Médicos e profissionais de saúde de Limeira iniciam curso de pós-graduação

Foto Adilson Silveira (1)Médicos e profissionais de saúde da rede pública de Limeira iniciaram na quarta-feira, 4 de novembro, um curso de pós-graduação de preceptores – profissionais que acompanham o residente durante a formação. São duas turmas, com 20 alunos cada, nas modalidades de especialização em “Preceptoria de Residência Médica no SUS” e “Preceptoria no SUS”.

O curso é resultado de uma parceria do município com o Ministério da Saúde e o Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa. As aulas ocorrem ao longo de um ano, com encontros mensais e atividades pela EAD (Educação à Distância). Participam simultaneamente do curso 48 municípios selecionados pelo governo federal para receberem faculdades de medicina.

A abertura nacional do curso, por meio de teleconferência, contou com a participação do ex-Ministro de Saúde e atual secretário de Saúde da cidade de São Paulo, Alexandre Padilha, além do superintendente de ensino do Sírio-Libanês, Roberto Padilha e do secretário de Saúde de Limeira, Luiz Antônio da Silva. De acordo com ele, a vinda do curso de medicina para a cidade e a qualificação dos profissionais são um divisor de águas. “Com essa capacitação será possível, além de gerar emprego e renda para Limeira, conquistar uma saúde de qualidade para a população”, destacou.

A coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde e responsável por implantar o curso em Limeira, Ana Carolina da Silva Braz, destacou que a qualificação tem o objetivo de formar os profissionais para que eles possam exercer suas funções no SUS e tratar toda a população. “Limeira foi a única cidade a ter duas turmas de formação para preceptoria, totalizando 40 inscritos. Isso é um ganho muito importante”, afirmou. De acordo com ela, a capacitação proporcionará o aumento de vagas de residência médica.

JC Limeira - Todos os direitos reservados 2016 | Desenvolvido por FMTurati WebDesign