Equilíbrio emocional para os torcedores

Saiba como amenizar o sofrimento quando o time do coração não ganha

Para lidar com os altos e baixos costumeiros entre as equipes de futebol é preciso equilíbrio emocional. Saiba como desfrutar dos prazeres da taça levantada pelo time, assim como lidar com uma desclassificação, sabendo superar perdas e decepções, com a psicóloga Camila Cury do instituto Augusto Cury

fanatico-580x330Que torcedor não vibra, sofre, se irrita e decepciona, pelo seu time? Há os mais fanáticos que cometem loucuras e, literalmente, partem o coração com tanta energia gasta nos 90 minutos de jogos e os regrados que conseguem se conter, mas o fato é que muita emoção rola para quem tem o futebol como paixão.

Saber se controlar emocionalmente nas partidas do time e, neste momento em especial durante os jogos da Copa do Mundo no Brasil, pode ser fundamental para não transformar o estresse gerado pelos jogos em problemas emocionais. Segundo a psicóloga e especialista em análise comportamental do instituto Augusto Cury, Camila Cury, o que ocorre é que as pessoas em geral não estão preparadas para lidar com perdas e frustrações, fato que infelizmente faz parte da vida, e são aprisionadas compulsivamente estimulando tristezas intensas e possíveis bloqueios, como: medo de competir, arriscar, expor a sua opinião e literalmente superar a perda e correr atrás de novas vitórias.

“O ser humano, como torcedor de algum esporte ou para a vida em si, precisa aprender a relaxar mesmo nas situações adversas. O entretenimento do esporte pode ser uma fonte de diversão e prazer, que é o seu verdadeiro sentido ou poderá se tornar um vilão para a saúde emocional se causar muita angústia, raiva ou estresse”, reforça a especialista.

A especialista desenvolveu uma metodologia, baseada na Teoria da Inteligência Multifocal, idealizada pelo grande escritor e psiquiatra brasileiro, Augusto Cury, com dinâmicas e exercícios para a mente que estimulam habilidades para o aprimoramento da inteligência e da saúde emocional do ser humano. Nomeado de “Qualidade de vida: Seja líder de si mesmo”, a proposta da metodologia é capacitar as pessoas para proteger a emoção, gerenciar os pensamentos, filtrar os estímulos estressantes, aprender a superar perdas e frustrações, ser produtivo e criativo e ser feliz mesmo quando as situações estão desfavoráveis.

Dicas da especialista para auxiliar os torcedores a controlar as emoções:

·         Torçam, vibrem e curtam o momento do jogo, como um momento de descontração e não deixe abalar seu humor, pois lembre-se que não há céus sem tempestades e caminhos sem acidentes.

·         Valorize principalmente o processo e não somente o resultado. O esforço e a dedicação devem ser mais valorizados, pois ninguém é digno do pódio se não usar seus fracassos para conquistá-lo.

·         Proteja sua emoção nos focos de tensão mesmo que alguém o ofenda, pois se o outro não for digno do seu perdão, a sua emoção não o merece.

·         E se vier à vitória, vibre, comemore, curta o resultado positivo, pois nossa emoção necessita de micro recompensas de prazer, e quando o nosso time é o vencedor nos sentimos participantes deste processo, o que gera uma satisfação, mesmo que temporária.

 

Instituto Augusto Cury é um centro avançado de desenvolvimento da inteligência e da saúde emocional, formado por uma equipe multidisciplinar de diversas especialidades, que trabalha com crianças a partir de 5 anos, adolescentes e adultos, colaborando para a promoção do crescimento pessoal, social e profissional do indivíduo, além de contribuir para uma sociedade mais humana, saudável e feliz.

Dr. Augusto Cury é psiquiatra, psicoterapeuta e escritor. Foi considerado o autor mais lido da última década, com mais de 20 milhões de livros vendidos somente no Brasil. Suas obras são best sellers e premiadas em vários dos mais de 60 países onde são publicados. Destaca-se como pensador da atualidade com doutorado e mestrado internacionais que embasam sua teoria, denominada Inteligência Multifocal.

JC Limeira - Todos os direitos reservados 2016 | Desenvolvido por FMTurati WebDesign