Hotel de Caxambu aposta no turismo regional

A convite de Raul Spinelli, proprietário do Hotel União e da Assimptur,  estive visitando  junto de um grupo de jornalistas, a cidade de Caxambu, uma das principais cidades do Circuito das Águas de Minas Gerais, conhecida como importante estância hidromineral.
A cidade é encantadora e tem um potencial enorme  para ser explorado. Além do Parque das Águas, que possui doze fontes de águas minerais, gasosas e medicinais, tem montanhas, cachoeiras, e uma gastronomia muito rica. Queijos premiados internacionalmente, doces e um povo acolhedor!

 

Localizada a 320 quilômetros da cidade de São Paulo e 280 do Rio de Janeiro, a cidade de Caxambu compõe o chamado Circuito das Águas de Minas Gerais. Com pouco mais de 20 mil habitantes, a pacata estância hidromineral gira em torno do Parque das Águas, que tem em sua área 12 fontes naturais com apurado projeto arquitetônico e um balneário reformado em 2014.

As águas minerais são classificadas como “Carbogasosas” atraindo para a região  turistas de diversas partes do Brasil e do exterior. As águas de Caxambu brotam da terra e fazem muito bem à saúde. Cada fonte serve para um tratamento e um benefício específico. Algumas águas são boas para regular a pressão arterial, outras para o funcionamento do intestino, outra é ideal para os olhos além das que prometem melhorar a circulação e problemas relacionados à pele.

A maioria dos hotéis de Caxambu fica perto da área central, alguns deles foram construídos entre o final do século 19 e início do século 20 preservando as características originais. Diante de pouca oferta de bons restaurantes na cidade, as diárias da maioria deles incluem pensão completa.

E um dos destaques da hotelaria local é o Hotel União, que foi construído e inaugurado em março de 1942, portanto completou recentemente 76 anos de vida. O hotel oferece 77 apartamentos completos com tv, telefone, aquecimento central e um clima pra lá de especial no atendimento. A piscina é aquecida no inverno e o lazer se completa com sauna, bar, salão de jogos, salas de convenções e internet banda larga.

Varandada de Bacalhau e Pastel de Belém

Gastronomia – Destaque para o serviço a inglesa

O delicioso tempero da comida de fazenda aliado ao melhor da gastronomia compõe um cardápio feito com todo o cuidado e carinho para ser degustado e aprovado pelos mais variados tipos de paladar. E tudo isso com mais uma peculiaridade: servidos no sistema à inglesa. Assim, o sortido menu  passa a ser apreciado de forma exclusiva em apresentações e sabores únicos e específicos para cada tipo de refeição. No almoço, sempre uma salada de entrada, um segundo prato, um principal e um Buffet de sobremesas repleto de opções e sempre uma opção nova preparada pelo chef; enquanto para o jantar, sempre uma receita especial de sopa ou creme.

Além disso, a cozinha do Hotel União mescla pratos típicos da culinária internacional, com destaque para a tradição da saborosa comida portuguesa, onde os visitantes poderão experimentar o famoso bacalhau, o tradicional caldo verde e os deliciosos pastéis de Belém. Não irão faltar os pratos de culinária mineira, com destaques para o pernil com tutu de feijão, o frango à mineira além de um completo buffet de sobremesas onde estão os doces em compotas e em caldas e o delicioso queijo mineiro, preparado com leites selecionados.

Depois de tudo isso, para descansar, você pode optar por ler um livro na sala da lareira. Nas noites de céu estrelado e temperatura amena, sempre depois do jantar há música ao vivo. A equipe de funcionários procura estar atenta a todo o tipo de necessidade do hóspede, por isso, o empreendimento é um dos mais tradicionais de Caxambu e mantém altos índices de satisfação por parte dos visitantes.

Boa estrutura para eventos 

O Hotel União não satisfaz apenas os hóspedes de lazer. O empreendimento conta com estrutura completa para eventos de pequeno e médio porte. São 3 salas e 1 auditório a disposição de empresas e grupos. O auditório tem capacidade para até 100 pessoas e pode atender a palestras, cursos, convenções, workshops e até reunião de empresas e igrejas, atendendo de maneira satisfatória o mercado corporativo.

Uma rica história de vida

O hotel foi construído em 1942 por Dona Maria Fontelas Rosado Nunes e seu marido, José Rosado Nunes, ambos portugueses – ela de Vila Real e ele de Algarvio.

Dona Maria chegou de Portugal aos 18 anos e foi morar em Campos Altos, sendo, por volta de 1926, a primeira professora da cidade, que fica na região do Alto Paranaíba próxima a Araxá. Com 25 anos foi convidada para trabalhar na Rede Ferroviária Federal, onde conheceu o marido e construíram o hotel mais familiar e aconchegante do sul mineiro. Junto com sua filha, Maria Celeste, cuidou do hotel com a hospitalidade portuguesa e mineira. Desde 1989, seu neto Raul Spinelli passa a ajudar na administração do empreendimento.

Admiradores da natureza exuberante da região e do valor histórico do local, os descendentes de Maria Fontelas Rosado Nunes decidiram compartilhar com o público os encantos do lugar, transformando-o num emblemático empreendimento para a divulgação das potencialidades do turismo regional. Com isso, foi totalmente atualizado e restaurado e reestruturados para proporcionar, com todo estilo e conforto, uma experiência única aos hóspedes.

Outros destaques da cidade

Passeio de teleférico

Com aproximadamente 1090 metros de altitude e a 186 metros acima do Parque das Águas, o Morro do Cruzeiro proporciona ao visitante uma deslumbrante vista panorâmica da cidade e das montanhas da Serra da Mantiqueira. Cortando o lago e a mata nativa é possível avistar toda a beleza do Parque das Águas e lá do alto visitar o Cristo Redentor e admirar o conjunto urbanístico da cidade e as montanhas que a abraçam. O teleférico funciona todos os dias das 9h às 18h e o ingresso custa R$ 20,00 por pessoa. Lá no alto, além dos mirantes, um restaurante com o melhor da culinária mineira e lojas de artesanato e doces caseiros.

Parque das Águas

Caxambu concentra o maior complexo hidromineral do mundo, com doze fontes de água  mineral com propriedades diferentes, a maioria delas concentradas no Parque das Águas Doutor Lisandro Carneiro Guimarães com cerca de 210.000m2 de área.  Além disso, o Parque possui gêiseres, piscinas de águas mineral, bosques, jardins, alamedas, lago com pedalinhos, pista de cooper, quadras esportivas e abriga o belissimo  Balneário Hidroterâpico, construído há mais de  um século em estilo neoclássico. O prédio é ricamente ornamentado com vitrais franceses, azulejos e  pisos de Portugal e Inglaterra, que formam mosaicos e desenhos. O local está em reforma, mas a previsão é de que até março de 2019, estará novamente em funcionamento.

Banho dos gêiseres diariamente e de graça

Os gêiseres são nascentes termais que entram em erupção constantemente e lançam colunas gigantescas de água quente e vapor de ar. É um dos fenômenos mais bonitos da natureza e raro de poder ver com os próprios olhos.

No Parque das Águas, o gêiser Floriano de Lemos pode atingir até 8 metros de alturas e uma temperatura de 27°. Além da alta quantidade de calor presente no ar, outro fator que faz com que o gêiser exploda são os gases, que fazem a água jorrar em intervalos de tempo indefinidos. O espetáculo acontece uma veze por dia. No grande cogumelo, os turistas podem banhar-se com as águas do gêiser gratuitamente e experimentar as propriedades terapêuticas dessa atração única no Brasil. O gêiser Floriano de Lemos é o único existente no Brasil e o segundo no mundo. O outro fica na França.

Reservas e Informações:  www.hoteluniao.com.br ou pelo fone (35) 3341-3333.

As diárias  são a partir de R$ 350,00 o casal incluindo pensão completa. Para períodos fora de temporada.

 

 

 

JC Limeira - Todos os direitos reservados 2016 | Desenvolvido por FMTurati WebDesign