Limeira conquista selo Município VerdeAzul

IMG_0520aO sentimento de missão cumprida prevaleceu durante o anúncio da conquista do selo Município VerdeAzul, que ocorreu na tarde de sexta-feira, 19 de fevereiro, no Edifício Prada. Limeira alcançou a 59ª colocação, a melhor desde que participa do programa, em 2009. A pontuação total da cidade ficou em 84,53. O selo é concedido pelo Governo do Estado de São Paulo e tem o intuito de promover eficiência na gestão ambiental, valorizando a atuação da sociedade civil.

O prefeito Paulo Hadich destacou que o prêmio é reflexo das ações efetivas realizadas durante o ano de 2014. “É motivo de orgulho para todos nós, mostra que o nosso trabalho está no caminho certo e faz a diferença”, disse. Ele explicou que a cada ano as exigências ficam mais desafiadoras e é necessária a melhoria contínua. O prefeito pontuou como principais avanços da atual administração a implantação do tratamento terciário de esgoto na cidade, que está em andamento e será pioneira na região, e a preservação da mata ciliar na na sub-bacia do ribeirão Tabajara, com o plantio de 200 mil árvores dentro de três anos.

Tiago Georgette, responsável pelo processo de conquista do selo, frisou que o diálogo com outras instituições e com a sociedade civil foi determinante para o êxito. “Para os próximos anos, um dos desafios será unir esses esforços com a região, já que o meio ambiente não tem fronteiras”, falou. O secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Alquermes Valvasori, destacou que o prêmio é para toda a cidade, graças ao esforço em conjunto de diversos setores. “Os resultados serão percebidos pelas próximas gerações”, disse.

Entre as ações que alavancaram a pontuação de Limeira está a aplicação dos planos municipais de Saneamento, de Resíduos Sólidos e da Construção Civil, que são exigências nacionais antigas e só foram realizados nesta gestão. Outro destaque de gestão ambiental na cidade é a qualidade do Aterro Sanitário. O Plano de Arborização Urbana e as ações de proteção aos mananciais também foram importantes.

Estiveram presentes no evento o vice-prefeito Antonio Carlos Lima, o presidente do Saae Osmar da Silva Júnior, e os vereadores Erika Tank, Toninho Franco, Sidney Pascotto (Lemão da Jeová Rafá), Aloísio Andrade e Edivaldo Antunes (Dinho).

 
Fotos: Divulgação.

 

JC Limeira - Todos os direitos reservados 2016 | Desenvolvido por FMTurati WebDesign