Hadich recebe prêmio por avanços no saneamento básico em Limeira

Paulo Hadich recebendo o Prêmio InovaCidade 2016

O prefeito Paulo Hadich recebeu na noite de terça-feira, 29 de março, em Curitiba (PR), o Prêmio InovaCidade 2016 pelos trabalhos desenvolvidos em Limeira na área do saneamento básico. A iniciativa partiu do Instituto Smart City Business America, como forma de reconhecimento aos projetos e iniciativas que contribuem com a melhoria da qualidade de vida nas cidades.

Hadich participou ainda do congresso promovido pela entidade e falou da experiência positiva do município com a implantação da Muralha Digital e a queda acentuada da criminalidade.

Segundo o Instituto Smart City, a premiação é um reconhecimento aos esforços da Prefeitura de Limeira na área, universalizando o acesso da população aos serviços de água tratada, coleta e tratamento de esgotos e apresentando o menor índice de perdas de água tratada do país.

Atualmente, Limeira é a terceira melhor cidade do Brasil em saneamento, conforme o Ranking do Saneamento elaborado pelo Instituto Trata Brasil. O município possui 100% de água tratada à população e 100% de coleta de esgoto na área urbana. Em relação às perdas de água, Limeira registra um índice de 11,16%, enquanto a média no país é de 40,2%.

Apesar dos números positivos, serão investidos ainda R$ 108 milhões em melhorias no tratamento de água e esgoto. Haverá a ampliação e modernização de todo o sistema de captação de água na região do Jaguari/Pinhal; a modernização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Tatu, com a implantação de módulo para remoção de metais pesados, secagem de lodo e tratamento biológico, tratando 92% do esgoto.

Outra parte dos recursos será destinada à construção dos reservatórios ETA III, Gino e Santa Eulália, que aumentará em 30% a reserva de água tratada no município, passando dos atuais 52 milhões de litros para 68 milhões de litros.

Além disso, as regiões do Portal das Rosas, Egisto Ragazzo e Santa Eulália serão beneficiadas com aumento da oferta de água, com a instalação de novas adutoras. “Nossa ideia ainda é que no futuro a cidade tenha um sistema de retroalimentação, reaproveitando a água que trata”, declarou Hadich.

O presidente do Instituto Smart City Business, Leopoldo de Albuquerque, disse que as empresas e os governantes possuem consciência de que as cidades têm passado por transformações profundas e que é preciso haver cada vez mais transparência dos atos. “Os governos precisam oferecer um serviço de qualidade à população e a tecnologia avançou num patamar tão grande que as cidades precisam se adequar. Neste sentido, a iniciativa privada pode contribuir com parcerias”, falou.

CIDADES INTELIGENTES

O prefeito também participou do Smart City Business America Congress & Expo, onde falou sobre a experiência de Limeira com a Muralha Digital a um grupo de prefeitos e CEOs de grandes empresas, tendo como mediador Cláudio Acioly Júnior, coordenador do programa das Nações Unidas para o Direito à Habitação e chefe de política habitacional da ONU-Habitat.

Implantada em setembro do ano passado, a Muralha Digital conta com 41 câmeras, que monitoram todas as entradas e saídas da cidade. Desde então, o município registrou queda de 50,82% nos homicídios; 16,48% nos furtos; 15,31% nos roubos; e 44,37% nos furtos e roubos de veículos.

“Com os novos radares fixos, são mais 20 pontos conectados à Muralha. Todos os veículos serão fotografados, mas só os que excederem a velocidade receberão multas. Vamos conseguir mapear muito mais”, declarou Hadich.

De acordo com Acioly Júnior, esse tipo de experiência reflete o objetivo das cidades inteligentes, que é a melhoria da qualidade de vida. Por isso a importância do evento, com troca de informações e debates sobre as iniciativas municipais. “É preciso ainda a participação ativa dos cidadãos para criar um sentimento de pertencimento aos projetos”, citou.

O secretário do Planejamento e Coordenação Geral do Paraná, Silvio Barros, destacou a necessidade das boas práticas e experiências inteligentes serem compartilhadas. “Cada cidadão tem sua necessidade e os gestores devem encontrar com simplicidade e velocidade estas soluções para atender a população, com cumplicidade e vontade de implementá-las.”

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