Fondues de queijo e chocolate são destaques no cardápio de inverno

logo (2)Queijos Gruyère, Emmental, Estepe e chocolate amargo são os mais indicados para o preparo do prato
Tradicionais nesses dias mais friozinhos, as fondues, de queijo ou chocolate, casam bem com uma noite romântica ou na reunião com os amigos. Hoje, é possível encontrar fondues prontas, que aliam praticidade e sabor ou se aventurar na cozinha e preparar o prato. Os ingredientes e acompanhamentos permitem liberar a criatividade e preparar receitas inovadoras e saborosas.
Para a fondue de queijo os mais indicados são aqueles com massa aberta, que possuem buraquinhos e com sabor frutado e adocicado como o Gruyère, o Emmental e o Estepe. Já para a de chocolate, a variedade amarga tem sabor mais intenso e é menos calórica.
A dica para deixar a fondue de chocolate mais gostosa é usar a fava de baunilha, que é extremamente aromática e de sabor único quando dissolvida no creme de leite. Para a de queijo, a mistura de queijos mais fortes e suaves proporciona uma textura melhor.
“Vale a pena investir na variedade de frutas para acompanhar a fondue de chocolate. Banana, morango e uva são as mais tradicionais, mas cereja americana, kiwi e pêssego são opções da estação, que estão muito saborosas e tem importantes benefícios a saúde”, afirma a nutricionista do Oba Hortifruti, Daísa Pinhal.

Cereja Americana
Trazida diretamente dos Estados Unidos, ela é uma das frutas dessa estação. É um ótimo ingrediente para estar entre os acompanhamentos para a fondue de chocolate e inovar no prato. Uma opção saborosa, nutritiva e de baixo valor calórico. “Ela é rica em antioxidantes, que ajudam a controlar as taxas de colesterol, evitando doenças cardiovasculares e fonte de fibras, que contribuem na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de cólon”, afirma a nutricionista do Oba Hortifruti, Daísa Pinhal. Usando o próprio cabinho da cereja é só mergulhar a fruta no chocolate e apreciar todo o sabor dessa combinação.

Fondue Queijo 1Fondue de queijo no pão italiano redondo
Porção: serve 3 pessoas | Tempo de preparo: 30 min.
Ingredientes
300g de queijo Gruyère Cristina
300g de Queijo Emmental Francês Paysan Breton
1 dente de alho sem casca (inteiro)
180 ml de vinho branco seco
40 ml de conhaque ou vodca
1 colher de chá de amido de milho
150 ml de creme de leite fresco
1 pão Italiano redondo
Pimenta do reino branca a gosto
Noz moscada ralada na hora a gosto
Modo de preparo
Rale os queijos na parte mais grossa do ralador. Aqueça uma panela no fogo e esfregue o dente de alho no fundo. Coloque o vinho branco na panela e espere aquecer um pouco. Junte os queijos quando o vinho estiver morno. Em fogo baixo, mexa até que os queijos derretam. Em uma tigela, dissolva a maisena no creme de leite fresco e junte à mistura de queijos. Mexa até engrossar ligeiramente, junte o conhaque ou a vodca, um pouquinho de pimenta do reino branca e noz moscada moída na hora. Deixe cozinhar por mais um minuto, para evaporar um pouco o álcool do conhaque ou da vodca, e sirva.

Acompanhamentos
Strogonoff Bovino Oba Reserve
Linguiça Calabresa Defumada Sulita

Fondue Queijo 3Fondue aos três queijos com dill
Porção: serve 3 pessoas | Tempo de preparo: 30 min.
Ingredientes
50g de Queijo Gorgonzola Cream Azur Polenghi
150g de Queijo Tipo Grana Gran Formaggio
100g de requeijão cremoso (1/2 copo)
100 ml de creme de leite
100 ml de vinho branco seco
1 colher (chá) de amido de milho
Pimenta do reino branca a gosto
Noz moscada ralada na hora a gosto
1 colher (sobremesa) de dill picado
Modo de fazer
Rale o queijo tipo Grana Gran Formaggio na parte mais grossa do ralador. Aqueça uma panela no fogo e esfregue o dente de alho no fundo. Coloque o vinho branco na panela e espere aquecer um pouco. Junte os queijos quando o vinho estiver morno. Em fogo baixo, mexa até que os queijos derretam. Reserve. Em uma tigela, dissolva a maisena no creme de leite, acrescente o requeijão cremoso e misture bem, junte à mistura de queijos. Mexa até engrossar ligeiramente. Acrescente a noz moscada, pimenta e, por último, o dill picado. Sirva com a baguete.

Acompanhamentos
Pão italiano ou baguete

Fondue ChocolateFondue de chocolate com baunilha
Porção: serve 3 pessoas | Tempo de preparo: 30 min.
Ingredientes
300 ml de creme de leite UHT
½ fava de baunilha Madagascar (utilizar apenas as sementes)
100g de Barra de Chocolate Italiano Perugina Nero 70% Cacau
75g de Chocolate em Pó Italiano Perugina Ao Leite
100g de Chocolate Amargo Italiano em Gotas Perugina
Modo de fazer
Corte a fava da baunilha ao meio e raspe as sementes com a ajuda de uma faquinha. Coloque na panela do rechaud o creme de leite e as sementes de baunilha. Leve a panela para a chama do fogão e aqueça até ferver o creme de leite. Quando ferver, diminua o fogo ao máximo e junte a barra de chocolate, o chocolate em pó e o chocolate em gotas. Misture sem parar até que o chocolate derreta e todos os ingredientes fiquem bem misturados formando uma calda lisa e homogênea. Leve para a chama do rechaud apenas quando as frutas já estiverem higienizadas e picadas. Saboreie com mini wafers em cubos e com frutas diversas.

Acompanhamentos

Wafers Italianos em cubos Balocco Recheados com Creme de Avelã, Creme de Cacau ou Creme de Leite 250 g
200 g de kiwi Zespri
200 g de cereja americana
200g de morango fresco cortado ao meio (os maiores corte em 4 partes)
200g de uva sem sementes inteiras
200g de banana nanica cortada em fatias de 1cm

Sobre o Oba Hortifruti
Com experiência de 35 anos, a rede especializada em hortifruti vai além de oferecer aos seus clientes produtos excelentes no que se refere à qualidade, variedade e atendimento. Prioriza, em cada unidade, o tratamento diferenciado, exclusivo e cuidados com o consumidor. Ao longo do tempo, o Oba tornou-se referência, sendo fonte de informação para quem procura bons hábitos alimentares e esportivos, pois acredita que uma alimentação saudável e saborosa é a base para uma vida com mais qualidade.
Atualmente, possui 40 lojas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal, com área de venda aproximada a 21 mil m². São mais de 12 mil itens, sendo 300 só no setor de hortifruti e ainda 280 tipos de produtos pré-lavados. Conta com os setores de: frutas, verduras e legumes, pré-lavados, açougue, mercearia, frios e laticínios, adega, peixaria, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante.

JC Limeira - Todos os direitos reservados 2016 | Desenvolvido por FMTurati WebDesign