Mercado abre nichos para profissionais de finanças e contabilidade

Informatização de processos exige novo perfil profissional; Senac Limeira oferece cursos na área

image0021Profissões tidas como tradicionais e com grande manipulação de informações, como de contador e afins, vêm sofrendo mudanças com a informatização de rotinas e o uso de sistemas on-line, que exigem, além do conhecimento técnico, o domínio da ferramenta. Para os profissionais, é momento de investir em treinamento, cursos e capacitações, que se tornam, cada vez mais, diferenciais no mercado.

A escrituração fiscal, por exemplo, que era feita manualmente, passou para o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), que elimina o uso do papel, porém, exige preparo específico do profissional. “A tendência é de informatização de toda a escrituração fiscal. A própria apresentação da escrituração de tributos para organismos federais, hoje, já é eletrônica”, diz Ronaldo Xavier da Silva, docente da área de finanças e contabilidade do Senac Limeira.
Especialista na área, ele afirma que a necessidade do domínio da informática só tende a crescer, mas isso também se reflete em mais vagas para profissionais especializados no mercado. “Essa qualificação se torna cada vez mais necessária, por isso o profissional deve se preparar para essa realidade”, diz Silva.
As carreiras da área financeira também ampliaram sua atuação nas empresas, passando a contribuir com a gestão e os projetos, seja com orientações sobre os melhores investimentos, seja com avaliação de linhas de financiamento ou simulação de retorno de capital, por exemplo, na programação de compra de uma máquina ou na terceirização de serviços, quando estes não são a principal atividade da empresa.
“Hoje, o mercado exige profissionais que vão além da execução de tarefas. As empresas buscam pessoas diferenciadas que contribuam com a gestão financeira para redução de custos e maximização de resultados”, afirma o docente, o que somente é possível a partir do investimento em constantes aperfeiçoamentos profissionais.
Alinhado às novas exigências do mercado da área de finanças e contabilidade, o Senac Limeira oferece os cursos Fluxo de Caixa, Escrituração Fiscal, Orçamento Empresarial, Administração de Contas a Pagar, Receber e Tesouraria, Analista Fiscal e Assistente Fiscal.
O curso Fluxo de Caixa prepara o participante para, a partir da elaboração do fluxo de caixa, avaliar o desempenho da atividade financeira da empresa, contribuindo para a gestão financeira das organizações. O atendimento à legislação do Sistema Tributário Nacional é foco do curso Escrituração Fiscal, que capacita o profissional para as rotinas e normas desse trabalho.
Peça fundamental para avaliação e orientação das finanças de uma empresa, o orçamento utiliza informações e relatórios contábeis para subsidiar o planejamento financeiro. O curso Orçamento Empresarial tem como mote as técnicas de elaboração desse planejamento.
O curso Administração de Contas a Pagar, Receber e Tesouraria capacita o participante a executar as rotinas de contas a pagar, contas a receber e tesouraria. Já o curso Analista Fiscal prepara o aluno para analisar os procedimentos fiscais, inclusive o regime de substituição tributária do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), valendo-se de conhecimentos, habilidades e valores relacionados com a aplicabilidade da legislação tributária pertinente.
Outra opção é o curso Assistente Fiscal, que prepara o aluno para conferir documentos fiscais, orientar a escrituração e elaborar as chamadas obrigações acessórias.

As inscrições estão abertas. Outras informações sobre os cursos e pré-requisitos podem ser encontrados no site www.sp.senac.br/limeira.

Serviço:
Fluxo de Caixa
Data: de 12 de abril a 31 de maio de 2014
Horário: aos sábados, das 10 horas às 13h30
Escrituração Fiscal
Data: de 12 de abril a 5 de julho de 2014
Horário: aos sábados, das 10 às 13 horas
Orçamento Empresarial
Data: de 26 de abril a 31 de maio de 2014
Horário: aos sábados, das 10 às 13 horas
Administração de Contas a Pagar, Receber e Tesouraria
Data: de 28 de junho a 16 de agosto de 2014
Horário: aos sábados, das 10 às 13 horas
Analista Fiscal
Data: de 26 de julho a 27 de setembro de 2014
Horário: aos sábados, das 10 às 13 horas
Assistente Fiscal
Data: de 4 de outubro a 13 de dezembro de 2014
Horário: aos sábados, das 10 às 13 horas

Local: Senac Limeira
Endereço: Rua Quadros Sobrinho, nº 1, Centro
Informações: www.sp.senac.br/limeira ou telefone (19) 2114-9199
Inscrições: www.sp.senac.br/limeira ou pessoalmente na unidade

 

JC Limeira - Todos os direitos reservados 2016 | Desenvolvido por FMTurati WebDesign