Publicado em: sáb, mar 23rd, 2013

“Este Bairro é Meu”: 30 dias de novos tempos no Odécio Degan

odecio 2Na manhã de   sexta-feira, dia 22, um mês após o início do Projeto “Este Bairro é Meu”, no Odécio Degan, a Prefeitura de Limeira fez um balanço das atividades desenvolvidas com a comunidade do local, e também inaugurou um laboratório de informática no Centro Comunitário. A sala com os computadores será usada para cursos oferecidos para crianças, adolescentes e adultos.

Ana Maria Sampaio, presidente do Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal), falou desse um mês de projeto no Odécio Degan e destacou o trabalho em conjunto entre todas as secretarias e autarquias. Ela informou que, na tarde desta quinta-feira, dia 21, foi confirmada a parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), que dará o curso de informática e de manutenção e montagem de computadores aos inscritos no programa de capacitação.

O secretário da Habitação, Alex Marques Rosa, disse que a sala de informática simboliza esse trabalho intersetorial. Com o envolvimento das secretarias, autarquias e da comunidade, foi possível a realização desse projeto. “Esse trabalho em conjunto é essencial para mudar o bairro”, disse.

Para o professor José Claudinei Lombardi, secretário da pasta da Educação, trabalhar a qualidade da educação na escola pública é também melhorar o bairro. Lombardi ressaltou que a escola pública é uma excelente ferramenta de inserção junto à comunidade e isso ajudou na melhoria da qualidade de vida no Degan.

Os vereadores, Wilson Cerqueira e Érika Tank representaram o Legislativo limeirense. Cerqueira falou que a atual Administração está priorizando os que mais precisam, e que o trabalho de todas as secretarias juntas ajudou a resgatar a dignidade do bairro. A vereadora Érika Tank destacou que a população entendeu o projeto “Este Bairro é Meu”, e com isso cada morador desejou fazer parte do bairro.

O prefeito Paulo Hadich explicou que desde o início, quando ainda se pensava o Plano de Governo, junto com outros partidos da coligação, a melhoria da qualidade de vida da população já era parte dos eixos estruturantes, e que o trabalho intersetorial das secretarias seria fundamental nessa conquista. “O Projeto ‘Este Bairro é Meu’ começou no Degan, o local estava esquecido. No mês passado, tínhamos 15 crianças no Centro Comunitário; hoje os projetos estão lotados de crianças, adolescentes e adultos”, disse. Hadich falou sobre a sensação de pertencimento que foi devolvida aos moradores do Odécio Degan. “Queremos, no futuro, entregar o título de propriedade das casas e o morador vai poder dizer: esta casa é minha”. O prefeito ressaltou que o projeto vai ter continuidade e esse pertencimento será feito em todas as regiões, inclusive na área central.

As crianças que participam dos projetos culturais desenvolvidos no Centro Comunitário fizeram uma apresentação musical durante a cerimônia de inauguração da sala de informática. Os moradores também puderam acompanhar uma exposição com fotografias registradas nesses 30 dias do projeto.

Sobre o Autor

Leave a comment

You must be Logged in to post comment.