Conheça Vila Mariana: o bairro mais queridinho de São Paulo

Bairro conhecido por muitos na região de São Paulo, Vila Mariana é uma localidade muito disputada e amada justamente por entregar tudo o que as pessoas precisam hoje em dia: praticidade, tranquilidade na medida certa e uma localização de dar inveja em outros bairros.

As pessoas que procuram apartamentos para alugar na Vila Mariana com certeza acham tudo o que procuram no bairro, por ser o mais desenvolvido de todo o estado de São Paulo. A vila Mariana é um distrito localizado na zona centro-sul do município de São Paulo. Sua principal característica, que marca todos que conhecem o bairro ou ainda querem conhecer, é por ser uma região majoritariamente de classe média-alta, que pode tanto ser perfil residencial como comercial. O distrito sedia a Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, a famigerada ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), o Museu Lasar Segall, bem como colégios tradicionais e muito procurados de todo o estado de São Paulo, como o colégio Benjamin Constant, Liceu Pasteur, Marista Arquidiocesano, SENAI Anchieta, Madre Cabrini, etc.

Entretanto, para entender da fama do bairro, precisamos compreender sua história desde o início.

O governador Francisco da Cunha liberou em 1782 uma sesmaria a Lázaro Piques, uma terra entre o ribeirão Ipiranga e a Estrada do Cursino, o que veio a se tornar posteriormente a Vila Mariana, que antes era da Saúde. Originalmente foi chamado de Cruz das Almas – em virtude das cruzes colocadas no local por causa da morte de tropeiros por ladrões, na metade do século XIX, onde ficava a continuação da conhecida “estrada do vergueiro”, que hoje é Rua Vergueiro, que foi aberta no ano de 1864 por José Vergueiro, que deu origem ao nome da rua, e que era a mais nova entrada para Santos. Depois, passou a ser uma colônia e somente posteriormente uma vila, que a condecoração foi atribuída pelo coronel Carlos Eduardo de Paula Petit, da guarda nacional, que uniu o nome de sua esposa Maria e de sua mãe Ana para dar origem ao nome do bairro. O coronel foi um dos homens mais importantes da Vila Mariana, atuando como juiz de paz e também tendo sido eleito vereador.

A estrada de ferro até Santo Amaro foi construída entre 1883 e 1886, e partia da rua São Joaquim, no bairro Liberdade, passando pela Vila Mariana, sendo o primeiro meio de transporte e estrada a cruzar o bairro, e seu construtor foi o engenheiro Alberto Kuhlmann, responsável posteriormente por muitas outras obras. Essa linha férrea, feita pelo engenheiro e sua empresa, Cia. Carris de Ferro de São Paulo, foi inaugurada totalmente em 1886, e locada sobre o antigo Caminho de Carro para Santo Amaro, trecho que antes era conhecido por “Estrada do Fagundes”, o dono da terra. Mais tarde, na chácara do Sertório, mais terras foram anexadas ao bairro e também a estrada, formando assim mais espaço para que a localidade se desenvolvesse.

Em 1887, ano posterior a todas as revoluções que citamos, começou a funcionar o bairro de forma mais intensa, povoando ainda mais a região. Isso ajudou a indústria e o comércio a se fixarem no local, trazendo ainda mais moradores para as localidades, pois estar em um bairro onde se tem tudo para manter sua qualidade de vida e o seu local de trabalho é mais fácil para todos, e com certeza um pré-requisito na hora de buscar um local para viver. Ali mesmo se instalou as oficinas de ferro Carril, que ficava na rua Domingos de Morais, e de uma famosa fábrica de fósforos. Ali também se localizava a Escola Dona Maria Petit, na rua Vergueiro, e agora, onde funcionou essa escola, é a atual Cinemateca Brasileira.

No ano de 1891, José Antônio Coelho adquiriu um acre grande de terra na já povoada Vila Mariana, a loteando, abrindo ruas e trazendo mais

movimentação para o bairro, e daí em diante, os investimentos no bairro não pararam mais. No ano de 1928 começou a construção do Instituto Biológico, que teve sua conclusão em 1945, com o objetivo de controlar pragas que na época infestavam os cafezais, e depois, ser para a população o que o Instituto Oswaldo Cruz, do Rio de Janeiro, é para a população em geral, trazendo trabalhos de grande valia para a vida do brasileiro.

Então, vendo todas essas questões e história do bairro, além de entendermos melhor porque as pessoas têm procurado  apartamento na Vila Mariana,, entendemos também porque o bairro pode ser considerado uma das localidades mais desenvolvidas do Estado de São Paulo, e isso pode ser comprovado com alguns números, como por exemplo: a renda média de toda a região é em torno de R$3,600 mensais, ou seja, quase o triplo da média dos outros munícipios do estado, que gira em torno de R$1300. Isso se dá ao alto nível de desenvolvimento da região e a grande oferta de trabalhos e crescimento do comércio.

Sendo uma região de economia forte, é com certeza muito procurada por esse quesito tanto para turismo como alocar famílias, casais e pessoas em busca de novas oportunidades de crescimento na vida. A localidade abriga centenas de instituições de ensino superior, como a UNIFESP (Escola Paulista de Medicina), a ESPM (de Marketing e Publicidade, a mais bem conceituada do Brasil), Escola de Belas Artes, referência nacional, além de UNIP, FMU, FAPCOM, e muitas outras.

Além de tudo o que já foi citado, a região não deixa a desejar em relação à saúde. Há o Hospital São Paulo, Hospital do Servidor Público, o complexo que responde por mais 40% dos atendimentos de funcionários do estado, como também UBS, CAPS e unidades de tratamento para idosos. Há também na área de cardiologia o hospital Dante Pazzanese, especializado na área, e a Casa Hope, uma ONG que cuida de crianças com câncer.

Com todos esses atributos, é impossível não ver que o bairro tem todos os quesitos para ser um dos mais queridinhos de São Paulo, pois além de entregar tudo o que alguém precisa para ter uma boa qualidade de vida, está em pleno desenvolvimento, acompanhando todas as últimas tendências.

 

JC Limeira - Todos os direitos reservados 2016 | Desenvolvido por FMTurati WebDesign