Começa implantação dos Benefícios Eventuais em Limeira

ceprosom1A Diretoria de Proteção Social do Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal) reuniu servidores municipais e representantes de outras diretorias para apresentar detalhes da aplicação do Programa Assistencial de Benefícios Eventuais. O encontro aconteceu na Escola Senac de Limeira e contou com a participação da comissão formada, no início da gestão, em 2013, para cuidar deste assunto.
Os benefícios eventuais são provisões suplementares e provisórias que integram organicamente as garantias do Suas (Sistema Único da Assistência Social) concedidas pela prefeitura por determinado período, para pessoas de baixa renda que estejam passando por dificuldades financeiras ou que são vítimas de calamidades públicas. Os benefícios destinam aos cidadãos, usuários e as famílias com impossibilidade de arcar por conta própria com contingências sociais.
Os profissionais expuseram dados para a equipe técnica sobre a lei municipal que regulamenta a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas). Com a regulamentação os benefícios como: natalidade, funeral, alimentação, transporte, documentos e moradias, passam a ser regulamentados. A meta com a implantação da lei é beneficiar mais pessoas que necessitem de benefícios eventuais sem criar burocracia.
De acordo com Paula Bocaiúva Fosrter, a ideia é passar as informações e interpretações a equipe técnica que vai atuar diretamente com a população em vulnerabilidade social e proporcionar um fácil acesso as pessoas que buscam pelo auxílio do poder público. “Trabalhamos para que a população possa utilizar esses benefícios. É uma forma legal com autonomia para realização do trabalho e uma oportunidade de aprimoramento”, descreveu.
Para assessora da Proteção Social Básica, Sonia Maria Bovi de Oliveira, agora os servidores têm o respaldo da lei para o estudo socioeconômico de cada cidadão que procurar pelo auxílio. “Essa regulamentação traz mais segurança para os técnicos aturarem”, disse.
As pessoas que necessitarem dos benefícios eventuais podem procurar por atendimento na sede dos Cras (Centro de Referência de Assistência Social), Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), centros comunitários e Centro Pop.

JC Limeira - Todos os direitos reservados 2016 | Desenvolvido por FMTurati WebDesign