Churrasco de varal é tema de workshop no Brotas Gourmet

De 15 a 18 de agosto, festival traz cardápio variado de 16 restaurantes, expositores e música

Na sua oitava edição, o Brotas Gourmet traz uma novidade na programação. Serão quatro workshops gastronômicos que reunirão informações aos curiosos e apreciadores de vinhos, cervejas artesanais e carnes, com dicas de como fazer um legítimo churrasco de varal.

Cervejeiro da premiada Brotas Beer, Marcio Egea Secafim mostra as harmonizações de comidas com diferentes tipos de cervejas no primeiro dia de workshop, na quinta-feira, 15. As delícias do café com queijo serão apresentadas no dia 16 pelo produtor rural Luis Tavolaro. No sábado, 17, o sommelier Idinir Janduzzo, formado pela Associação Brasileira de Sommeliers, tem a missão de descomplicar o mundo dos vinhos. “Vamos explicar a história do vinho, seus processos de fabricação, harmonizações, além de oferecer degustações de espumantes, tintos e brancos”, conta.

Os três primeiros workshops acontecem sempre a partir das 18h. Para encerrar, o workshop de churrasco, no domingo, 18, tem início às 10h. Será dividido em duas partes. Na primeira, teórica, o especialista Dante Zucchi Martinelli ensina os tipos de cortes, maneiras de preparo, além de abordar as características das qualidades de bovinos. Em seguida, na prática, Martinelli mostra como preparar um churrasco de varal com legumes, carnes e linguiças, a partir de técnicas que vão desde os cuidados com a brasa até a altura e disposição de cada elemento.

Viagens inesquecíveis

O Brotas Gourmet 2019 contará com 16 restaurantes participantes. Novamente, o evento vai durar um mês – de 15 de agosto a 15 de setembro, em duas fases. A primeira, de 15 a 18, será uma grande festa em que restaurantes, expositores, música e aventura estarão reunidos no Sindicato Rural de Brotas. No dia 18, domingo, encerrando a primeira etapa, será durante o dia, transformando-se no local para o almoço em família. Na segunda fase, de 19 de agosto até 15 de setembro, continua nos restaurantes participantes.

Neste ano, o evento traz a temática “Viagens Inesquecíveis”. Todos os pratos foram criados especialmente para o evento. “É um momento em que chefs e cozinheiros dos restaurantes locais compartilham algo que experimentaram em uma viagem e que tenha ficado em suas memórias. Desejamos que esses pratos também entrem para a lista dos inesquecíveis do público do festival”, afirma Rafael Barbieri, presidente da Associação das Empresas de Turismo de Brotas e Região (Abrotur), entidade que realiza o Brotas Gourmet.

O cardápio é bem variado, com petiscos, sanduíches, prato principal e sobremesa. Há receitas com raízes italiana, australiana, mexicana, japonesa, francesa, norte-americana e outras brasileiríssimas. O Brotas Gourmet, além de gastronomia de qualidade, terá toda a infraestrutura para receber o público com conforto e a segurança de uma praça de alimentação, e atrações para ser, também, um evento de lazer e entretenimento. “Teremos uma grande área coberta onde estarão os 16 restaurantes, as mesas e cadeiras para acomodar o público, as tendas de bebidas e dos expositores. E um palco centralizado, para apresentação de bandas da região”, afirma o secretário de Turismo de Brotas, Fabio Pontes.

A estimativa dos organizadores é receber, nos quatro dias do evento, em sua primeira fase, cerca de 9.500 pessoas. O público pode, pela fanpage do Brotas Gourmet, no endereço www.facebook.com/brotasgourmet, ajudar a escolher o melhor prato do festival, juntamente com júri técnico. A avaliação será nos quesitos apresentação, sabor e inovação. “O Brotas Gourmet não só é o mais importante evento de Brotas, como também é vitrine da gastronomia do município que contribui para a evolução da atividade”, acrescenta Pontes.

Sobre Brotas

Brotas, reconhecida nacionalmente como a capital do turismo de aventura, a cada ano incrementa o turismo com a ampliação da rede hoteleira e gastronômica, novas atividades e eventos. Apesar das temperaturas mais baixa, quem visita Brotas nesta época, além do Brotas Gourmet, tem como opções atividades que não envolvem água, como caminhada na natureza, arvorismo, tirolesa, queda livre, off road, superbike, ciclismo, cavalgada, balonismo, entre tantas outras opções.

Com acesso pelas melhores rodovias do Brasil, Brotas tem 15 atrações turísticas entre ecoparques, fazendas e sítios abertos aos turistas, 22 agências e operadoras de turismo, mais de 40 meios de hospedagem entre hotéis, pousadas, hotéis-fazenda e resorts, e 80 estabelecimentos gastronômicos. É um destino para viajar com a família, com os amigos e com as crianças. É lugar para descansar, para fazer ecoturismo e para muita aventura.

Serviço

O Brotas Gourmet 2019 será realizado no Sindicato Rural de Brotas, que fica na Avenida Dr. Américo Piva, 180. Dias 15, 16 e 17 de agosto a partir das 19h e, no dia 18 de agosto, a partir das 11h. A entrada no recinto do evento é gratuita. Os pratos serão vendidos a valores entre R$ 15,00 e R$ 20,00. Mais informações e votação do melhor prato na fan page do Brotas Gourmet.

Confira os restaurantes e pratos do festival

Brotas Bar – “Fogueira de Queijos” (mozarela e provolone artesanais em tiras e empanados montados em forma de fogueira).

Brotas Zen – “Pavlova” (suspiro crocante com gostinho de baunilha com cobertura de morangos e creme de leite condensado).

Da Roça – “Burguer Palmito Cremoso” (hambúrguer artesanal no pão de fermentação natural com creme de palmito e alho poró na finalização).

Espaço do Pastel – “Pastel Chicken” (inusitado sanduíche de massa de pastel recheado com frango empanado e delicioso molho).

Guadalupe – “Burrito” (tortilha de trigo recheada com carne bovina desfiada assada lentamente servida com queijo e molho sour cream).

Nikkey Sushi – “Hot Roll Especial” (sushi de salmão frito com muçarela derretendo, molho tarê, maionese e crocante de macadâmia).

Pé na Terra – “Feijoada Guedes” (saborosa feijoada acompanhada de ovo frito, couve refogada, torresmo e gomos de laranja).

Poção – “Trio de crepes: chocolate, caramel e Suzette” (crepes em três versões: chocolate, laranja e Cointreau e caramelo com toque de flor de sal).

Recanto Alvorada – “Parmesan Chicken” (suculentos cortes de frango empanados com parmesão e ervas finas acompanhados de molhos de limão e sweet chilli).

Recanto das Cachoeiras – “Doce Recanto” (banana empanada com castanha de caju servida com doce de leite caseiro e sorvete de creme regado com caramelo).

Remô – “Temaki fry Filadélfia Space” (temaki de salmão marinado e grelhado, com cream cheese temperado com wasabi, hondashi e pimenta sriracha, frito após ser empanado em farinha panko).

Restaurante Camillo – “Macarrone com Búfala” (massa caseira com molho de tomate e toque de muçarela de búfala).

Santo Antônio Venda e Bar – “Creme de Palmito Santo Antônio” (creme de palmito com crocante de panceta servido no pão italiano; versão vegetariana com crocante de alho).

Truck Da Roça – “Dog da Roça” (pão macio recheado com salsicha artesanal regada com molho de queijo e crispy de bacon).

Vicino Della Nonna – “Bruscheta dela Nonna” (pão ciabatta ao forno coberto com pasta de tomate artesanal, queijo parmesão, muçarela de búfala e finalização de pesto de rúcula).

Viva Brotas – “Costelinha Barbieri” (costelinha suína assada servida com molho espesso e folhinhas de agrião).

JC Limeira - Todos os direitos reservados 2016 | Desenvolvido por FMTurati WebDesign