Especialista orienta como recém-formados devem fazer networking para se inserir no mercado de trabalho

Fazer bom uso das redes sociais e frequentar eventos da área são ótimas alternativas

downloadAo se formarem, muitos profissionais ficam perdidos em como dar os próximos passos e se inserir no mercado de trabalho. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), para trabalhadores entre 18 e 24 anos, grupo que inclui recém-formados, a taxa de desemprego atingiu 25,9% no fim de 2016, com alta de 6,5 pontos percentuais desde 2015. Para fugir dessa realidade é preciso usar as ferramentar certas e entre elas está o networking.

“Além da formação qualificada, conta muito o relacionamento mantido junto a pessoas que serão capazes de fazer indicações e dar referências, como é o caso de professores, profissionais da área e colegas.  É o networking que pode dar aquela mãozinha necessária para conseguir a tão sonhada vaga de emprego”, explica a docente de comunicação da DeVry | Metrocamp, Maria José da Costa Oliveira.

O networking é uma ferramenta muito importante para se inserir no mercado, mas não é tudo. “Buscar qualificação constante, ser responsável e comprometido e desenvolver características como entusiasmo, empatia e iniciativa são elementos que formam o conjunto necessário que facilitará a inserção no mercado”, ressalta a profissional.

Ela dá algumas dicas para os recém-formados que querem investir também no networking:

1° Frequente eventos da sua área – esteja em locais que reúnem profissionais e potenciais empregadores de sua área, tais como congressos, palestras, encontros, workshops, feiras e exposições;

2° Use as redes sociais a seu favor – participe de grupos de profissionais da sua área nas redes sociais, esse é um potencial local onde é comum a divulgação de vagas e a busca de talentos;

3° Liste seus contatos e se mostre – elabore uma relação com nomes de professores, profissionais e colegas que você conhece e encaminhe um e-mail personalizado manifestando seu interesse em ingressar no mercado e solicitando sua indicação para eventuais vagas que surjam relacionadas ao seu perfil e que sejam de conhecimento dessas pessoas. Anexe junto seu currículo;

4° Seja assertivo e peça um encontro pessoalmente – faça uma relação de potenciais organizações que empregam em sua área e tente identificar os responsáveis pelo RH. Envie um e-mail com a manifestação de seu interesse em ingressar na organização e tente agendar uma entrevista. O contato pessoal é sempre recomendável e pode ser uma excelente oportunidade para evidenciar suas habilidades.

Sobre a DeVry | Metrocamp

Integrante do grupo DeVry Brasil, a DeVry | Metrocamp é referência em educação com qualidade e inovação desde 2002, oferecendo aos alunos educação de padrão internacional, por meio um corpo docente especializado, infraestrutura de nível mundial – com 18 laboratórios de última geração, bibliotecas com acervo atualizado e salas de aula modernas – além de programas de suporte ao aluno (Care) e programas internacionais, como curso de inglês, intercâmbio para os EUA e palestras com professores estrangeiros. Com 14 anos de experiência em Campinas/SP, a instituição investe constantemente para formar cidadãos profissionais com experiência de aprendizado internacional, capazes de suprir as demandas do mercado de trabalho, atingindo seus objetivos educacionais e de carreira.

DeVry | Metrocamp em números

§  6 mil alunos
§  29 cursos de graduação
§  36 cursos de pós-graduação

§  7cursos de especialização

§ 14.885 m² com infraestrutura de padrão internacional 

§ 18 laboratórios com equipamentos de última geração

§ 110 salas de aula modernas e equipadas com ar condicionado

§ 1 auditório com capacidade para cerca de 250 pessoas 

Sobre o Grupo DeVry Brasil

Integrante do DeVry Education Group, provedor global de educação fundado há mais de 80 anos nos Estados Unidos, o Grupo DeVry Brasil empodera e conecta seus alunos a uma rede internacional de educação que está presente no Brasil desde 2009. Atualmente somos 17 instituições de ensino distribuídas no território nacional. São, ao todo, 24 campi, 320 cursos de graduação e 213 centros de aprendizagem em todo o país que atendem mais de 110 mil alunos em três posicionamentos diferentes: DeVry Brasil, instituições de excelência acadêmica; Faculdade Damásio e Ibmec, no segmento premium; e Damásio Educacional, com cursos preparatórios. Transformamos a vida de milhares de jovens, oferecendo-lhes infraestrutura de alto padrão, qualidade acadêmica, experiências de aprendizado internacional e suporte acadêmico e profissional. É assim que abrimos as portas do mundo para nossos estudantes. Porque ser internacional faz toda a diferença. Todas as instituições que compõem o Grupo DeVry Brasil figuram entre as cinco melhores das cidades em que estão localizadas. Para mais informações a respeito do DeVry Education Group e DeVry Brasil, acesse http://www.devrybrasil.edu.br.

 

JC Limeira - Todos os direitos reservados 2016 | Desenvolvido por FMTurati WebDesign