Cursos a distância se fortalecem com pandemia do Coronavírus e apontam novos cenários para a educação

EAD ser torna principal alternativa para instituições de ensino e profissionais que não podem parar
A pandemia do Covid-19, coronavírus, que atinge todo o mundo, obrigou negócios, empresas e profissionais a repensarem a modalidade de alternativas à distância. Tanto o home-office ou teletrabalho, quanto os cursos à distância são as saídas para um mundo globalizado e que não pode parar.
Há 20 anos imaginar um curso totalmente a distância poderia ser algo impensável para algumas pessoas. Talvez um curso de graduação e pós-graduação pudesse ser algo impossível.
No entanto, hoje é uma necessidade. Se por um lado muitas instituições de ensino foram pressionadas a rever seus conceitos sobre utilização das plataformas digitais, por outro, elas já são a solução para quem não pode perder tempo.
“Vemos uma grande evolução das plataformas digitais e dos meios de transmissão de dados, bem como nos processos de ensino-aprendizagem. Nunca falamos tanto sobre metodologias ativas de ensino e aprendizagem, o quanto elas beneficiam quem quer estudar podendo programar os melhores horários“, afirma o professor.
Marcelo Pimenta afirma que o EAD – Educação a Distância têm se tornado um excelente investimento e alternativa para instituições de ensino e profissionais em busca de conhecimento. Seus estudos ainda apontam que no cenário pós-coronavírus ela será obrigatória, já que as pessoas já se ambientaram com as novas rotinas.
“Estamos enfrentando um momento delicado, e que exige de nós disposição e criatividade. Por outro lado, o mundo está extremamente globalizado. Tudo o que acontece ficamos sabendo de maneira veloz. As fronteiras estão mais curtas, tanto por uma necessidade social de estarmos mais próximos das pessoas das informações, quando por uma necessidade do mercado de trabalho”, explica o professor da ESPM – SP Marcelo Pimenta, especialista em inovação e criatividade.
Menta ministra por ano, pelo menos seis aulas nessa modalidade na ESPM SP, com aulas dinâmicas que possibilitam a participação de pessoas de todo o país. Ele também produz cursos próprios e para parceiros, como o Meu Sucesso.com para quem criou o renomado curso “Start”, que ensina empreendedores que querem abrir seu próprio negócio.
Segundo ele, há vantagens em se estudar a distância, e estas, significam não somente democratização de possibilidades a todos, como também qualidade de conteúdo para os profissionais.
Não se pode perder tempo. O mundo que estamos vivendo não voltará a ser o que era antes. Após a crise não viveremos da mesma maneira, não consumiremos da mesma maneira, não socializaremos da mesma maneira. Muito menos, não aprenderemos da mesma maneira. Não há tempo a perder”, enfatiza.
O professor ainda explica que o fato do aluno poder assistir ao vivo ou na hora que puder, e quantas vezes for necessário, possibilita a melhor fixação do conhecimento e entendimento das principais dúvidas a serem sanadas pelo tutor.
“Não é a toa que o EAD já crescia, mesmo antes da crise, no Brasil inteiro. O aluno consegue se conectar com pessoas e profissional de todo o país, fortalecendo o seu networking e possibilitando novas maneiras de se inserir no mercado de trabalho”, explica.

Modalidade que cresce e aparece: Brasil tem 9 milhões de estudantes em EAD
Uma pesquisa divulgada pela ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância no final do ano passado mostra que o setor teve crescimento de 17% no número de matrículas em um ano.
Os dados ainda apontam que, atualmente, 9 milhões de estudantes optam por essa modalidade de ensino. Dentro desse total, 43% das instituições estão concentradas na região Sudeste do Brasil.

“Nesse sentido, as metodologias ativas colocam o estudante/ participante/ aluno como parte integrante do projeto de aprendizagem. Ou seja, ele não assiste, ele faz e coloca na prática do seu dia-a-dia, tendo a possibilidade de exercitar o conhecimento adquirido”, explica o professor Marcelo Pimenta, destaque entre os docentes da modalidade EAD.
Ele destaca que o novo EAD vai na contramão das tradicionais aulas a distância, que cansam, o aluno. Também a vantagem de poder estar morando fora dos grandes centros e ter aula com ter aula com os melhores professores do mercado.
Agenda de Palestras Pós-Coronavírus
E parceria com outros especialistas do mundo dos negócios e da educação, o professor Marcelo Pimenta tem oferecido uma série de materiais gratuitos em suas redes sociais. São lives e discussões de diferentes ângulos com o objetivo de auxiliar empreendedores e profissionais que buscam colocação e recolocação no mercado de trabalho.
Marcelo Pimenta já tem uma sequencia de temáticas de palestras pós-coronavirus, a pedido e por sugestão dos empreendores. Os assuntos variam entre perfil do Consumidor pós-coronavírus, Modelos de Negócio Pós-Coronavírus, até como encontrar oportunidades nas adversidades, e podem ser acessados no endereço https://marcelo.pimenta.com.br/palestras-pos-coronavirus/.

Sobre Marcelo Pimenta
Inovador e criativo se tornou empreendedor logo depois da faculdade. Foi se colocando à frente de vários negócios bem-sucedidos que descobriu que, para inovar não existe receita e sim um princípio básico: a prática.
Depois de pesquisar bastante o assunto e de aplicar o que aprendeu, encontrou ferramentas práticas que fazem toda a diferença no dia-a-dia e se tornou um especialista em descomplicar a inovação.
Professor da pós-graduação da ESPM SP, consultor credenciado do SEBRAE desde 2010, palestrante de grandes eventos, como o TEDx e cocriador do Protagonistas, Marcelo Pimenta é, antes de tudo, um profissional que se dedica a apoiar empreendedores, empresários e alunos para que recuperem sua confiança criativa e possam inovar nos negócios, nos projetos e na vida.
Conteúdos gratuitos – Além das palestras, aulas e cursos, Marcelo Pimenta disponibiliza gratuitamente materiais sobre criatividade e inovação em seus diferentes canais. No youtube https://www.youtube.com/palestrantemarcelopimenta, é possível ter acesso infinidade de ferramentas em gestão. É possível ter acesso ao conteúdo também em formato podcast, em seu site oficial www.marcelo.pimenta.com.br e o Canal Mentalidades – nas plataformas de áudio Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts.

JC Limeira - Todos os direitos reservados 2016 | Desenvolvido por FMTurati WebDesign