Gestão inovadora: indústria de Limeira/SP investe em tecnologia na área comercial para acelerar crescimento

Eletro Metalúrgica Brum dobrou a capacidade de vendas em três anos ao implantar sistema integrado entre gestores e vendedores e, a partir de agora, projeta automatizar a produção de equipamentos

Especializada na produção de equipamentos para distribuição e proteção de energia às indústrias e distribuidoras de materiais elétricos, a Eletro Metalúrgica Brum, de Limeira (SP), é o caso típico de indústria que cresceu de forma exponencial por meio do talento e conhecimento técnico do seu fundador, José Luiz Brum. Com mais de 35 anos de mercado, hoje a empresa também incorpora o modelo de indústria 4.0, que requer o uso de tecnologias avançadas para automação e troca de dados, além de utilizar conceitos de Sistemas Ciberfísicos (CPS), computação em nuvem e Internet das Coisas (IoT).

A adaptação foi impulsionada a partir da chegada do diretor comercial, Matheus Brum. Terceira geração da família a atuar na linha de frente, ele utilizou sua experiência na área de programação para auxiliar a Brum na transição de um modelo de gestão alinhado com as novas necessidades do setor industrial.

O primeiro diagnóstico feito pelo executivo foi a necessidade de implantar sistemas tecnológicos voltados ao seu departamento, uma vez que faltavam estatísticas de vendas, faturamento gerado por cada cliente, etc. “A partir desse momento, iniciei internamente o trabalho de convencimento sobre a importância de investir em uma plataforma capaz de modernizar a gestão comercial e, ao mesmo tempo, possibilitar o aumento de produtividade da equipe de vendas”, esclarece.

Após mapear o mercado por cerca de um ano, Matheus decidiu adotar o Ploomes, software de CRM voltado para indústrias e distribuidoras que integra a operação de ponta a ponta para gestores e vendedores, além de permitir o controle e a tomada de decisões estratégicas baseadas em dados em tempo real. Com a implantação do software, todos os executivos comerciais da Brum passaram a atender uma carteira de 1.500 clientes, propiciando um aumento de 100% na capacidade de vendas para cada profissional. “Ao contrário do que todos poderiam imaginar, não diminuí a quantidade de vendedores da empresa com o uso do Ploomes. Ampliei o potencial de alcance e, posteriormente, ainda aumentei o número de profissionais”, argumenta.

Atuando no Brasil e exportando também para países da América Latina, a Brum possui atualmente uma estrutura de vendas com diversas hierarquias. A equipe conta com representantes e vendedores externos/internos, supervisores e gerentes da matriz e nas filiais de São Paulo e Goiânia, além do diretor comercial. “Após a implantação do software, todo o time passou a ter maior agilidade na checagem de informações e no acompanhamento da política comercial. Antes, dependíamos dos relatórios em excel gerados no fim de cada mês para tomar conhecimento sobre os rumos e os negócios da empresa, o que atrasava qualquer tomada de decisão”, explica o executivo.

Após a bem sucedida implementação da tecnologia na área comercial, a Brum já vislumbra automatizar outros setores da indústria. O próximo passo será a aquisição de robôs com intuito de auxiliar na produção de alguns equipamentos. “A ideia é continuar inovando para sempre estar à frente dos concorrentes”, conclui.

Sobre o Ploomes

O Ploomes é o primeiro software de vendas do Brasil que une funções estratégicas dos CRMs mais modernos do mercado com a parte operacional de indústrias e distribuidoras B2B. Com isso, o produto garante o completo engajamento da equipe de vendedores e gestores. Idealizado por Vinicius Sampaio em 2006 para auxiliar exclusivamente a indústria de seu pai, o produto foi evoluindo sem o objetivo de ser comercializado até 2013. Neste ano, entretanto, Vinicius se uniu a Matheus Pagani e Tiago Pagani para começar a trabalhar no desenvolvimento da plataforma, visando atender outros tipos de indústria e distribuidores de forma escalável. Lançado no mercado em 2015, a plataforma registrou crescimento mensal médio de 10% e hoje possui mais de 500 clientes em sua carteira. Recentemente, a startup também recebeu aporte milionário do investidor Jander Martins, fundador de empresas como Nexaas e MasterSAF. Para 2019, a expectativa é registrar crescimento de 300% no faturamento em relação ao ano passado e dobrar o atual número de colaboradores. Mais informações em: https://www.ploomes.com/.

Sobre a Brum

A Eletro Metalúrgica Brum nasceu em 1983, em uma casa alugada de 96m², com o propósito de fabricar fusíveis-cartucho. A boa aceitação do produto, juntamente com inovações nos materiais utilizados, foi um passo para que a Brum iniciasse a fabricação de centros de distribuição de disjuntor. Mais tarde, em 1987, a empresa inaugura sua primeira sede própria, com 500m², e mais uma vez, por solicitação dos clientes, foram criadas novas linhas de caixas de passagem, caixas para medição e produtos para telefonia. Em 1988, após uma importante reestruturação, a Brum iniciou a fabricação de painéis modulares, mesas de comando, quadros para montagens eletroeletrônicas, centro de comandos para motores e produtos especiais segundo as demandas dos clientes. Já na última década, o ponto forte da empresa foi manter cerca de 500 produtos de sua linha à pronta entrega, priorizando sempre a qualidade, usabilidade, design e inovações

JC Limeira - Todos os direitos reservados 2016 | Desenvolvido por FMTurati WebDesign