Novo Cadastro da Habitação é apresentado

DSC_0920aEm entrevista coletiva à imprensa, nesta sexta-feira, 28 de junho, o prefeito Paulo Hadich e o secretário municipal da Habitação, Alex Marques Rosa, apresentaram o Novo Cadastro da Habitação do Município. A partir de 15 de julho, as famílias que procurarem a Prefeitura de Limeira para participar dos projetos de moradia serão inscritas neste novo cadastro, único.

Trata-se um cadastro geral que irá avaliar melhor as condições das famílias em situação de vulnerabilidade na cidade. O trabalho será feito em conjunto com o Centro de Promoção Social (Ceprosom), que também utilizará esse modelo para avaliação de outros programas sociais, como Bolsa Família, carteira do idoso e a tarifa social de energia elétrica.

O objetivo desta mudança é aprofundar as informações da situação das famílias de baixa renda do município, além de articulação com os outros programas sociais. Enfrentar o déficit habitacional de Limeira, que atualmente é de 5,6 mil moradias, também está ente os propósitos da nova medida.

A implantação deste cadastro se dará em duas etapas. Na primeira, será feito um trabalho de orientação com as famílias para informar os critérios, os documentos e todas as informações necessárias para a inscrição no cadastro. Essa fase irá acontecer de forma descentralizada em cada uma das seis regiões da cidade definidas pelo Orçamento Participativo, em escolas já pré-determinadas. Será entregue também um número de protocolo para os interessados que, a partir de agosto, irão fazer o devido cadastramento, com data e horário previamente agendados.

De acordo com Hadich, o novo cadastro possibilita unir as políticas públicas da Habitação com as demais políticas. “Temos o entendimento de que a política habitacional está totalmente integrada a outras políticas, como a da assistência social, por exemplo”, comenta. O secretário da Habitação ressaltou que as inscrições serão permanentes, ou seja, não há data de término para o novo cadastro. “Vale esclarecer que o objetivo é atender a todos de forma organizada, mais simples e permanente. Além disso, vamos conseguir apurar a situação das famílias para melhor orientá-los sobre as ações do poder público”, salienta Alex Rosa.

Neste sábado, 29 de junho, será feita uma assembleia com os membros dos movimentos de moradia para o lançamento do novo cadastro, no bairro Nova Conquista, às 9h. Além disso, também será feita uma campanha de divulgação. O decreto instituindo o novo cadastro também será publicado neste sábado, na edição do Jornal Oficial do Município.

Segue abaixo a relação de escolas, por região, onde serão feitos o protocolo do novo cadastro.

Escolas:

Regiões Norte e Central: EMEIEF Mauro Vieira (Boa Vista)

Região Leste: EMEIEF Prof. José Paulino (Parque Hipólito)

Região Sul: EMEIEF Maria Ap. de Luca Moore (Jd. Aeroporto)

Região Oeste: EMEIEF Waldemar Lucato (Jd. Graminha)

Regiões Noroeste: CAIC (Parque N. S. Dores / Abílio Pedro)

JC Limeira - Todos os direitos reservados 2016 | Desenvolvido por FMTurati WebDesign