Moinho de vento terá abertura oficial neste sábado

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Eventos, inaugurou no sábadoo dia 27, o  moinho de vento modelo “Standerdgetreidemühle”, que foi construído na Rodovia Limeira – Iracemápolis – SP151 (após o viaduto da Rodovia dos Bandeirantes), onde será a “Vila das Nações”.
 O moinho é modelo alemão e foi nomeado de “Ora et Labora” (Orar e Trabalhar). O projeto foi elaborado e doado à Prefeitura de Limeira pelo arquiteto holandês Jan Heijdra. Desde setembro de 2011 o moinho vinha sendo construído artesanalmente.
 Este é o terceiro moinho de vento do Brasil. Os outros dois estão localizados nas cidades de Castro, no Paraná, e Holambra, interior de São Paulo. O moinho de Limeira é o primeiro modelo “Standerdgetreidemühle”, que é alemão. O nome “Standerkorenmolen”, utilizado anteriormente, é a palavra holandesa para o mesmo modelo.
 Esse modelo é típico da Europa e foi amplamente construído no século 12 na região da Prússia, onde hoje é a Alemanha, sendo utilizado para moer grãos. As peças foram colocadas uma a uma sobre a base de alvenaria por profissionais especializados.
 Além da grande representatividade, o moinho está apto a produzir farinha e fubá. Antes do início de seu funcionamento estão sendo feitos os últimos acabamentos, a pintura, colocação das hélices e do “freio”, peça que segura as pás do moinho.
JC Limeira - Todos os direitos reservados 2016 | Desenvolvido por FMTurati WebDesign