Extrema! O portal de Minas!!

Extrema! A melhor cidade para se viver em Minas Gerais!!

O município de Extrema está localizado na região extremo sul do Estado de Minas Gerais, distando de sua capital Belo Horizonte, 455 quilômetros e 100 quilômetros das regiões metropolitanas de São Paulo e de Campinas.

Posta nas proximidades destas regiões e servida pelas facilidades de acesso rodoviário e aéreo proporcionadas pela BR 381 (Fernão Dias), Rodovia Dom Pedro, e pelos aeroportos paulistas de Congonhas, Cumbica e Viracopos, Extrema (integrante do Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Minas Gerais), está de braços abertos para receber turistas de todo o mundo que buscam descanso, natureza, entretenimento, cultura e aventura.

Com efeito, a oferta turística de Extrema, estruturada a partir das 5 Rotas Turísticas, é variada e proporciona ao turista opções diversas de atrativos naturais, e culturais e ainda uma estrutura receptiva que engloba variedade de meios hospedagem, alimentação e lazer.

Nos segmentos turísticos atualmente encontrados no município, destacam-se o Turismo Rural, o Ecoturismo, o turismo Religioso e o Turismo de Aventura. Para os interessados em vivenciar a ruralidade e os modos de vida do interior de Minas Gerais, Extrema oferece oportunidade para se degustar o famoso leitão à pururuca, prato muito apreciado na região, e um café colonial com 28 itens com direito a boas prosas e causos. Além disso, o visitante ainda pode visitar cachaçarias e alambiques, conhecer parques municipais como os Parques Municipais da Cachoeira do Jaguari e do Salto e contemplar as belas paisagens do município.

Santuário de Santa Rita de Cássia

Aqueles que buscam desenvolvimento pessoal e espiritual encontram em Extrema lugares convidativos para a prática de atividades espirituais como as oferecidas pelo Santuário de Santa Rita de Cássia e pelo Convento Ain Karin.

O convite que faz a rota das rosas é para que o turista caminhe pelas ruas da cidade. Logo destaca-se o Santuário de Santa Rita de Cássia, na Praça Getúlio Vargas. A condição de santuário da paróquia de Extrema — fato acontecido em 10 de Maio de 2008 — se deve à posse de duas importantes relíquias, um fragmento de osso e uma parte de um manto vestido pela santa. Há ainda dentro da igreja uma cópia idêntica da imagem do corpo de Santa Rita, uma criação do escultor italiano Stefano Starace. Vale muito a pena conhecer as obras em cobre martelado do mosaicista e artista plástico ítalo-brasileiro Alfredo Mucci, que residia em Extrema onde manteve o seu ateliê até o seu falecimento, em 1984.

Por sua vez, Extrema oferece para os amantes do Ecoturismo, cenários privilegiados de Mata Atlântica com cachoeiras, nascentes, rios, montanhas, vales, ar puro e clima de montanha. É neste contexto que o visitante adepto de esportes de aventura pode praticar vôo livre, rafting no Rio Jaguari, rappel, canoyoning, escaladas, trilhas na Serra do Lopo, enduro e passeios de moto. Os inúmeros eventos regionais e nacionais que acontecem no município no decorrer do ano também atraem muitos visitantes e turistas e caracterizam-se por grande diversidade. Dentre os mais concorridos estão o FENAC (Festival Nacional da Canção), o Carnaval e o Festival de Inverno.

Vá conhecer a melhor cidade para se viver em Minas Gerais*  e conheça suas belezas naturais e patrimônio cultural.

*Indice Mineiro de Responsabilidade Social, Fundação João Pinheiro – 2013.

JC Limeira - Todos os direitos reservados 2016 | Desenvolvido por FMTurati WebDesign