Doação de Plaquetas: saiba como ser um doador

9631plaquetasA doação é destinada principalmente para pacientes com leucemias, tumores e transplantados, em tratamento com quimioterapia. A doação de plaquetas possui a mesma importância que a doação de sangue. Porém, a maioria da população ainda desconhece o processo de doação.

De acordo como o hemoterapeuta do Hospital Nossa Senhora das Graças, Paulo Tadeu Rodrigues de Almeida o doador é submetido a uma punção venosa, parecida com a da doação de sangue, em um braço, porém, o procedimento é mais demorado. “Durante a prática, que dura aproximadamente 2 horas, são coletados 10% das plaquetas que circulam no organismo do doador. No entanto, a medula óssea repõe esta quantidade em 24 horas. Assim, o doador pode doar até duas vezes por semana”, esclarece.
O sangue possui diversos componentes entre eles a plaqueta, imprescindível no processo de coagulação. O Dr. Paulo Tadeu explica que quando diminui a quantidade de plaquetas ou acontece alguma alteração em sua função, as células produtoras param sua fabricação e o paciente pode ter sangramentos. “Para diminuir o risco de hemorragias é necessário realizar a transfusão de concentrado de plaquetas”, destaca.
A doação é destinada principalmente para pacientes com leucemias, tumores e transplantados (em tratamento com quimioterapia). “As plaquetas são elementos sólidos, fragmentos de células maiores que o sangue, responsáveis pela coagulação e estancam o sangramento”, explica o médico.

Para ser doador
Para ser um doador de plaquetas é necessário que a pessoa esteja em boas condições de saúde, ter peso igual ou superior a 50 quilos, ter entre 18 e 60 anos, disponibilidade de horários e não ter ingerido medicações anti-inflamatórias.
A cada doação são necessários que os exames sorológicos sejam renovados no máximo antes de 24 horas. “Com este processo aumenta-se a segurança, já que existe um período entre a contaminação e o aparecimento nos resultados laboratoriais”, aponta.
A doação é segura, e não existe risco de contrair doença, pois são utilizados materiais descartáveis. “A coleta é feita por modernas máquinas que separam as plaquetas do sangue do doador e devolvem os outros componentes do sangue”, enfatiza.

Serviço: O atendimento aos doadores acontece de segunda a sexta, das 8h às 18h e aos sábados, das 8h às 12h, no Bando de Sangue do HNSG. Mais informações pelo (41) 3240-6060. O Banco de Sangue fica localizado na Rua: Alcides Munhoz, 433 – Mercês.

JC Limeira - Todos os direitos reservados 2016 | Desenvolvido por FMTurati WebDesign