Foz do Brasil premia alunos vencedores do Pintou o Natal; mata ciliar ilustra cartão de fim de ano

Os 5 vencedores

Em cerimônia de premiação, a Foz do Brasil contemplou nesta sexta-feira, 7 de dezembro, os cinco finalistas do concurso de desenho Pintou o Natal, promovido pela concessionária em parceira com a Diretoria Regional de Ensino a alunos da rede estadual e particular. Promovido desde 1998, esta é a 15ª edição do concurso e esse ano abordou um tema fundamental para a preservação dos recursos hídricos “Mata Ciliar: uma proteção para os rios”.

O tema foi retratado com muita criatividade pela aluna vencedora, Bianca Fernandes, da Escola Estadual Luigino Burigotto, que teve seu desenho estampado no cartão de Natal da Foz do Brasil e ainda levou para casa um notebook. Em seu desenho Bianca uniu a importância da preservação ambiental e o espírito natalino, trazendo um tema tradicional para a atualidade. No lugar de presentes, os três reis magos levam nas mãos mudas de árvores e a cidade retratada, além de casas e prédios, é cercada também de uma vasta vegetação no entorno de um rio.

Acostumado a ver seus alunos recebendo premiações no concurso de desenho Pintou o Natal, o professor de artes da Escola Estadual Luigino Burigotto, José Alves, explica o segredo de vencer por quatro vezes o concurso. “Quando recebo o tema da Foz pesquiso imagens de referência para trabalhar em sala de aula com os alunos, além de informações e obras de artistas consagrados, em seguida eles vão produzindo os esboços e eu dou dicas sobre a criação”, explica o professor.

Informada da colocação, a mãe da vencedora, Luzia Aparecida Fernandes, comemorou orgulhosa o empenho da filha. “Ela é dedicada nos estudos e tem trazido muitas notícias boas para a família. Entre tantos desenhos, ter o da minha filha em primeiro lugar me enche de orgulho.”, comemora a mãe.

Para o diretor da Foz do Brasil, Rogério Tadeu Ramos Sarro, além de estimular a questão cultural, o concurso tem como principal proposta despertar nos estudantes a consciência ambiental. “O que já foi feito no passado não conseguimos mudar, mas podemos mudar o futuro, por isso é importante trabalhar temas como preservação da mata ciliar com os estudantes”, considera o diretor.

A edição 2012 contou com a participação de 6.138 alunos de Limeira de 27 escolas da rede estadual e particular de ensino, sendo que entre os desenhos produzidos, cada escola selecionou três deles para concorrer a uma das cinco colocações: três primeiros lugares e duas menções honrosas.

O tema foi inspirado no Programa de Recuperação e Reflorestamento da concessionária que, de 2009 para cá, reflorestou 47 mil metros quadrados de área, somando cerca de 8 mil mudas de espécies nativas plantadas em Área de Preservação Permanente (APP), em sua maioria, às margens do Ribeirão Pinhal, importante manancial para o abastecimento de Limeira.

O evento aconteceu no auditório da concessionária e contou com a presença dos familiares dos vencedores, amigos da escola e o júri técnico representado pela Diretoria de Ensino, profissionais das áreas de publicidade e artes plásticas e integrantes da Foz do Brasil.

Antes da premiação o evento contou com uma apresentação com a peça “Guardiãs do Futuro”, produção de Iconix Eventos. Vindas de outro planeta, as personagens retrataram a importância de atitudes conscientes para a preservação do planeta Terra.

Conheça os vencedores

1º lugar: Bianca Fernandes – Escola Estadual Luigino Burigotto – Prêmio notebook

2º lugar: Fábio da Silva Oliveira Junior – Escola Estadual Profº Ely de Almeida Campos – Prêmio: câmera fotográfica

3º lugar: Victoria Raymundo – Escola Estadual Antonio Perches Lordello – Prêmio: Bicicleta

Menção Honrosa:

Evilyn Salles Lemes – Escola Estadual Luigino Burigotto – Prêmio: celular

Lucas de Sessa Nogueira – Colégio São José – Prêmio: celular

 

JC Limeira - Todos os direitos reservados 2016 | Desenvolvido por FMTurati WebDesign