Limeira terá sua faculdade de medicina

curso-de-medicinaLimeira foi pré-selecionada para receber um curso de graduação em medicina a ser oferecido por uma instituição de educação superior privada. Portaria do Ministério da Educação com esse teor foi publicada na edição de terça-feira, 3 de dezembro, do Diário Oficial da União. A conquista contempla um esforço pessoal do prefeito Paulo Hadich, que vinha se empenhando para que o curso de medicina fosse implantado no município desde o início de seu mandato.
“É com muita alegria que vemos nossa cidade constar na lista oficial das cidades que poderão receber uma faculdade de medicina. Mais do que uma semente, é um pomar inteiro que está sendo plantado para futuras gerações”, afirmou Hadich, que destacou a importante participação do deputado federal Newton Lima para que Limeira tivesse sucesso nesse pleito. Antes mesmo da confirmação da vinda do curso para a cidade, o ISCA Faculdades e a Santa Casa de Limeira já haviam tornado pública a parceria que firmaram para receber a graduação. Pesa em favor dessa parceria, além da estrutura do ISCA, o fato da Santa Casa ser um Hospital Escola.
No total, 42 cidades de todo o Brasil foram pré-selecionadas pelo MEC. Destas, 16 estão no Estado de São Paulo. Até o dia 9 de dezembro, os municípios que não foram contemplados podem entrar com recurso. O resultado final está previsto para o dia 18 de dezembro. A publicação da lista final de cidades que receberão a graduação em medicina será publicada no Diário Oficial da União no dia 20 de dezembro.
Os municípios pré-selecionados, segundo a portaria do MEC, receberão a visita de uma comissão de especialistas, que verificarão in loco a estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde existentes em cada um deles. Hadich afirmou estar tranquilo em relação a essa etapa. “Limeira preenche todos os requisitos necessários para receber o curso”, ressaltou. A previsão do MEC é de que os cursos de medicina aprovados tenham início no segundo semestre de 2014 ou, no mais tardar, no primeiro semestre de 2015.
Outras conquistas
O prefeito lembrou que, na semana passada, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) oficializou a instalação de um campus em Limeira, que começará a funcionar em agosto de 2014. Hadich frisou ainda que Limeira já foi indicada também para receber uma unidade da Fatec (Faculdade de Tecnologia). Ele destacou que o IFSP e a Fatec se juntarão às diversas instituições públicas e privadas de ensino superior, médio e técnico existentes na cidade para formar mão de obra especializada em Limeira. “Esse é um forte fator de atração de empresas para o município”, reforçou.

JC Limeira - Todos os direitos reservados 2016 | Desenvolvido por FMTurati WebDesign