Concluída bacias de retenção de água no Bairro dos Pires para melhor conservação de estradas

obras 2A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Apoio à Zona Rural, revestiu com cascalho as estradas do Bairro dos Pires do Meio (LIM 375 e LIM 457 – nas proximidades do Bar da Tânia) e concluiu duas novas bacias de retenção de água, conhecidas por cacimbas, nas mesmas estradas.
Segundo o secretário municipal de Agricultura, Marcelo Coghi, o revestimento das estradas por cascalho foi concluído na última quinta-feira, 28 de fevereiro. Ele explicou que as cacimbas têm a finalidade de reduzir o volume de água das chuvas, “assim, a água que antes descia para a estrada não ficará mais acumulada e seguirá para as cacimbas, de modo que haja controle de seu volume”. De acordo com o secretário, foi colocado cascalho suficiente nas estradas para que a água passe em menor velocidade e não destrua os leitos das mesmas.
“Tivemos que realizar também, além das bacias, desvios de água. Tiramos a água das estradas e a desviamos para confrontantes”, relatou Coghi. Segundo ele, o principal benefício que as cacimbas trazem é a conservação da estrada por um tempo maior. Outro ganho é que toda água que segue para as cacimbas, infiltra-se no solo e melhora a umidade.
A obra, apesar de grande, foi realizada com agilidade. “A maior dificuldade encontrada no processo de realização de uma obra como esta é o equipamento grande. Porém, graças a ele, o rendimento da produção é maior e mais rápida”, comentou o secretário.
Tânia Aparecida Tavares, moradora do local, comentou sobre as obras feitas: “o carro da minha sobrinha quebrou por causa dos buracos. Esse trabalho nas estradas [revestimento com cascalho] está ficando muito bonito e a estrada muito boa e melhor”.
“A cacimba é uma obra permanente. A manutenção deve ser feita periodicamente. Também existem outros processos parecidos e esperamos realizar esse mesmo tipo de obra em outras regiões da cidade”, completou Coghi.

JC Limeira - Todos os direitos reservados 2016 | Desenvolvido por FMTurati WebDesign