Do lombo à salada, saiba como sair do comum nas receitas de Páscoa

Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, dá dicas especiais para inovar no cardápio durante os dias de celebração em família 

Entre as pedidas quentes e frias, estão o Bacalhau no Papelote, Escondidinho de Bacalhau, Bacalhau em Ninhos e barquinhas recheadas com Salada de Bacalhau

Páscoa é tempo de renovação! E, independente da crença, os almoços em família da sexta-feira santa e do domingo de Páscoa já se tornaram indispensáveis para a maioria das pessoas. Para quem não abre mão da tradição, Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, ensina a preparar receitas quentes e frias cheias de sabor, para fugir do óbvio e surpreender os diferentes paladares.

Antes de tudo, vale lembrar que o peixe também é uma opção leve, nutritiva e muito versátil. O bacalhau é um peixe magro, com baixo teor de gorduras, e rico em proteínas, sendo composto por até 40% desse nutriente. Ainda é ótima fonte de cálcio (importante para ossos, dentes e músculos), ferro (prevenindo anemias) e vitaminas do complexo B (relacionadas ao metabolismo dos carboidratos, proteínas e gorduras no nosso organismo). “Além de saudável, a vantagem do bacalhau é sua versatilidade – com sabor marcante, ele permite diferentes tipos de pratos”, explica Renata.

À mesa, para a entrada ou acompanhamento dos pratos quentes, a Salada de Bacalhau é sempre uma pedida leve, refrescante e cheia de sabor. “Pra quem busca praticidade, a dica é rechear barquinhas com a Salada de Bacalhau Oba Bem Querer e servir como primeiro item do almoço; de preparo rápido, é perfeito para descomplicar e até as crianças vão adorar”, indica.

Já para o prato principal, a dica é arriscar a combinação de bacalhau + massa, com o irresistível Bacalhau em Ninhos. Já se não puder faltar o clássico arroz temperado, as sugestões para acompanhar são: Escondidinho de Bacalhau ou Lombo no Papelote.

Ideias não faltam para apostar no pescado. E, para facilitar o preparo do menu especial, Renata Guirau fez uma seleção de receitas imperdíveis.

barquinha-bacalhauBARQUINHAS DE BACALHAU
Ingredientes:

1 xícara de lombo suíno assado e desfiado
2 colheres de sopa de maionese
2 colheres de sopa de azeitonas pretas picadas
2 colheres de sopa de cheiro verde bem picadinho
Sal e pimenta do reino a gosto
Barquinhas para rechear

Modo de preparo: Misture o lombo, o cheiro verde, as azeitonas e a maionese, formando um creme. Tempere com o sal e a pimenta. Recheie as barquinhas e sirva gelado. OBS: A dica prática é usar a Salada Oba Bem Querer como opção de recheio. Já vem pronta e é uma delícia!

bacalhau-papeloteBACALHAU NO PAPELOTE
Ingredientes:
4 postas de lombo de bacalhau (aproximadamente 150g cada)
1 cebola roxa fatiada
8 tomates cereja cortados ao meio
4 batatas médias fatiadas
4 colheres de sopa de azeitonas pretas fatiadas
4 colheres de sopa de cenoura picada em cubos
4 buquês de brócolis
Azeite a gosto
Pimenta do reino e cheiro verde a gosto

Modo de preparo: Deixe o bacalhau de molho por 48 horas, trocando a água a cada 12 horas (sempre na geladeira). Em uma panela, ferva água suficiente para cobrir os legumes picados (batata, cenoura e brócolis). Cozinhe por 5 minutos. Separe 4 pedaços de papel alumínio de tamanho suficiente para embrulhar o bacalhau com os demais ingredientes. Coloque o bacalhau no papelote e faça uma camada com a cebola fatiada e as azeitonas. Ao lado, monte os legumes pré-cozidos com o tomate cereja. Salpique sal, pimenta do reino, cheiro verde e o azeite. Feche cada papelote, vedando vem para facilitar o cozimento. Coloque os papelotes em uma forma e leve ao forno por aproximadamente 30 minutos.

Ninho-macarrãoBACALHAU EM NINHOS
Macarrão tipo ninho
500g de bacalhau
Azeite a gosto
1 cebola pequena ralada
2 dentes de alho amassados
1 tomate maduro picado
3 colheres de sopa de cheiro verde picado
3 colheres de sopa de creme de leite
2 xícaras de chá de passata de tomate
Sal a gosto
Queijo parmesão para polvilhar

Modo de preparo: Deixe o bacalhau de molho por 48 horas, trocando a água a cada 12 horas (sempre na geladeira). Cozinhe o bacalhau até que fique possível desfiar. Espere esfriar e desfie bem. Monte os ninhos de macarrão em uma assadeira. Misture o bacalhau desfiado com o creme de leite e recheie cada ninho. Em uma panela, refogue o algo e a cebola. Acrescente a passata de tomate e 1 xícara de chá de água. Acerte o sal, acrescente o cheiro verde e desligue (com o molho bem diluído em água, sem apurar). Coloque o molho sobre os ninhos recheados com bacalhau, o suficiente para quase cobrir cada ninho (não use uma assadeira muito larga!). Polvilhe queijo ralado, cubra com papel alumínio e leve para cozinhar ao forno por aproximadamente 1 hora.

Escondido de bacalhauESCONDIDINHO DE BACALHAU
Ingredientes:

500g de bacalhau
1 cenoura ralada
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
150 ml de leite integral
150 ml de creme de leite
1 pão francês (molhado no leite)
50 ml de azeite
Queijo parmesão ralado

Modo de preparo: Cozinhe o bacalhau em fogo baixo até amolecer. Escorra a água, desfie os pedaços e reserve.  Em uma panela, coloque o alho, o azeite, a cenoura, a cebola e refogue até que os vegetais amoleçam. Acrescente o bacalhau desfiado, o leite e o creme de leite. Deixe cozinhar em média minutos. Acrescente o pão umedecido, mexendo até que ele se desmanche. Passe o conteúdo da panela para uma assadeira. Finalize com o queijo parmesão e leve ao forno para gratinar.

Sobre o Oba Hortifruti

A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.
Atualmente, a marca possui 41 lojas espalhadas pelos estados de São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal. Com quase 40 anos de história, a rede expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.
É gostoso comer bem!
Acesse: www.redeoba.com.br

Siga o ObaHortifruti
www.facebook.com/Rede.Oba
www.twitter.com/oba_hortifruti
@obahortifruti

JC Limeira - Todos os direitos reservados 2016 | Desenvolvido por FMTurati WebDesign