Inspiramais – Inverno 2016

Projetos sustentáveis para a moda brasileira serão apresentados no Inspiramais
Salão acontece nos dias 08 e 09 de julho no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo

Walter Rodrigues em palestra no Inspiramais
Walter Rodrigues em palestra no Inspiramais

Fazer moda de maneira inteligente, responsável, agregando valor ao produto e às práticas para seu desenvolvimento sustentável: essa é a proposta de três projetos que integram a programação do Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Materiais –  que chega à sua 12ª edição levando as principais inspirações da próxima temporada para a cadeia produtiva da moda brasileira. Realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), pelo Footwear Components by Brasil e pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), o Inspiramais Inverno 2016 acontece nos dias 08 e 09 de julho das 09 às 19 horas, no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca – 5º andar (Rua Frei Caneca, 569, São Paulo).

Foi em janeiro deste ano que o projeto Saberes Manuais estreou no Inspiramais, com a  curadoria da designer Flávia Vanelli, sócia na empresa RATOROI de Santa Catarina, o Saberes Manuais pretende reunir criatividade, vocações regionais, pesquisas tecnológicas e o reaproveitamento para busca coletiva de um design que articule propósitos pautados pela sustentabilidade, levando-os ao caminho do “novo luxo”. Nessa edição o projeto – que conta com a participação da Comunidade Indígena Guarani Carijós de Barra do Sul, SC; da  Mulheres do Frei – Palhoça, SC e da Fios e Flores de Joinville, SC – dará sequência a busca pela inovação sustentável econômica e social, em um misto entre indústria, artesanato e materiais residuais e naturais diversos, diluindo cada vez mais as fronteiras.

Já o projeto Ecodesign, capitaneado pela estilista Isabela Capeto, consiste na consultoria para o desenvolvimento de produtos em couro a partir de práticas que tenham pouco impacto ambiental, utilizando solventes a base de água, produtoschrome free e taninos vegetais para o desenvolvimento de bolsas, calçados e acessórios – apresentados nessa edição do Inspiramais.  A estilista visitou os curtumes Aguapé – couros exóticos (peixe e rã); Krumenauer – vacum; FCC – solas em grupon; Fuga Couros – vacum e Curtume Caxiense (ovelha) e as empresas: Comlasa – forro; Sander Irmãos – chifres; Blaze Transfers  e Componentes / hot fix ; Reuter Metais– Metais e Cifa Fios e linhas – cordão encerado, acompanhando passo a passo de cada etapa do desenvolvimento da coleção. Os produtos são de couro exótico ou vacum, criados a partir de taninos e garantindo maior aproveitamento das matérias primas.

Outro projeto sustentável que integra o Inspiramais é o Inovações Químicas para Couro, que apresenta a funcionalidade de produtos químicos inovadores atualmente disponíveis para o tratamento do couro pela indústria da moda. Traz, também, informativos detalhados sobre os processos pelos quais cada pele passou até atingir determinados efeitos como: cores, texturas, brilho e maciez; a partir do processo de aplicação de produtos de alta tecnologia e com apelo ecológico.

Realização – A realização é da Assintecal, Footwear Components by Brasil, CICB e Sebrae. O patrocínio é das empresas Altero, Bertex, Brisa Intexco, Cipatex, Grupo Cofrag, Colorgraf, Diamond Acessórios, Comunicação Impressa, Espugum, Magma, Sappi | Warren Release Papers, Twiltex e York. A parceria é da Agência Brasileira de Promoção às Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O apoio é da Associação Brasileira de Estilistas (Abest),  Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem (Abiacav), Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), Texbrasil, Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Instituto Nacional de Moda e Design (IN-MOD) e  Instituto by Brasil (IBB).

Sobre a Assintecal – A Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) conta com três décadas de atuação constante em prol do setor, agindo diretamente na defesa de seus interesses através de várias frentes. Seu trabalho é reconhecido pela força no diálogo com todas as esferas de governo, pela consolidação do mercado internacional e pela disseminação do conteúdo de moda, que inclui o desenvolvimento de produtos. A entidade conta com 300 associados, mas responde por um setor que congrega aproximadamente 3.000 empresas. A associação está sediada em Novo Hamburgo (RS), centro do polo considerado o maior cluster calçadista do mundo, e conta com escritórios regionais em São João Batista (SC), Nova Serrana (MG), Birigui (SP), Franca (SP) e Jaú (SP).

JC Limeira - Todos os direitos reservados 2016 | Desenvolvido por FMTurati WebDesign