Hadich anuncia primeira creche noturna em Limeira

IMG_4684aEm coletiva à imprensa, o prefeito Paulo Hadich anunciou o projeto-piloto de “Creche Noturna”. A iniciativa visa a atender crianças de zero a 3 anos de idade, respeitando, prioritariamente, as diretrizes básicas relacionadas à educação infantil, ou seja, proporcionar o pleno desenvolvimento educacional e social da criança. O anúncio ocorreu na tarde de quinta-feira, 21 de janeiro, no Edifício Prada.
 
Para a realização do projeto, a Secretaria de Educação contará com a parceria do Centro de Promoção Social Municipal (CEPROSOM). O atendimento ocorrerá das 19h às 23h, no Centro Infantil José Reinaldo Ribeiro Brugnaro II – Rua Senador Vergueiro, 1.309, Centro.
 
As inscrições estarão disponíveis a partir da próxima semana, na segunda, quarta e sexta-feira, no Centro Infantil José Reinaldo Ribeiro Brugnaro II. Os candidatos passarão por um critério de avaliação do Serviço Social Escolar, da Secretaria de Educação, para a comprovação da necessidade do serviço no horário noturno. Serão disponibilizadas, inicialmente, 30 vagas, mas dependendo da demanda, esse número poderá ser ampliado. A previsão é que o atendimento se inicie entre a segunda quinzena de fevereiro e o início de março.
 
Hadich explicou que a medida tem a finalidade de atender as crianças que ainda não são matriculadas na rede municipal e cujos pais precisam trabalhar ou estudar durante a noite, mas não têm com quem deixar os filhos. O atendimento será oferecido com as mesmas diretrizes do currículo pedagógico da Secretaria de Educação. “Temos que entender a educação não só como um processo de inserção, mas, sim, como um processo de evolução humana. É preciso que a família esteja também alinhada a isso. Essa é uma medida que trará um impacto positivo para a classe trabalhadora”, ressaltou.
 
O investimento para a implantação da Creche Noturna será baixo, pois a estrutura e funcionários serão os mesmos da creche já existente no local. O atendimento disponibilizará direção pedagógica, merendeira e monitores. De acordo com a secretária, Adriana Ijano Motta, os funcionários terão jornadas readaptadas ou receberão horas extras.
 
O evento contou com a presença do vice-prefeito, Antonio Carlos Lima, vereadores, sindicatos, diretores de Centros Infantis e do Bolsa Creche. Além do secretário de Esporte e Lazer, José Luiz Rodrigues, do secretário de Comunicação, Luiz Eduardo Mesquita, da presidente do Ceprosom, Ana Maria Sampaio e da diretora e coordenadora do projeto Creche Noturna, Araciana Rovai Cardoso Dalfré.
 
Novas creches
A previsão é que as duas primeiras creches que começaram a ser construídas no Parque Residencial Manoel Simão Levy e no Jardim Residencial Village sejam inauguradas até o final de março de 2016. A Pasta aguarda a finalização de serviços no entorno das escolas e a aquisição dos mobiliários para iniciar os atendimentos. As novas creches, além do projeto de ampliação em outros Centros Infantis, contribuirão para a diminuição do deficit de vagas no município. Em novembro, após as inscrições, a demanda chegava a 2.500 vagas, mas, em dezembro, caiu para 200. A perspectiva é zerar o deficit de vagas ainda no primeiro semestre deste ano.
 
JC Limeira - Todos os direitos reservados 2016 | Desenvolvido por FMTurati WebDesign