Escolas municipais receberão teatro sobre programa de coleta de óleo

Cerca de 10 mil crianças assistirão à apresentação teatral

Alunos do CEIEF Governador Mário Covas, do Parque Belinha Ometto, assistiram na manhã desta quinta-feira, 19 de setembro, a um espetáculo teatral sobre o programa de coleta de óleo de cozinha usado “Rio Limpo Começa em Casa”, promovido pela concessionária Foz em parceria com o SENAI e a Prefeitura de Limeira, por meio das Secretarias de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Bioatividades e da Educação.

O espetáculo irá percorrer as 26 escolas municipais participantes do programa como ponto de coleta de óleo, com expectativa de atender cerca de 10 mil crianças. Até o momento nove escolas já receberam a apresentação do teatro, que teve início em agosto e deve se estender até o início de dezembro.

Esse ano o programa Rio Limpo agregou mais nove pontos de coleta aos existentes, contabilizando um total de 51 locais de coleta distribuídos pela cidade em escolas municipais, estaduais e particulares, além de empresas e instituições. Entre os novos pontos está o CEIEF Governador Mário Covas. Para a diretora da escola, Silmara Maria Barana, a adesão ao programa irá beneficiar a população local que terá um ponto de coleta próximo para depositar as sobras de óleo de cozinha usado. “Temos grandes expectativas com o programa e esperamos envolver nossa comunidade na arrecadação. Outro aspecto bastante positivo é a oportunidade de trazer para nossos alunos um teatro com informações tão úteis como essas apresentadas”, comemora.

Promovida pela Foz, com roteiro e produção da empresa Iconix NS4, a apresentação teatral é uma das ações de educação ambiental do programa e além de informações sobre a coleta do óleo de cozinha, o teatro aborda outras questões ambientais ligadas ao comportamento inadequado do ser humano, como jogar lixo pelo vidro do carro, desperdiçar água em banhos demorados, queimar e derrubar árvores e jogar materiais recicláveis no lixo. Para o diretor de ensino da Secretaria Municipal da Educação, Walmir Alves Pereira, a linguagem teatral é uma das melhores ferramentas para fortalecer o ensino. “Com o teatro conseguimos trabalhar a educação ambiental por meio da cultura. Certamente eles irão levar para casa o aprendizado e disseminar para as próximas gerações”, avalia.   Prestigiaram a apresentação representantes da Foz, do SENAI e das Secretarias de Meio Ambiente Recursos Hídricos e Bioatividades e da Educação.

Projeto Técnico Social

O programa Rio Limpo faz parte das ações socioambientais que a Foz realiza com a comunidade e está relacionado às obras e investimentos no sistema de esgotamento sanitário do município, em especial, à ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Tatu.

Fotos. Crédito: Assessoria de Comunicação Foz

JC Limeira - Todos os direitos reservados 2016 | Desenvolvido por FMTurati WebDesign