Limeira em festa: chegou o Poupatempo!

*Por Davi Zaia, deputado estadual (PPS) e secretário de Gestão Pública do Estado

secretario_Davi_ZaiaLimeira e toda a Região estão em festa. E não é para menos: o município receberá uma unidade do Poupatempo. O anúncio foi feito pelo governador Geraldo Alckmin no último dia 20 e, até o meio deste ano, a população contará com serviços ágeis e de qualidades oferecidos pelo programa, que possui 99% de aprovação dos usuários, segundo o Instituto de pesquisas Vox Populi.

O caminho foi longo para levarmos a unidade para o município, mas costumo sempre ressaltar que este é o tipo de luta que vale a pena. Alckmin e eu sabíamos da necessidade de implantar um posto na cidade. Agora, depois de anos de batalha, conseguimos efetivar a instalação. Para isso, a parceria com a Prefeitura foi fundamental. O Estado sempre busca implantar parcerias frutíferas com os Municípios, em vista do bem estar da população.

Nesta semana, tive a oportunidade de fazer uma visita técnica ao shopping indicado pelo governo municipal para abrigar o Poupatempo; uma área de mais de 900m². Levar o Poupatempo a Limeira facilitará ainda mais o acesso dos cidadãos. Quem mora em Iracemápolis e Cordeirópolis, minha cidade natal, também terá um deslocamento menor.

Aliás, é importante frisar a importância de se diminuir o deslocamento das pessoas. A instalação do Poupatempo Limeira aumenta a abrangência do entorno em um grande “cinturão” de cidades da Região de Campinas. O município campineiro, além de Piracicaba e Rio Claro, já contam com unidades. Agora, Araras e Americana também contarão com um posto. Assim, quem reside próximo a estas localidades, terá um acesso rápido e prático às centenas de serviços.

Além disso, uma das determinações de Alckmin é que o programa se renove sempre na premissa de chegar cada vez mais perto do cidadão paulista – esteja ele nos centros urbanos ou nos municípios mais distantes.

Em 15 anos de existência, o Poupatempo já realizou mais de 385 milhões de atendimentos nos 32 postos instalados no Estado. Se dividirmos este número pelo total de habitantes de São Paulo (42 milhões), a média é superior a oito atendimentos por morador; um número expressivo. Não é a toa que o Poupatempo é o maior programa de prestação de serviços ao cidadão do País, e modelo para todo o Brasil, sendo replicado em vários estados.

Em Limeira serão oferecidos diversos serviços, tais como emissão de RG (1ª e 2ª vias), Atestado de Antecedentes Criminais, emissão da Carteira de Trabalho, serviços do Detran / Ciretran (como emissão de CNH, Licenciamento de Veículos, Transferência), serviços públicos eletrônicos (Nota Fiscal Paulista, Boletim de Ocorrência Eletrônico, consultas a serviços da Secretaria da Fazenda) e unidade bancária para o recolhimento das taxas geradas pelo posto. O posto terá capacidade de atender, aproximadamente, mil pessoas/dia.

Por isso, a festa é válida. Os cidadãos podem celebrar. O que era um sonho distante tornou-se uma realidade concreta.  E quem ganha com isso é a população, para quem destacamos nosso empenho em oferecer mais qualidade de vida e bons serviços.

davizaia@sp.gov.br

JC Limeira - Todos os direitos reservados 2016 | Desenvolvido por FMTurati WebDesign