Leve, nutritivo e gostoso: nutricionista ensina a preparar os peixes de forma saudável

Quando assado, grelhado ou cozido no vapor, o pescado preserva seus nutrientes e tem o sabor realçado
Para manter o equilíbrio da alimentação, deixando-a mais rica e nutritiva, é importante incluir no cardápio os peixes, de duas a três vezes na semana. Saborosos, com diversas e deliciosas formas de preparo, eles são ótimas fontes de vitaminas e minerais, garantindo a porção de saúde que o organismo necessita.
“Os peixes são ricos em vitaminas do complexo B, essenciais para o bom funcionamento do sistema nervoso e excelentes fontes de ômega 3, que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares”, explica a nutricionista do Oba Hortifruti, Letícia Amaral.
Para manter esses e outros nutrientes do pescado é preciso prepará-lo de formas mais saudáveis. “Quando assado, grelhado ou cozido no vapor, o sabor do peixe é realçado e boa parte dos nutrientes é preservada. Essas formas de preparo também pedem pouca ou nenhuma adição de óleo, manteiga e azeite, o que diminui o valor calórico da preparação”, esclarece a profissional.

Confira as dicas da nutricionista do Oba Hortifruti, Letícia Amaral, para cada tipo de preparo:
Assado: é uma maneira prática e rápida de preparar o peixe. Para que ele não fique ressecado, sempre regue o pescado com os temperos e envolva-o com papel manteiga antes de ir ao forno, assim a textura, o sabor e, principalmente, os nutrientes são mantidos. Salmão, bacalhau e robalo ficam ótimos no forno;
Grelhado: quando feito dessa maneira, o peixe fica mais saboroso, levemente crocante e saudável. Sempre aqueça a grelha em fogo alto por um bom tempo antes de colocar o peixe, assim os nutrientes se mantêm. Para esse preparo o ideal são peixes mais firmes, como linguado, tilápia e saint Peter;
Cozido no vapor: desta maneira quase todos os nutrientes do peixe são preservados e o valor calórico do prato diminui bastante. O vapor não interfere na suculência do pescado, mantendo seu sabor. Bacalhau, abadejo e cação são os mais indicados para essa forma de preparo.

Semana do Peixe
Promovida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a 13ª Semana do Peixe, que apesar do nome tem duração de 15 dias, incentiva o aumento de consumo de pescados como parte de uma alimentação mais saudável. O Oba Hortifruti apoia essa iniciativa e preparou ofertas especiais em todas as lojas durante esse período. Abastecido diariamente, o setor de peixaria da rede oferece uma grande variedade de peixes e frutos do mar frescos e congelados, além de cortes especiais de pescados, que podem ser encontrados em bandejas e prontos para integrar diversas receitas. Mais frescor, qualidade e sabor em cada prato.

Veja receitas de peixe assado, grelhado e cozido no vapor elaboradoras pela nutricionista do Oba Hortifruti:

Linguado grelhado com mel e ervas aromáticas

Ingredientes
4 filés de linguado
1 dente de alho
2 colheres (sopa) de mel
1 ramo de alecrim
1 ramo de tomilho
2 colheres (sopa) de salsinha
3 folhas de sálvia
20 gramas de manteiga
2 colheres (sopa) de azeite
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo
Corte o dente de alho pela metade e passe no triturador a sálvia, o tomilho e o alecrim. Aqueça em uma frigideira antiaderente a manteiga e o azeite. Em seguida, acrescente o alho e as ervas aromáticas. Deixe por 1 minuto. Retire o alho da panela, adicione os filés e deixe-os dourar dos dois lados. Junte o mel e deixe caramelizar por 1 minuto junto as ervas aromáticas. Desligue o fogo, tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Salpique a salsinha bem picadinha e sirva em seguida.

Bacalhau assado com legumes
Ingredientes
2 postas grandes de lombo de bacalhau dessalgado
2 dentes de alho
8 mini cebolas
½ pimentão vermelho
½ pimentão amarelo
1 abobrinha italiana
1 xícara (chá) de azeite
Salsinha a gosto
Sal a gosto

Modo de Preparo
Pré-aqueça o forno a 200ºC durante uns 15 minutos, enquanto isto prepare os demais ingredientes. Corte o alho em lâminas finas, retire as cascas das cebolas, corte as abobrinhas e os pimentões em quadrados médios. Acrescente em uma forma as postas de bacalhau, com a parte da pele voltada para baixo, regue com a metade do azeite e tempere com sal a gosto. Cubra com papel alumínio e leve ao forno por 15 minutos. Neste mesmo tempo, aqueça a outra metade do azeite em uma frigideira e doure o alho e a cebola. Junte os pimentões, a abobrinha e sal a gosto. Refogue-os por 10 minutos. Retire o bacalhau do forno e adicione os legumes refogados em volta das postas. Retorne ao forno por mais 10 minutos, sem o papel alumínio, até dourar. Finalize com os ramos de salsa por cima para decorar.

Filé de abadejo a vapor com ervas
Ingredientes
4 filés de abadejo
300 ml de água
100 ml de vinho branco
1 fio de azeite
Ervas aromáticas (manjericão, coentros, tomilho, etc.) a gosto
Sal e pimenta do reino moída a gosto

Modo de preparo
Numa panela com acessório de cozedura a vapor, aqueça a água misturada com o vinho branco, as ervas aromáticas a gosto e um fio de azeite. Quando levantar fervura, coloque os filés temperados com sal e pimenta no acessório de cozedura a vapor e deixe cozinhar cerca de 10 minutos. Sirva com legumes salteados na manteiga.

Sobre o Oba Hortifruti
A rede oferece diariamente qualidade e variedade de produtos com um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, levando o equilíbrio entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.
Atualmente, possui 41 lojas nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal. Ao longo dos seus 36 anos de história, a rede expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré-lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.

É gostoso comer bem!
Acesse: www.redeoba.com.br
Siga o ObaHortifruti
www.facebook.com/Rede.Oba
www.twitter.com/oba_hortifruti
@obahortifruti

JC Limeira - Todos os direitos reservados 2016 | Desenvolvido por FMTurati WebDesign