano, para acompanhar a canonização de João Paulo II, e à Cracóvia, na Polônia, local de nascimento do sumo pontífice, para pesquisar detalhes sobre a vida do santo.

No país de origem de João de Deus, o autor e o ilustrador foram recebidos pelo Cardeal Stanisław Dziwisz, que serviu como secretário pessoal do Papa João Paulo II e esteve ao seu lado até o momento da morte. Apesar da temática católica, o foco do trabalho não é cumprir um papel religioso ou litúrgico, mas sim espalhar as boas ideias e a trajetória de um homem de virtudes, que se dedicou às boas ações.

O advogado Thiago Naves, idealizador e autor do projeto, destaca o motivo pelo qual João Paulo II foi a figura escolhida para este trabalho. “Ele faz parte da cultura brasileira, está no imaginário de milhões de brasileiros. As pessoas gostam muito dele, é o João de Deus. Ele foi a muitas cidades e fez coisas que nenhum papa fez”, explica.

O ilustrador Cristiano Chauí conta que a história de vida do Papa pode servir como referência para famílias cristãs e não cristãs, igualmente. “Ele perdeu a família muito cedo, ficou sozinho no mundo e isso aparece na história. E o que ele fez, ficou chorando? Não, ele rezou, e é daí que conseguiu esta força toda”, conta.

A publicação “O seu nome era Karol” é o primeiro volume da coleção “Allegro”, com a proposta de contar a historia de figuras iluminadas para inspirar as crianças em suas leituras. O Cardeal Dziwisz já demonstrou o interesse de levar o projeto para a Europa e publicar o livro em polonês, lançando-o no país de origem do papa e santo.

O livro é distribuído gratuitamente e já está disponível no site: www.livrokarol.com.br. Para recebê-lo basta fazer o cadastro e pagar os custos do envio.

JC Limeira - Todos os direitos reservados 2016 | Desenvolvido por FMTurati WebDesign