Hadich recebe visita de cônsul e estreita relação com a China

IMG_0362
Cônsul geral adjunto da China no Brasil, Cheng Bao Xiang e o prefeito Paulo Hadich

O prefeito Paulo Hadich recebeu no domingo, 31 de janeiro, a visita do cônsul geral adjunto da China no Brasil, Cheng Bao Xiang. O encontro ocorreu no Parque Cidade e serviu especialmente para estreitar as relações entre Limeira e o país asiático e para comemorar o ano novo chinês.

De acordo com Hadich, a aproximação entre o Brasil e a China é bastante importante, já que a China é hoje o maior mercado econômico do mundo. No início do governo, em maio de 2013, o prefeito visitou a cidade chinesa Ganzhou, localizada ao sul da Província de Jiangxi, e assinou decreto que tornou a cidade irmã de Limeira.

Na ocasião, o prefeito manifestou o interesse em intensificar os negócios entre Limeira e sua nova cidade-irmã, principalmente na área tecnológica. “Tivemos a oportunidade de estreitar essa relação, já que para os chineses primeiro é preciso estabelecer uma relação de confiança. Por isso, é uma felicidade receber a visita do cônsul”, afirmou.

Conforme Hadich, os países fazem parte do chamado Bric, grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia e China e que se destacam no cenário mundial como países em desenvolvimento. “São países que tem um potencial para o futuro. A China é mais pujante e hoje é o grande motor econômico do planeta. Temos muito a aprender com eles, principalmente nas áreas de inovação e planejamento”, declarou.

O prefeito destacou ainda os investimentos para o fomento da economia de Limeira, como a implantação da Incubadora de Ciência,Tecnologia e Inovação, a criação do Parque Tecnológico e, ainda neste semestre, o lançamento de um distrito industrial com foco na tecnologia.

Para o cônsul, que veio pela segunda vez a Limeira, a primeira em missão oficial, a visita é motivo de alegria. “Hoje, China e Brasil são parceiros no Bric e isso eleva o potencial de amizade e parcerias comerciais”, disse. Cheng Bao Xiang falou dos investimentos chineses no Brasil nos últimos anos e que vêm sendo acelerados, mas pediu para que estes processos avancem de forma bilateral.

O cônsul elogiou ainda as comemorações do ano novo chinês. “É uma grande oportunidade para que os limeirenses conheçam as tradições de 4.000 anos da China. Acredito que a relação entre os dois países só tende a crescer.”

Durante a visita, Hadich apresentou ao cônsul chinês a Biblioteca Municipal Professor João de Sousa Ferraz, que recebeu um acervo bilingue da China. O vereador Sidney Pascotto, o Lemão da Jeová Rafá, também recepcionou o cônsul.

Em seguida, acompanharam a 1ª Festa do Ano Novo Chinês, com comidas típicas, apresentações da Dança do Dragão e de artes marciais. O evento foi realizado pela Associação Cultural Brasil/China/Limeira (ACBCL), com o apoio da Prefeitura de Limeira e do gabinete do vereador Lemão da Jeová Rafá. A visita terminou na Fazenda Quilombo.

JC Limeira - Todos os direitos reservados 2016 | Desenvolvido por FMTurati WebDesign