Limeira terá megamutirão contra a dengue em novembro

Foto Adilson Silveira (4)A Prefeitura de Limeira prepara um megamutirão contra a dengue em áreas centrais da cidade, em 27 de novembro, a partir das 9h. O planejamento da operação foi discutido durante uma reunião do Comitê de Prevenção e Controle da Dengue, realizado na sexta-feira, 23 de outubro, na sede da Secretaria de Educação.

A ideia é fazer uma varredura para eliminação de criadouros, na região que compreende o Centro e os seguintes bairros: Vila Cidade Jardim, Jd. Mercedes, Jd. Maria Helena, Vila Tank, Vila São João, Jd. Paraíso, Vila Anita, Jd. Piratininga, Boa Vista, Vila Giotto, além do Cemitério da Saudade I e II e no Parque Cidade de Limeira.

Um dos destaques da operação será a vistoria de imóveis que estão para alugar ou abandonados e pontos em que há denúncias de criadouros. Paralelamente ao combate do Aedes aegypti, a iniciativa servirá para conscientizar a população sobre a necessidade de atuar preventivamente, vistoriando a residência ou local de trabalho pelo menos uma vez na semana, por 10 minutos.

O megamutirão terá a participação de servidores municipais e voluntários de diversas instituições, como estabelecimentos comerciais, sindicatos, faculdades, associações de bairros e escolas. As ações coercitivas serão desempenhadas pelos agentes da Vigilância Sanitária, Fiscalização Unificada e Defesa Civil. Caso necessário, a Guarda Civil Municipal também será acionada.

De acordo com o representante do Comitê e diretor da Vigilância Sanitária (Visa), Alexandre Ferrari, é importante realizar essa operação antes do Natal e Ano Novo, períodos em que o Centro recebe maior concentração de pessoas. “Precisamos atuar preventivamente antes que o comércio comece a trabalhar até as 22h, pois estudos indicam que o mosquito fica mais ativo durante o cair da tarde e início da noite”, destacou.

A reunião contou com a participação da coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Pedrina Aparecida Rodrigues Costa, da representante da Secretaria de Educação, Elci Elvira Peixoto dos Santos, do diretor de Gestão de Pessoas da prefeitura, Adalto Rossetto Pacheco, do ouvidor do município, Rafael Martinati, e do diretor de publicidade da Secretaria de Comunicação Social, Eleuses Brandeker Júnior.

Foto: Adilson Silveira

JC Limeira - Todos os direitos reservados 2016 | Desenvolvido por FMTurati WebDesign